Libido e o Olfato


Libido

Existe uma energia que é responsável pela sobrevivência da espécie humana. Seu nome: libido, sem a qual, não haveria o desejo por outro ser.

Expressões como "senti um frio na barriga ou um arrepio nas costas" não são metáforas.

Os requisitos para se ter a libido satisfatória são: saúde razoável, emoções equilibradas e claro, um (a) parceiro (a) interessante!

O processo de atuação da libido pode ser comparado ao efeito de algumas drogas, provocando o aceleramento dos batimentos cardíacos, alterando o fluxo sangüíneo, rosto coradíssimo e pernas bambas.

O ato sexual só acontece pela libido. Ocorre no cérebro com hormônios específicos que preparam para o sentimento erótico.

O hipotálamo comanda a libido e o ser humano é o único ser que tem consciência deste desejo.

O que provoca o desejo no ser humano? Uma imagem, um olhar, uma voz ou seja; a libido é uma função do indivíduo em relação ao seu ambiente, que modifica-se no decorrer da sua existência.

A libido manifesta-se de maneira diferente no homem e na mulher. Alguns acham que a maneira de vestirmos interfere na libido. Mas, nos meios onde a nudez é mais habitual, como ocorre em algumas tribos indígenas ou africanas, a taxa de nascimento é a mesma de onde mulheres vestem-se da cabeça aos pés.

Quando a libido ocorre, inunda o cérebro e também o organismo com substâncias que tonificam a mente e corpo deixando-nos mais eufóricos.

Acredita-se que o olfato é um dos fatores que podem influenciar a libido. Experiências mostram que os seres humanos são sensíveis aos cheiros. "As mulheres exalam um perfume mais agradável no período fértil do ciclo menstrual", disseram os cientistas da Universidade do Texas, explicando que este seria um perfume natural da fecundidade

Segundo o professor Robert Dantzer, do Instituto Nacional de Pesquisas Médicas na França, explica que um dos motivos da depressão, está na ausência da libido.

Portanto, ela pode ocasionar sensações prazerosas de desejo ou o seu extremo, a apatia, levando a depressão, e em alguns casos à violência. O ser humano ao longo da sua evolução, direcionou sua libido para indivíduos que estavam mais aptos a assegurar seus descendentes.

Enquanto alguns sociólogos entendem que a libido está em decadência, outros afirmam que ela está ocorrendo de maneira exagerada.

Independentemente do sexo, a libido é sem duvida, uma necessidade biológica.

Olfato

Décadas de pesquisas demonstram que o comportamento sexual (acasalamento), dos seres humanos tendem a seguir seus narizes.

O olfato humano desempenha um papel fundamental no acasalamento, assim como os ciclos em nossas vidas ditadas pelos hormônios sexuais, como o início da puberdade, o timing de ciclos menstrual de uma mulher e seus humores flutuantes, e os níveis de testosterona dos homens.

O olfato humano pode reconhecer amantes e membros da família. E isso pode influenciar a forma como muitas vezes temos sexo, e com quem. A razão para isso remonta aos instintos primários para continuar a espécie humana, que é por isso que os homens preferem o cheiro natural das mulheres jovens - porque os sinais de seu perfume indica os níveis de fertilidade. Muitos aspectos da atração sexual são respostas condicionadas aos feromônios e cheiros.

Os feromônios, feromonas, androstenone, pheromones ou pherom são substâncias que emitem uma menssagem que, captadas por animais da sua espécie, transmite e excita o sexo oposto sem que ele se de conta disto. Os feromônios excretados são capazes de suscitar reações específicas de tipo fisiológico e/ou comportamental em outros membros que estejam num determinado raio do espaço físico ocupado pelo excretor. Existem vários tipos de feromônio, como os feromônios sexuais, de agregação, de alarme, entre outros. Apesar de relutâncias é mais do que comprovado que os feromônios masculinos, assim como os feromônios femininos, estão presentes e funcionam em humanos. Homens ou mulheres melhoraram o seu sex appeal com Feromonas eles são suplementos para libido, aumentam o prazer.

