Os perfumes não são eternos, mas podem durar muito...


Como todo mundo já deve ter percebido, nos perfumes e em outros cosméticos que compramos em nosso país há impresso em suas embalagens a data de fabricação e validade que gira no período entre 2 e 3 anos; alguns chegam a 4 anos, mas isso se tratando de Brasil é uma raridade.

O que vamos dizer agora pode ser espantoso, mas é a mais pura verdade sobre a validade de perfumes de modo geral, seja importado ou nacional: qualquer um deles não possuí uma validade determinada! Sim, pasmem, é verdade. Agora vamos explicar o que acontece na realidade, o nosso país possui um órgão chamado ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que fiscaliza todos os produtos destinados ao uso cosmético, alimentício e de limpeza, esse órgão governamental também é responsável por datar a validade de todo e qualquer produto que se destine aos fins acima mencionados e isto, sem dúvida, inclui os artigos de perfumaria.

Porém quem já teve a experiência de comprar perfumes fora de nosso país ou em sites internacionais que enviam para o Brasil já deve ter notado que não há em local algum da embalagem do perfume a indicação de uma data determinando o prazo de validade do mesmo. Mas qual será o motivo desta desavença entre o nosso país e os demais países com relação ao prazo de validade de perfumes? A resposta é simples: Os perfumes não possuem vida útil determinada. O motivo é simples: o que faz um perfume se tornar inadequado ao uso não é a data de fabricação e o tempo decorrido até a validade que a ANVISA determina, mas sim agentes oxidantes, e é claro, bactérias e fungos, todos esses agentes são invisíveis a olho nu.

Na verdade, a oxidação é a principal causa de degradação dos perfumes a maioria dos componentes existentes na natureza oxida, apenas alguns metais como ouro, prata, por exemplo, resistem à oxidação. O maior vilão nesse processo é um gás que é vital à nossa existência chamado de oxigênio, este gás aliado à umidade a determinados filos de bactérias, exposição a luz e temperaturas superiores a 30 graus Celsius, tornam um perfume ou alimento impróprio para uso ou consumo. Perfumes que ficam protegidos da luminosidade, umidade e do oxigênio se mantêm perfeitos para uso por um período muito longo. E como fazer isso? A forma é mais simples do que vocês possam imaginar, basta mantê-los tampados e dentro Caixa, assim perfumes podem durar por até 10 anos, e há casos que podem durar muito mais que isso , como por exemplo, alguns attares (perfumes árabes), estes são maturados por décadas e décadas até estarem prontos para serem vendidos, e quanto mais antigo for um attar mais caro é seu preço, alguns chegam a custar pequenas fortunas por mililitro vendido.

Conclusão: A validade de perfumes é determinada exclusivamente pela ANVISA। E o tempo que o perfume estará em ótimas condições para uso dependerá única e exclusivamente de como ele está sendo guardado e protegido dos agentes externos como umidade, calor, ar e luminosidade, sendo assim, a validade dos perfumes depende de você, por isso cuide bem dos seus perfumes.

Artigo original...



121 comentários:

  1. Isso sim é que se deve chamar de um bom blog. Aqui não se discute apenas perfumes, o melhor para o dia ou para noite, mas sim tudo que existe em torno do mundo das fragâncias, acrescentando um vasto conhecimento e esclarecendo muitas dúvidas.

    Parabéns a todos os responsáveis por todo o trabalho que é feito, e continuem assim. Grande abraço. Sérgio Guimarães.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, ótimas informações. parabéns.
      20/09/2017

      Excluir
  2. Ótimo artigo, não são poucas as pessoas que tem duvidas com relação a esse assunto. Eu era um deles, muito esclarecedor. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também tinha essa dúvida! Até porque tenho uma amiga que trabalha na Boticário que me disse que os perfumes podem ser usados por até 6 meses depois de "vencido". Mas com esse esclarecimento daqui fico mais aliviado em não perder os vários perfumes que ganhei de presente! rsrsrs Parabéns pelo blog!

