Cananga odorata, a "árvore-perfume"




Nome científico: Cananga odorata
Nome popular: Ylang Ylang ou Perfume Tree
Origem: Ilhas Comoro, Malásia, Indonésia e Madagascar.
Família: Anonáceas

Por: Rose Aielo Blanco

Suas flores produzem um óleo essencial muito utilizado na fabricação de perfumes famosos no mundo inteiro. Na aromaterapia, esse óleo é aplicado com sucesso para combater stress, tensão nervosa, depressão, irritabilidade, frigidez e impotência. Numa composição paisagística, o porte dessa planta e a floração extremamente perfumada podem acrescentar ao local um toque charmoso e peculiar. Estamos falando de uma exótica árvore de origem asiática, chamada “Ylang Ylang” ou Cananga odorata.

“Ylang Ylang”, significa “flor das flores” e o nome identifica muito bem essa árvore tropical que chega a atingir 20 metros de altura. Originária da Ásia tropical, mais precisamente da Malásia, Indonésia e Madagascar, a Cananga odorata pertence à família das Anonáceas.

Trata-se de uma árvore de grande porte e visual peculiar. Nos ramos pendentes, a folhagem macia divide o espaço com grandes cachos de flores caracterizadas pelas pétalas retorcidas e intensamente perfumadas. Essas flores são ricas em um óleo essencial muito usado em perfumaria. Na ilha de Madagascar existem grandes plantações, de onde é extraído esse óleo e enviado à França para a fabricação de perfumes. As grandes empresas perfumistas do mundo guardam suas fórmulas à sete chaves, entretanto, sabe-se que alguns perfumes fabricados pela Channel, por exemplo, têm, entre seus ingredientes, o óleo de Ylang Ylang.

Para ser bem sucedido, seu cultivo exige algumas condições adequadas às árvores tropicais, como clima quente e não sujeito à geadas. A Cananga odorata não é muito exigente quanto ao solo, mas segundo a produtora Maria Rita Furquim, da Chácara Furquim, em Bebedouro (SP), por ser uma árvore de “madeira mole”, precisa de bastante água.

“Temos um exemplar na chácara há mais ou menos 15 anos, a árvore é lindíssima, perfuma a chácara toda. Seu crescimento é rápido e as primeiras flores aparecem cerca de 2 anos e meio após o plantio”, explica Maria Rita, que está comercializando mudas de Ylang Ylang, tanto para finalidades paisagísticas como para quem quer iniciar uma produção voltada para a exploração das flores. Embora a extração do óleo essencial seja uma atividade que necessita elevado conhecimento técnico, pode se tornar uma alternativa rentável, pois o óleo alcança um bom preço no mercado em razão de sua aplicação em perfumaria e aromaterapia. Aliás, por falar em aromaterapia, as flores da Cananga odorata podem servir de base para a confecção de extratos, sachets e poutporris.

Na Chácara Furquim, as mudas comercializadas variam de 0,50m à 1,50m e podem ser entregues via transportadora, desde que a quantidade mínima por pedido seja de nove mudas das grandes ou 18 mudas das pequenas.

No Brasil, ainda não existe uma produção comercial de Cananga odorata exclusivamente voltada para a extração de óleo essencial. Pelo que verifiquei, os óleos essenciais de Ylang Ylang utilizados aqui vêm principalmente de Madagascar. Só para se ter uma idéia, para obter um litro de óleo são necessários de 100 a 150 Kg de flores.

Aromas terapêuticos, exóticos e afrodisíacos

Há séculos, os óleos extraídos das plantas são usados como medicamentos, perfumes e cosméticos. Os antigos egípcios, mestres da perfumaria, conheciam profundamente sua utilização. Mais tarde, os gregos também aplicaram largamente os poderes dos óleos essenciais, com destaque para as aplicações terapêuticas. O que esses povos antigos sabiam é que além de atuarem no corpo físico, os óleos das plantas agiam em outros níveis. Hoje, inúmeros estudos estão comprovando que a aplicação dos óleos essenciais na aromaterapia pode influir também no campo emocional humano, por essa razão, a partir de trabalhos científicos de diversos pesquisadores, a aromaterapia está sendo aceita como uma nova e importante forma de terapia.

