Homens e os perfumes


O público masculino tem crescido no mercado de cosméticos/beleza.

O hábito reflete um maior cuidado com a aparência, a saúde e o bem-estar. Com o acesso a informação, contato com outras pessoas e culturas, além da inovação por parte da indústria, cada vez mais tem sido impulsionado.

Segundo dados de mercado, adivinhem onde encontram-se o maior número de homens que mais investem em perfumes?!?!?! Isso mesmo que você está pensando..risos.. aqui no Nordeste, assim como na região Norte. Confiram os dados abaixo:

56% deles residem no Norte e Nordeste;
33% residem nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo (Sudeste).
5,2% no Centro-Oeste;
5% no Sul.

Segundo Alini Benzatti, que integra a área de Pesquisa de Mercado da Givaudan, este alto índice de perfumação entre os homens das regiões Norte e Nordeste está relacionado à tradição da região em relação ao uso das águas de cheiro, ao incentivo das mulheres quanto ao uso de perfumes e ao calor. As altas temperaturas da região impulsionam a população a tomar um maior número de banhos e, como consequência, a fazer uso de colônias que prolonguem a sensação de frescor.

A necessidade de se sentirem refrescados por mais tempo explica a predileção dos homens brasileiros pelas fragrâncias consideradas mais leves, como as cítricas e aquelas à base de fougère fresco, que aliam notas de lavanda a notas frutais, por exemplo.

As tendências da moda se refletem também na escolha do perfume, que ora pende para essências mais minimalistas, ora para aquelas mais encorpadas, associadas à opulência e à sedução. É o caso dos perfumes à base de especiarias, que hoje têm uma melhor aceitação do público masculino em nosso país.
A ocasião dita o perfume

De olho no mercado, a Givaudan encomendou uma pesquisa para levantar quais os principais hábitos e gostos do brasileiro em relação aos itens da perfumaria.

Diferentemente do que ocorre no hemisfério norte, onde as estações do ano são bem marcadas e com reflexo direto sobre a escolha do perfume (os mais leves são usados no verão e os mais densos no inverno), o brasileiro não costuma usar outra fragrância com a mudança no clima. Mas ele faz isso de acordo com a ocasião, como ir a uma festa, ao trabalho ou ao encontro com a namorada, revela a pesquisa.

89% dos homens usam perfume para ir ao trabalho;
81% aplicam para sair de casa, independentemente do lugar a que vão;
75% usam para ir a festas;
71% para sair com os amigos;
E 22% revelam que têm o hábito de usar perfume após o banho, mesmo que seja para permanecer em casa.

A forma de aplicar o perfume guarda algumas semelhanças em relação ao hábito feminino de se perfumar, como mostra a pesquisa:

94% dos homens preferem aplicar a fragrância no pescoço;
54% deles, no pulso;
46% atrás da orelha;
33% no peito; e
27% nos braços.

O hábito de aplicar perfume no peito deriva do uso dos desodorantes em aerossol e das propagandas relacionadas a esses produtos. Invariavelmente, a publicidade divulga a imagem do homem aplicando desodorante no peito, passando uma mensagem de que, ao fazer isso, ele se torna mais sedutor. Mas é importante que se diga: dependendo da concentração da essência, convém não abusar. Afinal, o perfume deve atrair e não afastar as pessoas que estão ao lado.
Outro dado da pesquisa diz respeito à reaplicação do produto. Rotina que não é comum entre os brasileiros, como se observa a seguir:

51% dos homens dizem aplicar o perfume uma vez ao dia;
22% deles dizem que, às vezes, aplicam o perfume mais de uma vez;
E 27% dizem que sempre aplicam mais de uma vez.

Seja qual for o estilo ou as preferências do público masculino quanto à perfumação, o certo é que os homens, cada vez mais, estão preocupados em se apresentar mais charmosos e mais cheirosos!