      Excluir
    2. Comprei um Armani Eau pior homem de toilette.nao achei que tinha muito fixador.ele e suave assim?

      Excluir
  3. Era sobre isso que eu estava falando na pergunta que fiz no outro post.
    Valeu mesmo por ter tido a humildade de falar que não sabia e ter ido atrás e postado aqui, boa matéria.
    Aproveitando aqui, que ocasiões indicaria o Dior masculino Intense, o EDP?

    Abraço, Ivan.

    ResponderExcluir
  4. É o que sempre digo, e muito esclarecedor esse artigo. Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  5. Ivan, eu não sabia os agentes oxidantes mesmo, somente como guardá-los e que não tinha a validade. O Intense para noites alto nível, tem um tom formal nele. Abraços

    ResponderExcluir
  6. DUVIDA:

    Achei o site Perfumagi.com que nos mostra propostas de preços de perfumes tentadoras.
    Gostaria de saber se alguem já testou o site, e qual é o veredicto. É seguro ou não?

    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse você escreveria PERFUMAGI.COM RECLAME AQUI no google... já tera a resposta! Abraços!
      Conheço vários sites bacanas, como sepha, sephora, mas em termos de qualidade e preço, o kajuvendas acho que é o melhor hoje em dia...

      Excluir
    2. Tenho um samsara a quase 10 anos,tinha só um pouquinho acabou até esquecido..... até hj ele tem cheiro e fixa normal.

      Excluir
  7. Muito esclarecedor o post, valeu!
    Escuto muito falar do Terre D'Hermes e não encontro onde posso conhecer a fragrância. Vi o EDT com um bom preço pela StrawberryNET. Queria que você descrevesse a fragrância, desse um ideia de alguma semelhante, se vale a pena comprar mesmo sendo só a EDT e se posso comprar no escuro sem medo.
    Para situar um pouco, meus perfumes preferidos são Individuel, Le Male, Fahrenheit ou algo mais formal como For Him e Dior Homme.

    Obrigado e mais uma vez parabéns, abração!
    Marcos.

    ResponderExcluir
  8. Pois é, é muito mais bonito deixar fora da caixa, mas eu já perdi algumas delas e as tampas também rsrsrs...

    Fábio, acho que ninguém te perguntou isso.. qual desodorante você usa? as vezes usamos os melhores perfumes, mas abaixo dos braços é inevitável a transpiração, até depilar não resolve rsrsrs...e também o cheiro atrapalha a essência..

    ResponderExcluir
  9. Olá Fábio.

    Me desculpe por usar este espaço para uma dúvida que não tem a ver com o tópico em questão, mas não consegui encontrar outro :/

    Dando uma olhada em outros perfumes, encontrei vc sugerindo outros sites para compras de perfumes: fragancex e fragancenet. Estes sites são confiáveis? Vc já comprou por eles?

    E tem outra... nos sites tem escrito "men's cologne", mas eles são EDT neh?

    Agradeço a atenção, e um grande abraço. Sérgio Guimarães.

    ResponderExcluir
  10. Marcos, é amadeirado terroso apimentado, laranja com um tom amargo do benjoin, e vetiver terroso, pelo seu gosto deverá gostar, mas já falei dele por aqui.
    Luis, uso neutro, ou quando uso rexona ou outro, coloco bem antes de usar o perfume, ou do próprio perfume quando eu tenho, mas não tenho muitos não.
    Sérgio, são sim, isso mesmo, EDT, quando é Eau de Cologne que é EDC.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Fabio.
    Por coincidência estava querendo saber como armazenar perfumes. Não encontrei. Já notou que quando a gente quer não acha? Até que vim a seu blog respirar um pouco de civilidade de acabei achando a maneira de armazená-los. Foi-me de grande utilidade e você nem sabe o quanto. Atenciosamente, Junia Almeida

    ResponderExcluir
  12. fabio
    parabéns pelo site.tenho acompanhado vc pelo sack. e todos meus perfumes,tem sua indicação. a namoradas estão adorando rsrsrsr
    então queria que tu me falasse sobre " sean jonh,I am king'
    so pelo nome estou quase comprando, suas notas parece com qual perfume,?

    ah sim, ja encomendeu xeryus . que perfume!!!!!! vl pela indicação
    abraço " thiago s

    ResponderExcluir
  13. Fernando - Floripa31 de agosto de 2011 15:32

    Fábio, gostaria mais uma vez da sua ajuda.

