Mundo cheira a Givaudan






Givaudan - Multinacional suíça é o maior fabricante mundial de perfumes e aromas. Computadores coletam odores nos quatro cantos do globo para fazer a comida do futuro. Mercado movimenta 13,4 bilhões de dólares.Perfumes caros como o "Le mâle" de Jean Paul Gaultier saem dos laboratórios da Givaudan.
Esses produtos são fáceis de encontrar: o consumidor entra em qualquer supermercado do mundo e eles estão em todas as prateleiras.
Nos rótulos coloridos, em meio à descrição indecifrável dos ingredientes, aparece essa palavra misteriosa, que na realidade é a fórmula mágica do paladar e odor dos produtos encontrados nos carrinhos de compra: “Aroma”. Esse é o principal produto da Givaudan. A multinacional suíça, desconhecida do público e avessa à imprensa, é o maior fabricante de perfumes e aromas no mundo.

Gigantes competem por mercado bilionário

Sua central está localizada em Vernier, um pequeno povoado próximo a Genebra. Com um faturamento anual de 2,1 bilhões de dólares e seis mil funcionários, Givaudan está presente através das suas fábricas, centros de pesquisa e pontos de vendas em 40 países. Os principais mercados são os Estados Unidos e Canadá (33% das vendas) e Europa (39%). Porém o futuro está nos países em desenvolvimento, onde o consumo de comida e cosméticos industrializados aumenta na mesma proporção que crescem suas megalópoles: Ásia (19% das vendas) e América Latina (9%).
A indústria de aromas e perfumes movimenta mundialmente 13,4 bilhões de dólares e cresce a mais de 3% ao ano. A Givaudan detém 16% desse bolo. Os concorrentes são outras multinacionais quase desconhecidas para o público não especializado: Firmenich (Suíça), International Flavours and Fragrances – IFF (EUA), Symrise (Alemanha) e Quest (Inglaterra).

Givaudan perfuma o mundo

Ao comprar os minúsculos frascos das exclusivas fragrâncias francesas, como são vendidos nos free-shops dos aeroportos, o consumidor acredita muitas vezes que o perfume preferido vem diretamente das casas Jean-Paul Gautier, Dior, Giorgio Armani, Lancome, Givenchy ou Hugo Boss.
Na realidade os perfumes caros são produzidos por um punhado de empresas altamente especializadas, como a Givaudan. Para criar suas fórmulas mágicas, a multinacional suíça ocupa 70 técnicos altamente especializados. Os chamados “perfumistas” trabalham nos laboratórios da empresa em Paris na criação dos perfumes vendidos pelas marcas mais prestigiadas do mundo.

São pessoas como a alemã Ursula Wandel, que se formam na própria escola de perfumaria da Givaudan. Lá elas aprendem durante três anos a identificar mais de três mil ingredientes que podem ser utilizados para construir uma fragrância. “Estamos observando constantemente o mercado e as novas tendências, para desenvolver os produtos que irão marcar época”, explica Wandel.
Devidos aos custos elevados na criação de novas fragrâncias, a maior parte da indústria cosmética delegou a pesquisa e produção para empresas como a Givaudan. “A Chanel é uma das poucas que ainda tem sua própria equipe de perfumadores”, revela o perfumista Jean-Jacques Rouge.

O perfume "Higher Energy" da Dior foi desenvolvido pela Givaudan. Na Inglaterra ele ganhou o troféu "Melhor Perfume Masculino de Prestígio 2004".

Computadores capturam odores

O trabalho de criar perfumes é muito mais complexo do que se imagina. Na Givaudan, os técnicos pesquisam a genética do olfato, a modelagem molecular dos perfumes e até a psicologia sensorial para explorar a percepção do odor.
Ela chegou mesmo a desenvolver um aparelho patenteado, chamado “ScentTrek”. O que parece ser uma maleta é, na realidade, um laboratório portátil que permite aos pesquisadores capturar essências exóticas e naturais em qualquer região do globo. Analisadas quimicamente, elas podem ser reconstituídas nos centros de pesquisas e utilizadas nos futuros perfumes de marca ou populares.
Os produtos desse setor, que representam 41% do faturamento da empresa, não são apenas fragrâncias. Das fábricas da Givaudan também saem os perfumes que são acrescentados às formulas de sabões, cremes, loções e xampus, detergentes caseiros ou até no famoso “bom-ar”, aquele aerossol que dá o “cheirinho” especial na casa.







23 comentários:

  1. Ótima matéria!!! A cada dia o site fica mais rico e completo!! Parabenssss!!!

    ResponderExcluir
  2. A matéria está um pouco desatualizada, pois a Quest já não existe mais pois foi adquirida pela própria Givaudan em 2007.

    abs

    ResponderExcluir
  3. FORMIDAVEL MATÉRIA SOBRE GIVALDAN, PARABÉNS...
    Peço a gentiliza de me fornecer nomes de perfumes que contenham quantidade consideravel de PATCHOULI...

