Perfume e Fixação


A mesma atenção que você da ao escolher sua roupa, maquiagem ou seu corte de cabelo, você também deve dar ao seu perfume. Sua personalidade tem que ser levada em conta, pois assim como você é única o seu cheiro também pode ser.

Engano pensar que, só por ser importado (principalmente francês), um perfume vai durar quase que uma "eternidade" na pele. Realmente há fragrâncias mais duradouras, no entanto, entre os famosos, também há aqueles com um tempo de fixação menor.

Devemos levar em consideração o seguinte: Em primeiro lugar, o tipo de pele e de matabolismo de cada um. Sim. Isso influencia demais na fixação de um perfume.

A fixação do perfume pode variar a cada tipo de pele, a pele normal fixa o perfume de forma ideal e durante várias horas. Uma pele oleosa (que é o tipo de pele mais recorrente no Brasil) adere melhor o perfume e intensifica, então se você possui alguma alergia ou se não gosta de fragrâncias mais intensas, procure versões EAU DE TOILETTE ou até mesmo as versões sem álcool. Para o oposto, pele seca, a fixação é menor e a dica é usa hidratantes com o mesmo perfume para que você tenha uma maior fixação.

Não apenas a oleosidade da pele interfere na fixação, a cor da pele também vai determinar o tempo do perfume na sua pele, quanto mais clara a pele menor o tempo de fixação e quanto mais morena, maior o tempo de fixação.As peles morenas e as mais oleosas, por exemplo, têm maior poder de reter a fragrância.

Outro ponto importante: os ingredientes que formam a base de um perfume. Na verdade, não há um produto químico chamado "fixador" que se acrescenta a um perfume.

Os fixadores são elementos naturais que também participam da composição da fragrância. São as notas de fundo, geralmente representadas por madeiras, resinas e matéria-prima de origem animal (musk, por exemplo). Portanto, a elaboração cuidadosa dessas notas de fundo é que garante a fixação do perfume.

Último item: a concentração de essência contida em um perfume. Eau de Toilette, Eau de Parfum e os mais poderosos: Parfum ou Extrato. Em ordem crescente, essas três denominações (as principais)indicam a porcentagem de essência contida num perfume. Cabe lembrar que entre os masculinos é mais comum a versão Eau de Toilette. Entre os femininos pode-se encontrar uma mesma fragrância nas três versões (com preços diferentes, é claro).

Algumas dicas de uso de perfume também devem ser lembradas. Para o dia-a-dia, procure perfume que sejam mais cítricos, com flores e frutas e para a noite perfume mais intensos com notas mais marcantes. No verão os perfume mais leves são mais indicados e até mesmo os unissex, já no inverno perfumes amadeirados e quentes são indicados. Na hora de aplicar o perfume, procure aplicar na nuca e nas articulações e nao “esfregue” um pulso no outro para não acabar com todas as notas de fixação.



FragranceNet.com







31 comentários:

  1. Resenha de extrema utilidade, e muito bem colocada!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, muita gente gosta de perfumes mas não entende como funciona essa parte de fixação, e tal, e isso tira muitas duvidas! abraço

    ResponderExcluir
  3. Fabio, normalmente, na média geral para um EDT, quantas borifadas são necessárias para você ter uma boa projeção sem ser invasivo?

    Aquela tática que ví nos comentários da Sack´s para perfumes que tem dificuldade de fixar: Aplica e deixa secar, aplica novemente no mesmo lugar e deixa secar, por no máximo 3 vezes já funcionou com você? O autor chama de "FORÇAR" o perfume a fixar.

    ResponderExcluir
  4. Vasco, depende do EDT, os mais frescos e voláteis eu dou mas borrifadas, tanto nesse estilo que comentou, como também na roupa e realmente se torna eficiente. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Resenha muito interessante. Como dito, perfumes caros e de marcas seletivas nem sempre apresentam bons resultados se não souber aplicá-los. Parece brincadeira, mas a coisa mais comum de se ver são pessoas esfregando o pulso assim que passam um perfume...rs...quanto à parte de se aplicar nas articulações é explicado pela proximidade da circulação sanguinea com a pele, favorecendo o aquecimento desses locais, beneficiando a liberação da fragrância. Possuir um bom fixador também é essencial à longevidade da fragrância.

    ResponderExcluir
  6. Se eu pago R$300 reais em um perfume importado, espero q ele fixe no mín 6 hrs na minha pele... porém é muito difícil encontrar perfumes bons assim, não sei se eh minha pele ou eh o perfume mesmo. Uma pena!!! Quando acho um perfume bom, ele fixa apenas umas 3...4 hrs em mim! Enquanto tem uns perfumes fedorentos, que fixam demais(obs:posso até lavar a pele que ele não sai) aconteceu isso com o kouros,que tem um cheiro horrível, mesmo depois de lavar o pulso várias vezes ele não saiu!!! PQ ISSO NAO ACONTECE COM OS PERFUMES BONS NEH?RSRS Acho que pode ser tb que eu já me acostumei com o cheiro do perfume que nem sinto mais o cheiro não é Fábio?