Consultoria com a Lana






FragranceNet.com








36 comentários:

  1. Olá Fábio,

    gostaria de saber sua opinião sobre o perfume Hilfiger EDT masculino. Ele pode ser usado para o dia-a-dia? Pode ser usado por quem pratica esportes diariamete? A qualidade do perfume é boa ou há outros melhores na mesma linha de fixação e cheiro?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Edgar,

    eu senti o Hilfiger somente uma vez, pois meu amigo ganhou de presente, pelo que senti é fresco, um leve toque floral e amadeirado, me remeteu de longe, ao Eternity, ou seja, acho que cai bem perfeitamente nessa sua pergunta, e pelo que ele me falou, fixa bem! Abraços

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem Fábio? gostaria de saber se vc conhece o Solo e lançamento novo da Loewe, o 7... pois tenho muito interesse nos dois! agradeço a dica! valeu... Edinho

    ResponderExcluir
  4. Edinho, tudo bem e vc? Eu tenho o Solo, perfume diferenciado, oriental fresco amadeirado, um tom frutal que remete a goiaba, apimentado com uma pitada de canela e um fundo adocicado(ambar, musk, baunilha) e amadeirado. O 7 estou querendo comprar, caso o faça, aviso por aqui! Abraços

    ResponderExcluir
  5. Condé meu caro, agora nas férias de julho estou indo viajar e vou passar por um freeshop, e como bom apreciador de perfumes não poso deixar de comprar alguns! Eu gostaria que voce me brindasse com sua valiosa sabedoria, e me indicasse um perfume mais quente, oriental mas mais casual para usar na faculdade a noite e que marque presença, e um fresh, mais citrico para quando chegar o verão! só complementando, eu já possuo o gucci by gucci sport, o givenchy very irresistible, o moschino friends, e o joop homme! Abração meu caro, e parabens pelo site, muito bem organizado e de muito bom gosto, sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Fala Bruno! Oriental mais casual, Boss in Motion cai como uma luva. Mais cítrico te indico o Guerlain Homme! Abraços, obrigado e boa viagem irmão!

    ResponderExcluir
  7. Condé, tenho hábito de aplicar o perfume atrás da orelha e no pescoço, pra voce quais seriam os melhores locais para a aplicação, de maneira que o perfume permaneça por mais tempo?

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. São bons esses locais que aplica, eu aplico também nos pulsos, na divisa do braço com o anti-braço e no peito, e sempre na roupa antes de vestir hehe abraços

    ResponderExcluir
  9. Condé meu brother, vaaleu pelas dicas sempre muito seguras e valiosas! brigadão, e aquele abraço!

    ResponderExcluir
  10. Fabio Condé, poderia listar o top 10 dos perfumes que você usou até hoje que mais fizeram sucesso com o público feminino? Quesito elogio, cantada e ataque direto (quando elas chegam a avançar encima do cara,rs). Abraço, Bruno.

    ResponderExcluir
  11. Bruno, Le Male , Xeryus Rouge, Allure Sport, Chic, Elixir, La Nuit, Individuel, Code, Ed. Blanche e Fahrenheit. Tem mais hehe abraços

    ResponderExcluir
  12. Valeu, Fábio. Dava pra tu fazer um post sobre isso? Tipo, quais fragrancias fizeram mais sucesso junto ao publico feminino com experiências pessoais suas. Daí todo mundo poderia também falar nos comentários sobre o que aconteceu com eles também. Inclusive, casos inusitados. Ia fazer muito sucesso, todo mundo tem curiosidade de saber essas coisas.Abraço, Bruno.