    Gosto demais do Polo Blue e queria outras idéias de perfumes que servem para usar todos os dias e em todas ocasiões, assim como o Polo Blue, pra eu poder dar uma variada.

    Um abraço Brother!

    ResponderExcluir
  14. Junia, que bom que a ajudamos!! :) Thiago, esse é um que ainda não conheci, dizem ser um excelente frutal. Fernando, Issey Miyake, Light Blue, Versace Eau Fraiche! Abraços

    ResponderExcluir
  15. Olá, Condé! Parabéns pelo site. Veja que interessante: o escritor de novelas Aguinaldo Silva, em uma reportagem na Veja Rio, disse que guarda o seu Ninfo Mio de Annick Goutal na geladeira!
    Abraços, Márcio

    ResponderExcluir
  16. Márcio, sim, o ideal é até em ambiente refrigerado, mas não guardaria meus perfumes que são muitos com alimentos e etc. teria que ter uma adega, algo assim, só que o custo com luz ficará exorbitante :( abraços

    ResponderExcluir
  17. Fábio, visitas ao seu blog já se tornaram parte da minha rotina diária. Hehe. Tô esperando a chegada de 11 perfumes comprados recentemente na Escentual e na StrawberryNET, que utilizam código de rastreamento dos pedidos. Sendo que 8 ou 9 deles foram comprados a partir de seus comentários. Esse lance do tempo de validade de um perfume é algo que sempre me preocupa a partir do aumento de minha coleção. Como é que se vira com seus sessenta e tantos? :) Rogério.

    ResponderExcluir
  18. Olá a todos!

    Sei que não sou o unico com essa mania, mas eu sempre deixo um frasco de perfume no carro pra uma eventual necessidade. Como aqui faz mto calor e eh dificil de achar uma sombra pra estacionar, o perfume acaba evaporando mais do q deveria.

    Minha duvida eh: a estrutura do perfume muda se for comparar sua evaporação normal/natural (dentro do guarda-roupas) com essa evaporação "forçada"? Pode ocorrer de determinada substancia evaporar + do q outra e afetar o perfume (mudando o aroma ou fixação, por exemplo), ou a evaporação ocorre igual a todos os componentes?

    Grato pela atenção. Sérgio Henrique.

    ResponderExcluir
  19. É Rogério, é difícil mesmo rsrs tento me virar, mas eu tive um A*Men de 2006 que acabou em maio, estava perfeito, boto no meu armário mesmo, sem pegar sol e bem ventilado.
    Sérgio, sim, pode alterar, depende da resistência de cada substância, algumas somem mais rápidos e outras não, não aconselho a guardar no porta luva mesmo. Abraços

    ResponderExcluir
  20. Fabio Conde, como vai, tudo bem? Conheci seu blog através de meu irmão e acho fantástico.

    Tenho uma media de 20 perfumes.Não tenho preferencia por local de compra ( SACKS, SEPHA, STRAWBERRY, FREE ITALIA e LOJAS DE SHOPPINGS).
    Posso dizer que 3 ou 4 perfumes tem a validade 'nacional' ANVISA, outros 3 ou 4 constam o simbolo 36M ( que normalmente significa um prazo de uso de 36 meses , após aberto ) e todos os outros possuem apenas o numero de lote na embalagem vidro e/caixa.

    Eu por exemplo comprei um perfume D&G em março deste ano e consta na embalagem a data de validade agora em dezembro/11. Aparentemente esta ok e não constatei nenhuma anormalidade.

