Vetiver




As melhores características do vetiver é a ingenuidade aromático, o rootiness perfumado, o refrescante, citrusiness sutil, o earthiness agradável, uma dica maravilhosa do endurecimento dos frutos, e uma certa escuridão, ambaradas couro Guerlainesque no drydown (notas finais). Óleo de Vetiver é obtida por destilação a vapor das raízes de vetiver (Vetiveria zizanioides). O óleo é um dos melhores perfumes orientais com uma fragrância persistente. Em óleo misturado de perfumes atua vetiver como um excelente fixador de compostos voláteis. É conhecida por suas propriedades de resfriamento.

Uma população comercialmente grande de Khas grama (Vetiver) se desenvolve em ambientes úmidos, sobre lugares pantanosos e margens de rios. A planta tem uma característica única de ser xerófita (tolera seca prolongada), mas sobrevive em condições de alagamento sazonal longa, que tolera extremas de temperatura e cresce em uma ampla faixa de pH do solo. A grama cresce exuberantemente em áreas com precipitação anual é de 800-2000 mm e temperaturas que variam de 22-40ºC. Solo arenoso são mais adequados para esta grama.

Common name: Vetiver
Botanical Name: Vetiveria zizanioides

Family: Gramineae / Poaceae

História e Mito

Vetiver tem uma longa e rica história. Na Índia, tem sido usado para fazer cortinas necessário para manter o calor intenso. Quando os blinds são aspergidos com água emitem o cheiro de vetiver. Em Java, a raiz tem sido usada há séculos em tecer tapetes, jaraguá e cabanas. A raiz do Vetiver é usado na magia popular por sua suposta capacidade de proporcionar segurança e aumentar os recursos financeiros. Um ritual destinado a promover a segurança pessoal chama para inalar Vetiver enquanto visualiza um corpo como sendo vedada a partir de energias negativas.

PAÍSES DE ORIGEM

Vetiver é nativa do Sul da Índia, Indonésia e Sri Lanka. Também é cultivado em Reunião, Filipinas, Ilhas Comores, Japão, África Ocidental e América do Sul. O óleo é produzido principalmente em Java, Haiti e Reunião.

Uso em Perfumaria

Nos mercados mundiais a demanda por óleo de vetiver é aumentar dia a dia devido ao seu odor único, para o qual nas indústrias de perfumaria e cosméticos. Além disso, esse óleo não pode ser substituído por óleo reconstituído e não pode ser feita de forma sintética. perfume Vetiver dá um aroma agradável e tem uma taxa de evaporação lenta. O óleo de vetiver raiz (Khus), conhecido no comércio como "Ruh-Khus," tem sido usada em perfumes desde os tempos antigos. óleo de vetiver é a base do 'Majmua «o perfume da Índia e é o ingrediente principal em cerca de 36% de todos os perfumes ocidental (por exemplo, Caleche, Chanel No. 5, Dioressence, Parure, Ópio) e 20% nas fragrâncias masculinas.

Sua composição química complexa e oleósa, seu odor, alta solubilidade em álcool, que aumenta a sua miscibilidade com material de perfumaria, faz dele um recurso exclusivo para perfumaria que nenhum substituto sintético está ainda disponível. Além de seu valor por conta própria perfumaria de compostos vetiver hidrocarbonetos e compostos carbonílicos, derivados de seu álcool ou seja, vetiverols dar uma posição única para vetiver óleo para aplicações de perfumaria como um recurso valioso. Além disso, vetiverol poderia ser acetilados com anidrido acético para produzir acetato vetiveryl.

Ambos vetiverols e acetatos têm odores mais suaves e qualidades fixador, e são utilizados como liquidificadores com produtos de perfumaria de alta classe. Eles combinam bem com ionona, linalol, álcool cinâmico, musgo de carvalho, vanila, sândalo, patchouli e rosa bases, e são frequentemente utilizados em vários tipos de fragrâncias ocidental ter chypre, fougere, rosa, violeta e bases aldeído, âmbar e fragrâncias orientais e compostos florais .

Além de suas aplicações diretas de perfumaria, o óleo de vetiver em sua forma diluída é usada extensivamente em loções pós-barba, freshners ar e fins balneares, bem como xaropes aromatizantes, sorvetes, cosméticos e preservação de alimentos. Khus essência é usado em bebidas frias, e para reduzir a pungência das preparações mascar tabaco, proporcionando uma nota doce aos outros mastigatórios e incensos.


Autor: Dr. Chandra Shekhar Gupta
Pesquisador Sênior
Divisão de Quarentena Vegetal
Bearue Nacional de Recursos Fitogenéticos
Pusa Campus, Nova Deli



6 comentários:

  1. Parabéns pela seção de notas/materiais, de grande valia as contribuições sobre vetiver, âmbar, musk e couro. Um dos primeiros passos para apreciação e descrição de perfumes é compreensão de suas notas e relações olfativas. Sugiro, para publicações, as definições de sândalo e flor-de-lótus, também do Dr. Chandra Shekhar Gupta, pois além de possuírem aromas inconfundíveis, apresentam histórias culturais muito interessantes.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Puxa, que viagem Luciano rrsrsrsrs....Estava navegando por aqui atrás de informações sobre notas e o Luciano citou exatamente as mesmas que eu gostaria, Sandalo e Lótus. Estou fazendo coro então, para que o requisitado Fabio Condé possa falar mais sobre notas pra nós, e se possível recomendando alguns perfumes que tenham essas notas de forma notável. Fui, abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá, como ainda não conheço mas estou muito interessado no assunto, gostaria de saber do nosso amigo Condé, quais são considerados os melhores perfumes a base de Vetiver. Desde já agradeço a ajuda. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria eu fiz review, nos designers, Encre Noire, Terre D´Hermes, Grey Vetiver, Rocky Mountain e Guerlain L´Boisée.
      Nicho, Vetiver Extraordinaire, Sycomore e Vetiver Tonka, fora os outros.

      Excluir
  4. Condé, o que vc acha do vetiver da Guerlain ?( sem ser boisee, achei sutil ). Ate momento o grey vetiver eh imbativel,mas queria saber outros na linha dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho ele aqui, ótimo mas com um toque de tabaco, deixa o mais clássico maduro e um pouquinho mais pesado. Recomendo experimentar o Rocky Mountain, Encre e Encre Noire Sport

      Excluir

Tecnologia do Blogger.