    ResponderExcluir
  13. Brunão, aguarde meus vídeos! Abraços

    ResponderExcluir
  14. Fábio
    Conheço você pelos comentários perfumisticos feitos no site da Sacks, ou melhor, Sephora ja´que 70 % pertence aos franceses. Já tentei várias fontes na internet para classidicar o Eau de Toilette Pour Un Homme. Voce tem (int) É floral - é floral amadeirado (int). Nunca Senti o Aroma. Assim fica deficil porque ele tem lavanda de tudo que é jeito. Junia

    ResponderExcluir
  15. Você deve estar se referindo ao Caron né!? Infelizmente, ainda não conheço, mas pelo que dizem é um clássico muito elogiado, lavanda e baunilha! Abraços

    ResponderExcluir
  16. Fabio meu caro, voce como conhecedor nato e mestre na arte de conhecer perfumes, gostaria que tirasse umas duvidas minhas! Se voce conhece o Very Irresistible Fresh Atitude, vi comentarios de q ele é muito doce, qual a proposta dele, se é bom para o verão, se a fixação e projeção são boas? E entre o já citado very irresistible fresh, o light blue D&G, o Acqua de Gio, e o Baldessarini del mar, qual o melhor para o verão em termos de fragrancia, fixação e projeção? abração meu caro

    ResponderExcluir
  17. E desculpe os incomodos, mas é que voce é o especialista em perfumes, rsrsrs!
    O Blog ta cada vez melhor, nunca deixo de dar uma olhada e ler os posts, desejo cada vez mais sucesso pra voces! abraço

    ResponderExcluir
  18. Brunão, o Fresh Atitude é menos doce que o tradicional, ainda sim, continua adocicado, só que mais fresco. Entre esses, o melhor é o Acqua di Gió. Abraços

    ResponderExcluir
  19. Grande Fábio!
    Tudo bem? Sempre que vou comprar um novo perfume venho recorrer a você. Sempre que segui seus comentários, me dei bem e fiz uma ótima compra.
    Estou querendo fazer uma aquisição para primavera-verão do Rio de Janeiro 2014/2015.
    Estou a procura de um perfume para uso diário, trabalho em escritório e depois ainda vou pro curso. Que se adapte bem ao calor. Tenho preferência para fragrâncias frescas.

    Já tenho:
    - Allure Sport
    - Individuel
    - Terre d'hermes
    - Code Sport
    - L'eau Dissey Sumner
    - Hugo Boss
    - Polo Black
    - Hugo Boss botled nigth

    Pela lista, da para ter certeza que te acompanho e sigo as dicas do blog.


    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Claudio! Bem e você
      Indico o Polo Blue e o Bvlgari Pour Homme :)

      Excluir
  20. club de nuit intense R$ 80,00 pilas direto da take2it indiano importado, vale a pena pela similaridade e custo x boneficio em relação ao the king ?

    ResponderExcluir
  21. oi, o zippo verde é bom?

    ResponderExcluir
  22. Fábio, boa noite !!!
    Desses que eu comprei decants (já falados em outro post):

    1 - Bleu de Chanel
    2 - Allure Homme Sport
    3 - Armani Code
    4 - Dior Fahrenheit
    5 - Tom Ford Tobacco Vanille
    6 - Creed Aventus
    7 - Creed Original Vetiver
    8 - 212 Men
    9 - 1 Million
    10 - Invictus
    11 - Acqua di Parma Leather
    12 - Mr. Burberry
    13 - Lacoste Pour Homme

    Algum desses pode sumir da pele no tempo mais frio que tem predominado nos últimos dias aqui em BH-MG, e não são recomendados no frio ???
    Obrigado !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o Original Vetiver irmão

      Excluir
    2. Então eu dei sorte de apenas um dos perfumes não ser bom no frio...
      Obrigado, Condé !!!

      Excluir
    3. The king não cai bem no frio

      Excluir
  23. Amigo Anônimo, que perfume é esse The King ???
    Não entendi, pois perguntei ao Condé em relação aos 13
    perfumes citados acima, os quais eu já tenho os decants.

    ResponderExcluir
  24. Olá Fábio, beleza?

    O Mont blanc Presence desempenha melhor na sua pele (fixa e projeta) melhor que o L'homme?

    Possuo o Presence, e se o l'homme se comportar semelhante a ele nesses quesitos, vou adquiri-lo..

    Obrigado parceiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem e você?
      L´Homme um pouquinho mais na projeção mas fixa igual acredito. Abs

      Excluir
  25. Fábio vc tem o Aventus? Se sim ainda usa e é elogiado?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...