    Duvida:
    *esta dentro do correto, esses fatos que citei?
    *Voce por exemplo que tem vasta coleção, qual o seu perfume mais antigo?

    Valeu meu amigo.
    MICHEL

    ResponderExcluir
  21. Michel, fique tranquilo pois os perfumes tem vida média, se bem guardados, de 5 anos ou mais. Tenho perfume de 2007 (Unforgivable)e está normal tive um A*Men de 2006 até maio desse ano, perfeito. A Anvisa obriga colocar uma previsão, é lei aqui no Brasil, mas sabendo guardar dura muito tempo. Abraços

    ResponderExcluir
  22. Fabio Conde, nesse caso os dois citados foram adquiridos nos respectivos anos(data de fabricação) , ou tiveram como data de VENCIMENTO 05 e 06?

    Abraços.Valeu.
    MICHEL.

    ResponderExcluir
  23. Sim, o Unforgivable de 2007, o A Men não lembro, pois já acabou! Abraços

    ResponderExcluir
  24. Fábio,

    Acho que a prova de que guardar na caixa é crucial, foi um diesel fuel for life que tive. Comprei ele em 2008 junto com um carolina herrera sexy men. O CH eu mantive na caixa original, já o diesel mantive fora. O diesel estragou (ficou com pequenos pontos brancos misturados ao liquido e não fixava mais do que 2 horas) no inicio do ano passado, enquanto o CH ainda manteve suas notas, fixação e projeção até hoje.
    Guardo meus perfumes dentro de um armário, mais ou menos igual ao seu ai, mas no meu caso fica quase sempre fechado. O que eu faço é colocar aqueles produtos anti-mofo que vendem na maioria dos supermercados.

    Abcs.

    ResponderExcluir
  25. Olá galera...Parabéns pelo site Fabio, já lia algumas de suas resenhas no site da Sacks, mas agora estou te seguindo pelo seu site...
    Sempre tive duvidas sobre como armazenar meus perfumes, e depois de ler esse artigo cheguei a conclusão que eu já estava no caminho certo, guardo meus frascos dentro da caixa, num guarda-roupas que fica fechado...agora fiquei com duvida em uma coisa, esse guarda-roupa fica encostado em uma parede que pega sol pelo menos metade do dia...será que esse sol é prejudicial para minha coleção!!!???
    Abraços e sucesso!
    Diogo

    ResponderExcluir
  26. Diogo ,se ele aquecer a parede, sim! Abraços

    ResponderExcluir
  27. Fábio, Guardado em um abiemte refrigerado (ar condicionado) será que tem problema ? Os meus ficam guardados dentro das caixas,no meu quarto, em um armario aberto. Porém o ar fica no máximo no período noturno inteiro e não tem incidência de luz solar.
    Faço esta pergunta por que estou achando que um givenchy meu perdeu um pouco da fixação em 2 meses...

    ResponderExcluir
  28. E em relação a variação de temperatura no ambiente? Será que prejudica também ?

    ResponderExcluir
  29. RCG, o ideal seria refrigerado o tempo todo, essa variação pode comprometer sim. Abraços

    ResponderExcluir
  30. Pois é. To pensando nisto. Só ligo o ar do quarto quando chego em casa a noite. O problema é que durante o dia a temperatura deve ficar em torno de 23 a 27 graus e a noite, com o ar ligado, cai para uns 17, 18 graus. Diante disto, o que fazer ? Guardar em um armario fechado ?

    Abcs

    ResponderExcluir
  31. É o meu fica em um armário fechado, ai não fica variando tanto a temperatura, mas nessa variação que disse, creio que não altere nada irmão. Abraços

    ResponderExcluir
  32. Boa noite amigo.

    -Existe algum site onde se digita aquele código que tem debaixo do perfume para saber a data de sua fabricação??

    -36M significa 36 meses após aberto??

    Abraços, e parabéns pelo vasto conhecimento em perfumes.