    ResponderExcluir
  4. A*Men, A*Men Pure Malt, L´Instant Extreme, Loud for him, 1 Million, Fahrenheit, Play Intense entre outros.. Abraços

    ResponderExcluir
  5. FABIO CONDÉ, VC NÃO PASSA DE UMA BICHONA! VAI ESTUDAR, SEU VAGABUNDO..... SEI QUE VC NÃO TERÁ CORAGEM DE PUBLICAR ISTO..., MAS NÃO FAZ MAL, FOI SÓ PARA VC MESMO! SEU PAI DEVE TER VERGONHA DO FILHO FALAR DE ASSUNTOS REFEENTES À MULHER.....BICHONA DOS COSMÉTICOS!!! KKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Publico e respondo apesar que não deveria, primeiramente já sou pós graduado já passei dessa fase, segundo trabalho, sou tão homem que não tenho esse problema que você parece ter, achando que perfumes é algo de mulher hahahaha é cada uma que me aparece, saia do armário cara

      Excluir
  6. "Caros Colegas,
    Dia 4/setembro, às 8 da noite, Hernan Figoli, perfumista Givaudan, fará palestra no lançamento da exposição sobre o trabalho da Givaudan com vetiver, no Haiti, na FASM, Faculdades Santa Marcelina Os que desejarem assistir poderão inscrever-se no site do convite.

    Em outubro/14, o evento será feito aqui na Givaudan e todos terão oportunidade de vivenciar esta maravilhosa experiência olfativa. "

    Site: http://www.espacoperfume.com.br/
    E-mail para Inscrições: espacoperfume@grupoboticario.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá boa noite, gostaria de saber sobre os contratipos. Empresas de marketing multinível como a UPessencias, Forever e Hinode comercializam perfumes com a propaganda (ou pelo menos assim treinam seus consultores) de que suas essencias sao importadas diretamente das fabricas na europa. A Forever nao tenho conhecimento sobre quais la boratorios diz trabalhar, mas a UP diz importar da MANE na frança e a HINODE diz importar da suíça FIRMINICH e da francesa ROBERTET. A questão é que todas elas dizem que importam exatamente a mesma essencia utilizada nos perfumes das grifes, pois segundo dizem nos treinamentos, não existe patente para perfume. Bem, será que essa historia da patente é verdade? E como podem dizer que sao as mesmas essencias se varios laboratórios diferentes que as produzem? Por exemplo,no texto cita Le Male como desenvolvido pela Givaudan, porem tanto UP que importa da MANE como a HINODE que importa da rival FIRMINICH tem o perfume com a suposta fragrancia Le Male em seus catálogos. Há explicação? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor, qualquer um pode importar essências dessas casas, porém tem as de qualidade, as inferiores e por aí vai, você acha mesmo que uma empresa brasileira conseguiria as essências de qualidade que as grifes famosas utilizam? E mais, as grifes pagam caro para os perfumistas elaborarem um perfume com um material de qualidade, você acha que através de uma máquina que criptografa as notas utilizadas no perfume, conseguiria atingir exatamente o que o perfumista elaborou durante um tempo? Óbvio que não, são fragrâncias de segunda linha, assim como produtos chineses. Abraços

      Excluir
    2. Poxa não concordo, trabalho com perfumes há algum tempo, não sou dessas empresas de marketing de rede não, eu mesmo fabrico os perfumes com essências de casas famosas. Quando você vai comprar as essências existe a diversidade de preços, quanto mais alto o valor delas, mais qualidade tem! Tenho alguns perfumes contratipos que eu fiz e os originais que comprei antes de trabalhar com isso e eu posso garantir que as essências de alta qualidade e preço são similares ou até mesmo melhor que os originais(fixação). O que acontece é que empresas como hinode, up e etc.. trabalham com essências de baixa qualidade e em baixa concentração fornecida pelas fábricas! Tudo questão de quanto você quer e pode pagar! Eles(givaudan, iff, firmenich,robertet) não estão preocupados com patentes e nomes...eles fornecem sim a mesma essência que o perfumista desenvolveu para a menor fabrica, desde que pague. Só para terem noção de preço, hoje uma essência de baixa qualidade está na faixa dos 40 dólares e uma de excelente qualidade na faixa de 180. Abraços Fábio, te admiro muito!

      Excluir
    3. Eu só trabalho com a Laszlo aqui, já experimentei algumas e não consigo ver tanta qualidade, abraços querido

      Excluir
  8. Olá Fabio, ótima matéria e parabéns pelo blog.Em que loja consigo comprar essencias produzidas pela Givaudan. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa ter um CNPJ de alguma indústria química e ligar lá. Só vendem de litro.

      Excluir
  9. Boa tarde,
    Por gentileza me ajude a encontrar essência de excelente qualidade para fabricação de perfumes. Acompanho suas dicas e matérias.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  10. Havia pesquisado sobre a GIVAUDAN emnoitros sites mas não não encontrei nada parecido. Parabéns e obrigado pela matéria!!!!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde.vc poderia mim informar onde vende sandalore da givaudam no brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, não sei, meus fornecedores de químicos aromáticos dos grandes labs são dos EUA. Abs

      Excluir
  12. Concerteza eu gostaria se também tive-se um fornecedor . Para ANGOLA

    ResponderExcluir
  13. Bom dia sou de Angola . Sou novo no grupo de tanto fazer pesquisas encontrei este canal comercial e porfim me enterecei. Espero que esteja tudo bem com vocês.em que tenha novidades voças

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.