Museu do Perfume oferece visitação gratuita e acessível



Dedicado à história da perfumaria nacional e internacional, o Espaço Perfume Arte + História, localizado em São Paulo, possibilita uma experiência inesquecível de acessibilidade. A mostra, que registra os 5 mil anos da história do perfume, sua relação com a moda e curiosidades, nasceu da parceria do Grupo Boticário com a Faculdade Santa Marcelina (FASM), em 2010. Permanente, gratuito e aberto ao público de todas as idades, o museu ocupa aproximadamente 210 m² do piso térreo e mezanino, no bairro Perdizes. O investimento da instituição no projeto, incluindo valores captados de parceiros, foi de R$ 1,5 milhão. "A proposta é oferecer à população a oportunidade do contato interativo com o conteúdo, já que são mais de 500 peças, equipamentos interativos e materiais multimídia. São cerca de 400 visitantes por mês e as percepções deles ficam registradas em um livro", diz Malu Nunes, gerente de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade do Grupo Boticário.

Um dos pontos mais interessantes desse passeio é que o projeto expográfico do espaço, assinado pela Base 7 Projetos Culturais, foi todo desenhado para atender pessoas com defi- ciência de forma confortável e segura. Aberturas amplas e elevador garantem a circulação de cadeirantes. Recursos especiais permitem que pessoas com deficiência visual aproveitem ao máximo: além das legendas em braile, que viabilizam interação nos aplicativos multimídia, o piso e um mapa tátil orientam sobre a disposição dos ambientes. Vale lembrar que o audioguide (ou áudioguia) disponível em inglês e espanhol para estrangeiros, também está disponível em uma versão em português, especialmente para os cegos. Vídeos legendados complementam os itens de acessibilidade, auxiliando as pessoas surdas nos materiais multimídia.

Saiba mais...





5 comentários:

  1. Diferente de outras formas de museu, acho que ficar apenas no visual e no auditivo não explora o que realmente os perfumes representam. Poderia haver uma experiência olfativa com pelo menos uma parcela de perfumes expostos. Tornaria mais interessante, afinal essa exposição é olfativa.

    ResponderExcluir
  2. Fábio Condé, Boa Noite, so do tipo que gosto de perfumes que marca e tenha uma boa fragancia e fixação , gosto de chamar a atenção da mulherada com um otimo perfume, me indicaram o jacques bogart ( silver scent ) ja comprei pela sacks e estou esperando chegar oque voce acha do perfume, e voce pode me indicar perfumes com essas caracteristicas , mas com preços acessiveis . ass. fagner tenha uma boa noite

    ResponderExcluir
  3. Fagner, assim que chegar o Silver Scent, me avise para eu saber se gostou, e a partir daí, indicar outros. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Fabio. Gostaria da sua ajuda. Outro dia experimentei o Guerlain Homme e gostei apesar de não ser o tipo de perfume que estou procurando. Qual a diferença entre esse e o Guerlain Leau? E qual é o perfume que lembra o Leau? Obrigado

    ResponderExcluir
  5. O próprio Guerlain se parece com o L´eau, só que é uma versão aquática, gelada do Guerlain tradicional. Abraços

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.