    ResponderExcluir
  33. Matheus em outro link tem o site ''validade de perfumes''.
    Deve ser 36 meses mesmo. Abraços

    ResponderExcluir
  34. Parabéns sou apaixonada por perfumes e também tinha dúvidas como guarda-los.
    Vc pode dar uma dica de um importado p meu filho de 13 anos.
    Obrigada
    Abraços

    ResponderExcluir
  35. Claro, seria bom ele começar com o Acqua di Gió! Abraços

    ResponderExcluir
  36. Parabéns Fábio Condé por ajudar os amantes de perfumes como eu. Tô começando minha coleção com 4 perfumes: Angel (Thierry Mugler);Womanity (Thierry Mugler);Ange or Demon (Givenchi) e Coco Mademoiselle (Chanel). Como guardo bem meus perfumes, quero comprar mais e mais.

    ResponderExcluir
  37. Oi Boa tarde, aconteceu algo comigo que creio que foi legal, comprei uma Deo Colonia da Avon em 2004, por ela ser bastante doce guardei no guarda roupa na minha mãe,como eu gosto de colecionar várias fragâncias acabei deixando essa de lado, mudei de casa e essa deo colonia continuou no mesmo lugar, passou 7 anos e quando abri a caixa a fragância estava abaixo da metade do vidro, só tinha o óleo Concentrado com a essência, a cor mudou de rosa passou a ser um pink, usei apenas uma pontinha do concentrado e fiquei perfumada por mais de 20hs!, impreguinou na roupa e no cabelo é impressionante!...Cheguei a conclusão que perfume é igual a vinho e Wisk quanto mais o tempo passa melhor ele fica.

    Parabéns pelo site ...att: Lú Oliva

    ResponderExcluir
  38. Gostaria que se possivel me tirasse um duvida. Estou querendo comprar um perfume que tem 18 anos de fabricação. Voce acha que este perfume ainda conserva o cheiro original ou não devo compra-lo. è um perfume frances- Vivre de molineux. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai comprar aonde? Não está lacrado?

      Excluir
    2. Ele esta no estojo, mas acredito que não esteje lacrado, dai a minha duvida. Estou comprando via internete.
      Ou compro ou não ?

      Excluir
    3. 18 anos é muito tempo, se você pudesse testar antes..

      Excluir
  39. Grande amigo. Nem sabe como me ajudou a decidir sobre a compra deste perfume. Agradeço e sua ajuda e boa vontade em nos responder e nota 1000. Obrigada

    ResponderExcluir
  40. olá Condé!
    três dos meus perfumes, que tudo indica serem originauls, mudaram o cheiro após uns 4 meses de uso. ficou um cheiro muito forte que causa náuseas. sem condição de uso. mas no início o cheiro era perfeito. foram comprados em site de confiança, mas estavam na promoção. será que oxidaram. não acredito serem falsificados. possuem embalagem e frascos perfeitos, inclusive com numeração correta frasco x embalagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha 4 meses?? Só se ficou exposto ao calor esse tempo e olhe lá

      Excluir
  41. Condé, estou com medo de comprar perfumes pela internet, tenho medo que ele "estrague" no transporte dos correios, esteja exposto ao calor, e etc.

    Isso pode acontecer? Já aconteceu com você? Obrigado.

    ResponderExcluir
  42. Caríssimo Condé!
    Guardo os meus perfumes na suas respectivas caixas originais, entretanto percebi que o meu irmão estava usando meus perfumes indiscriminadamente ( L'instant extreme p/ trabalhar, terre d hermes p/ faculdade), daí resolvi por as caixas dentro de uma bolsa necessaire e passar o cadeado (foi a solução, pois eu reclama e ele não parava!). Essa bolsa necessaire fica guardada dentro do meu guarda-roupa!

    Pergunto: Tem algum problema eu guardar os perfumes dessa forma ( as caixas dentro da bolsa)?