Por definição, pode-se dizer que os óleos essenciais são compostos orgânicos voláteis das plantas, extraídos por destilação a vapor ou extração por solventes, das folhas, flores, cascas, madeiras e raízes. Outros métodos de extração também são utilizados em casos específicos: prensa manual — no caso de frutas cítricas como limão, laranja e bergamota — e “eufleurage” — método utilizado para obtenção de fragâncias finas como rosa, jasmim, gardênia, flor de laranjeira, angélica e outras flores, sob a forma de óleos absolutos, muito concentrados.

Na aromaterapia, o óleo de Ylang Ylang é considerado um poderoso afrodisíaco (dividindo o 1º lugar com outros óleos famosos: o de jasmim e o de rosa). Além dessa propriedade, a essência é recomendada em casos de depressão, esgotamento e ansiedade.

Dizem — e esse tipo de informação é um dos mais difíceis de serem comprovados — que técnicas milenares usadas para manter acesa a “chama da paixão” incluíam massagens com óleos afrodisícos e aromatização de ambientes com essências desse tipo. No caso do Ylang Ylang, além do perfume “estimulante” é possível acrescentar um toque exótico ao ambiente usando as chamadas lamparinas aromatizadoras. Muitos aromaterapeutas concordam: apenas 3 gotas do óleo essencial de Ylang Ylang podem promover maravilhas.





5 comentários:

  1. Muito bom Jeferson, uma coisa é você ler sobre ingredientes que constitui a fragrancia, como uma lista de compras. Outra coisa é você ver nomes como Ylang Ylang desvendado,em sua origem e aplicação. Meus parabéns pelo alto nível cultural deste site.

    ResponderExcluir
  2. JUNGLE L'ELEPHANTE DA GRIFE KENZO, SEU CRIADOR FOI DOMINIQUE ROPION, (UM DOS MEUS PERFUMISTAS PREFERIDOS) É O MEU PERFUME PREFERIDO DE INVERNO POR SER FORTE, CONTER MUITAS ESPECIARIAS E TER ÓTIMA FIXAÇÃO "EAU DE PARFUM" ELE FIXA MAIS DE 20 HORAS EM MINHA PELE, NÃO SAI NEM NO BANHO, ESTE EXÓTICO PERFUME CONTÉM EM SUA COMPOSIÇÃO O "YLANG YLANG" TAMBÉM, APESAR DE SER UM PERFUME FEMININO, EU O ADORO POIS SEU CHEIRO REMETE ÀS ESPECIARIAS DA ÍNDIA, QUANDO O USO ME SINTO NUM TEMPLO BUDISTA, POIS SEU CHEIRO ME LEMBRA INCENSO QUE EU GOSTO E USO MUITO, É UM PERFUME MUITO SENSUAL, DIRIA ATÉ SEXUAL, MAS LEVEI MUITO TEMPO PARA SABER USÁ-LO COM MODERAÇÃO PARA NÃO INCOMODAR QUEM ESTIVER A MINHA VOLTA, POIS ELE É FORTE MESMO, COM ESTE PERFUME SÓ RECEBO ELOGIOS PRINCIPALMENTE FEMININOS, POIS MUITAS PESSOAS AINDA NÃO O CONHECEM E NEM É O PERFUME MAIS FAMOSO DA GRIFE KENZO. AÍ ESTÁ A SUA EXCLUSIVIDADE QUANDO O USO.
    ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  3. Giancarlo, me arrume uma amostra ou um decant (pago, claro)deste perfume (inforo13@terra.com.br)

    ResponderExcluir
  4. JEFIX, ESTE PERFUME É DO TIPO QUE NÃO AGRADA À TODOS, EU AMO, MAS ACONSELHO EXPERIMENTAR ANTES DE COMPRAR COMO EU FIZ, FELIZMENTE NÃO É UM PERFUME DIFÍCIL DE SE ENCONTRAR EM PERFUMARIAS E IMPORTADORAS. AMOSTRA DELE EU NÃO TENHO E MEUS DECANTS ESTÃO TODOS OCUPADOS COM OS PERFUMES DA MINHA COLEÇÃO, SE EU TIVESSE, TE ARRUMA UM POUQUINHO DO MEU FRASCO NA AMIZADE MESMO, SEM COBRAR.
    ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  5. poderia voltar a fixar esse post. muito TOP

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.