    ResponderExcluir
  7. Isso varia do tipo de fragrãncia e a pele, quanto mais especiaria, notas pesadas, doces , fixa mais, quanto mais aromaticas, cítricas, florais, fixam menos, e a pele também influencia. Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    estou adorando ler as postagens do blog! Muito boas!
    Tenho uma dúvida sobre EDT e EDP. Estou para comprar o Idylle e não sei se compro EDT ou EDP. O que vc me recomenda? Tenho medo de comprar o EDP e ficar muito forte e incomodar...
    Agradeço a atenção! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O EDP é apenas mais concentrado, não significa ser mais forte, fixa mais, dura mais. Abraços

      Excluir
    2. Obrigada!!!!!!!!!!!!! Bjs

      Excluir
  9. Fabio é meio inusitada a pergunta mais vou fazer, espero que mim entenda! quero sua opinião se posso encontrar um perfume com a fragrância mentolada do ( rexona men Active ) e por favor não mim critique ( tenys pé jato seco ).
    Mais entenda não que exatamente igual pois que um bom perfume, sendo que os que citei são desodorante e anti séptico apenas usei a fragrância para te nortear na minha ajuda.
    E mais mestre Fabio, que esse perfume tenha uma fragrância descomunal, fixação monstra, rastro e que sirva tando para o dia-a-dia, tarde e noite. ( difícil mais não consigo outra pessoa para mim ajudar )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roadster, Guerlain Homme, Heeley Menthe Fraiche, Kerosene Creature são mentas no foco. Abraços

      Excluir
  10. Fabio você conhece o DUCATI - Ducati Uomo? mim fale um pouco dele. Se ele tem boa fixação e fragrância!
    Junior

    ResponderExcluir
  11. Olá Fábio,
    Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-lo pelo seu blog. É simplesmente EXCELENTE. Não compro perfume nenhum sem antes consultá-lo!
    Tenho um sério problema em relação a fixação de perfumes. Qualquer perfume que eu use, fixa no máximo 3-4 horas na minha pele.
    Eu comprei o Fuel for Life, da Diesel, que pra mim é o melhor perfume que existe (dentre os que eu conheço). Porém, quando uso, durante 30 minutos fica excelente, mas 3-4hs depois, já sumiu tudo!
    Vou tentar seguir a dica do amigo acima, de aplicar, deixar secar e aplicar novamente, ou aplicar na roupa.
    Além destas dicas, tens mais alguma dica que possa me ajudar?
    Muito obrigado!
    Diego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, acho que já basta o que vai fazer, a dica que dou é comprar um flaçonete de 5ml e colocar ali, reaplique onde estiver :) obrigado pela confiança! Abraços

      Excluir
  12. Que aprendizado...

    Abaixar a cabeça e seguir este roteiro aí!

    Bração, Fabim!

    ResponderExcluir
  13. Olá Fabio!!!
    Ótimo blog!!!Aprendo muito com seus posts.
    me ajude numa coisa:
    uso o 212 Men e o 1 Million.
    Por incrível que pareça, o 212 Men, fixa mais do que o 1 Million( que parece mais intenso)>isso é normal e varia de pessoa para pessoa???
    Abraço e sucesso!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, varia de pessoa e clima também. Abração

      Excluir
  14. porque no papel e na roupa o perfume fixa por dias, e na pele só por algumas horas?
    eu uso o light blue masculino, condé quantas borrifadas vc aplica dele e aonde? e a que distancia o borrifador da pele? ass:tiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, o papel e roupa não transpiram e nem tem oleosidade e nem reações ao clima quase. Borrifo umas 10 sem dó, pulsos, antibraços, peito, roupa, nuca e pescoço

      Excluir
  15. Olá Mestre, faz um top de perfumes que mais fixam em sua pele por favor, garanto que vai render milhares de views pois o assunto está um pouco escasso na net. Abraços e obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dan isso varia de pessoa, pele, e clima não sei se seria legal pois as vezes em mim não é igual a você

      Excluir
  16. Fábio, creio que exista também o fator chamado de fadiga olfativa, onde nosso cérebro se acostuma com o cheiro do perfume após cerca de duas horas... E por isso algumas pessoas achem que não "fixou" por não perceberem mais a intensidade da fragrância... O cérebro já acostumou com o cheiro...
    Existe isso ou estou equivocada???
    Parabéns por seu blog e obrigada pela atenção...
    Giovana Rocha Grosman

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovana, existe isso principalmente me perfumes mais citricos, aromáticos, mais leves :)

      Excluir
  17. uma pessoa me disse q usa o 1 millian e q dura 48h, é possível se ele é um toilette .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível por que não é só a concentração e sim uma base com ingredientes caros e preferencialmente mais pesados, orientais, couro etc

      Excluir
  18. gostaria de saber uma fragancia proxima do Gabriela Sabatini Magnetic , pois esse sai de linha .?

    ResponderExcluir
  19. to com uma compra parada na Sephora na emissão de NOTA FISCAL desde sábado e não muda o status :-/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...