    Athos Strauss

    ResponderExcluir
  43. KKKKK, valeu Condé! Tb tenho que achar cômico... pois seria trágico se ele acabasse com todos!
    Fiquei preocupado em abafar eles muito, mas de vez enquanto eu tiro ele da necessaire e coloco na prateleira do guarda-roupa para eles tomarem um "arsinho"!

    Athos Straus

    ResponderExcluir
  44. Olá Fábio, tudo bem?

    Adquiri o Polo Blue e o deixei no carro uma única vez, no porta-luvas, por esquecimento mesmo. No mesmo dia notei que ele perdeu a fixação e o aroma ficou diferente. Não sei se foi só impressão, tendo em vista que antes do ocorrido só o tinha usado uma vez. Já ocorreu com você? Será que pode ter "estragado" o perfume?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, se tivesse muito calor pode ter acontecido. Mantenha o na geladeira um pouco.

      Excluir
  45. Valeu Fábio, ficou cerca de 4 hs no carro, quando peguei o frasco estava quente. Vou deixá-lo na geladeira pra ver se volta a ser o mesmo rsrs

    Abs.

    ResponderExcluir
  46. tenho um presence -mont blanc que comprei em 2008 (há 5 anos) numa loja propria da mont blanc aqui em belem-pa mesmo (essa loja inclusive nem existe mais) , sempre guardo ele tampado e na caixa dentro de uma gaveta do meu guarda roupa com roupas em cima e ele até hj nao evaporou nadinha, uso ele pouco entao ele ainda ta cheinho e o cheiro \ fixaçao nao notei mudança nenhuma.
    fica aí meu testemunho , e olha que aqui em belem faz de 27-30 graus de dia , uns 22-24º de noite e a umidade é altissima por ser aqui na amazonia chove quase todo dia.

    ResponderExcluir
  47. bom dia fabião ..........é o freddy de piracicaba ...comprei no escuro e vou lhe dizer pqp que perfume hein ....................show de bolaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.......bixo.......kkkkkkk sou daqueles que passa e as vezes volta de ré pra ver se ta deixando rastro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk show do bola meu , mas diz ai o le parfum é uns 90 % parecido com edt ?????

    ResponderExcluir
  48. então fabiao comprei o la nuit de l' homme no escuro ...........amei , a ´projeção é top demais fico andando de ré só pra curtir a projeção kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk......queria saber se o le parfum é quantos % parecido com o edt e a fixação é mais top ???
    .....abraxx freddy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Freddy é um pouco parecido, dê uma olhada que fiz um review dele aqui :)

      Excluir
  49. Fábio, bom dia. Por gentileza, montei aqui uma lista, seja rigoroso e me diga por gentileza qual dessa lista vc usaria escolhe apenas um como coringa e realmente top de fixação e projeção e aroma absurdos, ou seja, quesito 10 em tudo.

    Cartier Roadster
    Chanel Bleu
    Dior Homme Sport
    Guerlain Homme Intense for men
    Guerlain Homme L’Eau Boisee
    L'Eau Bleue d'Issey Pour Homme
    Mont Blanc Individuel for men

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marcelo, infelizmente nenhum desses tem projeção absurda, os mais completo é o Issey tradicional

      Excluir
  50. Esclareceu todas as minhas duvidas! obrigado!!

    ResponderExcluir
  51. Ola comprei um chanel 5 veio com o vidro com uma pequena lasca que nao dava nem para reparar so o notei quando coloquei sobre a luz; estou com medo que evapore, o vidro sera que é grosso.

    ResponderExcluir
  52. olá fabio, gostei mto da matéria.. minha duvida é a seguinte: comprei meu perfume favorito Euphoria (Calvin Klein) e ganhei outro de aniversário, nem abri a caixa do que eu ganhei.. ele esta guardado no meu guarda roupa bonitinho, lá não bate sol nem nada, guardado dessa forma ele durará bastante? obrigada * Luana Caroline

    ResponderExcluir
  53. Nesse site vocês poderão verificar pelo código dos perfumes o ano de fabricação dos principais fabricantes:
    http://checkcosmetic.net/

    ResponderExcluir
  54. Ola Fabio,por favor pode me dizer se um perfume fabricado em maio de 2012 esta vencido,para comprar em janeiro de 2015?
    Sempre usei carolina herrera,212 vip, mas este ultimo que comprei,nao permanece o cheiro,nem minhas roupas aderem o cheiro.
    Oque pode ser?
    Desde ja obrigado.
    Je

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nenhum perfume lacrado está vencido, pode ser de 2000, e perfumes duram uns 10 anos sabendo guardar longe de umidade, calore luz

      Excluir
  55. Olá!
    Gostaria de saber se nos frascos de perfume a validade possui apenas a mês e o ano? E se isso é comum .

    ResponderExcluir
  56. Colocar os perfumes dentro de um armário novo (com aquele cheiro forte de madeira nova) pode alterar de alguma forma a fragrância?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o perfume está dentro do frasco e tampado, acho muito difícil de alterar.

      Excluir
  57. Não sei onde fica a validade do her secrets de antonio bandeiras.ganhei a 2 anos.esta dentro da caixa guardo no quarda roupa fica longe de luz humidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem validade perfume, a Anvisa que obriga a colocar isso, mas perfumes duram muito tempo

      Excluir
  58. Onde vejo a validade do perfume her secrets de antonio banderas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi acima Alessandra, não tem validade

      Excluir
  59. Fábio, eu deixei um montblanc fora da caixa por 1 ano, o cheiro tá ruim, perdi o perfume né? Tá cheio, dá uma pena de jogar fora, mas sinto que o cheiro alterou

    ResponderExcluir
  60. o cheiro não está gostoso como antes, está alterado

    ResponderExcluir
  61. Condé boa noite, sou apaixonada por seu blog!!!
    Além de frascos originais uns 50, tenho tbm bastante decants e amostras de 1, 5, 10 ml que comprei para testar e alguns estão com mais de 03
    anos e nenhum estragou ainda ou está com cheiro ruim, percebi somente que alguns decants evaparoram mas pouco.
    Bjs querido!!!
    Pedrita!!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Pedrita obrigado!
      Sempre se puder agite um pouco cada um semanalmente ou mensalmente, e ttente lacrar os decants

      bjs

      Excluir
  62. Olá Fabio, tudo bem? Se Possível poderia me tirar uma duvida? Tenho um malbec gran reserva 2004 cuja validade era até o mês 07/2015. Ele nunca foi usado e sempre ficou na caixa(uma caixa com papelão reforçado e escura, e o vidro também é mais escuro que o normal.
    Será que ainda dá para usar normal? Alguma dica antes de usa-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bem e vocÊ?
      Claro, difícil pois ele está parado né? Se sacudisse de vez em quando, sacuda e veja depois como fica o uso

      Excluir
  63. Parabéns pelo seu trabalho, Fábio! Bastante esclarecedor!

    ResponderExcluir
  64. Se é obrigatório uma validade, e as fabricantes nacionais colocam uma bem menor ainda, pois assim, venceu, nós temos medo de usar. Artigo esclarecedor!Obrigada!

    ResponderExcluir
  65. Oi Fábio. Beleza? Adoro o teu blog :)
    Será que pode me ajudar? Tenho vários perfumes (nenhum nacional), com menos de 3 anos, armazenados no guarda roupa, porém, fora da caixa (não sabia que isso interferia). No vidro, todos estão com o cheiro normal. O problema é que, quando eu coloco, na maioria das vezes, após algumas horas, sinto no meu corpo um cheiro ruim, às vezes de cloro de piscina, às vezes de cinzeiro. Horrível!!! A minha dúvida: a alimentação e alguns hábitos podem interferir?! Tô bem chateada, pq sou LOUCA por perfumes :((( Agradeço se puder ajudar. Um beijo.
    FERNANDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola bem e você?
      Olha não sou químico, mas e guara no guarda roupa mesmo fora da caixa não há problema, você os usa sempre?
      Pode interferir, e também não sei se os nacionais tem maior facilidade em se alterar :\

      Excluir
  66. Sim, uso sempre :/
    Acho que vou ter que consultar um dermato. Sei lá.
    Obrigada, Fabio!

    ResponderExcluir
  67. Fábio tenta me dar uma ajuda ai por favor, comprei um Joop no site da ricardo eletro, que na minha visão é uma empresa confiável, ao colocar o codigo que vem na caixa e no frasco, essa calculadora diz que ele foi fabricado em julho de 2013, no entanto a validade que esta na caixa consta que ele vence em outubro de 2019, ja liguei pra adipec e eles dizem que meu perfume é original. O meu perfume de fato é original ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim original, mas não existe validade ok? Isso é o Brasil que coloca

      Excluir
  68. Tenho um Jadore há mais de 10 anos e até hoje conserva seu aroma maravilhoso..realmente o segredo é guardar bem seu perfume favorito!

    ResponderExcluir
  69. Olá Fábio. Comprei um perfume da natura,relvelar noite, ele marca na caixa que venceu 03/2016. Estou com receio de perder a fragrância por ser um perfume nacional e mais barato. Isso pode acontecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola irmao, não tem vencimento perfume amigo, só guardar direitinho que dura anos. Abs

      Excluir
  70. Caramba cara, que blog incrível, rico em informações e conhecimento, você está mais do que de parabéns. Estou afim de comprar um perfume importado e gostaria de uma sugestão, algum que de maneira geral agrade a maioria e que seja para uso diário. Desde já agradeço pelo seu belíssimo trabalho.

    Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Pedro, valeu!
      Quais perfumes teve e gostou?

      Excluir
    2. Eu tenho um Coffee Man do Boticário e gosto dele, já usei o Malbec e também acho um bom perfume, no mais, gostaria de algum para uso diário mesmo. Valeu Fábio!!

      Excluir
    3. Tanto o Coffee quanto o Malbec eram do O Boticário.

      Excluir
    4. Eu perguntei se quer para o uso diário do O Boticário..

      Excluir
    5. Foi mal, entendi errado a sua pergunta, estou com a intenção de comprar um importado, não um do O Boticário.

      Excluir
    6. Indico o Versace Pour Homme e L´Homme de YSL :)

      Excluir
    7. Encontrei os dois que me indicou na Kaju Vendas, é uma boa loja para se comprar?

      Excluir
    8. Ótima loja, usa o cupom ''perfest''

      Excluir
  71. Oi Fabio, posso guardar perfume em uma gaveta do armario do banheiro, ou mesmo dentro da caixa e da gaveta pode pegar umidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim até pode, o problema do banheiro é a variação de temperatura e muita umidade mas eu não arriscaria. Abrs

      Excluir
  72. Boa tarde Fábio. Antes de mais nada, parabéns pelo site.

    Comprei um Tommy Hilfiger Freedom no free shop já aqui no Brasil, e pesquisando através do código do produto descobri que a fabricação é de início de 2012, ou seja, quase 6 anos.

    Estou muito na dúvida se devo abrir o perfume. Mesmo embalado e lacrado, há a possibilidade da fragrância já ter perdido suas propriedades?

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo!
      Não tem não amigo, ainda mais se está lacrado. Abs

      Excluir
  73. Como saber a data de validade então? Quando saber que está na hora de jogar fora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem data de validade, quando o aroma alterar mesmo, ficar meio que ''avinagrado'' acido, como vinho

      Excluir
  74. Olá Fábio, muito interessante o artigo. Parabéns! Gostaria de saber quanto ao oxigênio, ele influencia se eu abrir e fechar o perfume? Costumo, abrir de vez em quando para colocar em um frasquinho para levar comigo, principalmente em viagens... Pois, não ocupa espaço e nã pesa nada. Mas ao abrir a embalagem original pode oxidar? Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Cris, não influencia nesse curto tempo aberto não, só fechar direitinho posteriormente :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...