Também pode ser definido como: O feromônio é qualquer substância química produzida por um organismo vivo que transmite uma mensagem a outros membros da mesma espécie.

A palavra feromônio foi cunhada pelos cientistas Peter Karlson e Adolf Butenandt por volta de 1959 a partir do grego antigo έρω (féro) "transportar" e ρμν (órmon), particípio presente de ρμάω (órmao) "excitar". Portanto, o termo já indica que se trata de substâncias que provocam excitação ou estímulo.

Tanto os homens como as mulheres produzem substâncias que são denominadas feromonas, que servem para excitar e estimular os membros do sexo oposto e podem ser mais estimulantes do que os perfumes artificiais. Os odores que associados às secreções vaginais, produzidas por mulheres que não se encontram no período de ovulação, não são tão atraentes para os homens do que os odores produzidos por essas secreções durante o período de ovulação. A produção de feromonas destina-se a atrair fisicamente os homens numa altura em que as mulheres têm mais probabilidade de engravidar. Se um grupo de homens rodeia uma mulher numa festa, é provável que ela esteja a atravessar o período de ovulação.

Durante muitos anos os cientistas tentam reproduzir em laboratórios os feromônios sexuais humanos.

Sobre feromônios sintéticos falaremos em outro post.








5 comentários:

  1. SEGUNDO UMA MATÉRIA QUE LI NA INTERNET, OS PERFUMES DA GRIFE EROX: "REALM E REALM WOMAN" POSUEM ESSES TAIS HORMÔNIOS PARA ATRAIR O SEXO OPOSTO, MINHAS PRIMAS USAM, ELAS TROUXERAM DO JAPÃO E FALAM QUE ESSE PERFUME É TUDO DE BOM... EU NÃO ME INTERESSEI NO MOMENTO PORQUE OS PERFUMES SÃO EAU DE COLOGNE, FIQUEI COM MEDO DE NÃO FIXAR NA MINHA PELE, MAS ELAS GARANTEM QUE A QUALIDADE DO PERFUME É MUITO BOA. SÓ NÃO SEI SE ESSES TAIS FEROMÔNIOS QUE O PERFUME CONTÉM SÃO NATURAIS OU SINTÉTICOS E SE ISSO FAZ ALGUMA DIFERENÇA, ATÉ GOSTARIA DE ME APROFUNDAR MAIS NESSES DETALHES, POIS ESTOU PENSANDO SERIAMENTE EM PEDIR À ELAS PARA ME TRAZEREM O PERFUME REALM MASCULINO NA PRÓXIMA VEZ QUE ELAS FOREM VIAJAR AO EXTERIOR.

    ResponderExcluir
  2. O loverdose recém postado aqui, promete fazer esse papel de estimulador. Mas realmente a libído é despertada mais facilmente pelo olfato ( pelo menos no meu caso ). Entre o "pé da nuca" e a orelha de uma mulher, ali... aliiii sim começa tudo! hahaha
    Gostei da matéria.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Hum, feromônios, assunto polêmico que dá pano para manga...

    Uma coisa que sempre olhei com desconfiança são produtos que dizem ter “feromônio” na fórmula. Vou explicar (o texto ficou grandinho...):

    Sou bióloga e posso dizer que, até então, grande parte do que se sabe sobre feromônios é baseado no estudo de algumas espécies de insetos (abelhas, formigas, mariposas), que possuem uma gama de comportamentos sociais guiada por sinalização de feromônios.

    Porém, há lacunas no conhecimento dos feromônios em organismos mais complexos como nós. Como são, quais são os feromônios em humanos, como funciona a sinalização (estímulo e resposta) entre indivíduos são perguntas importantes, sendo essa última bem intrigante. Há um órgão chamado vomeronasal em muitos vertebrados, na região do trato respiratório, que está relacionado à percepção de feromônios, mas gera controvérsia em relação à sua presença em humanos (ou a presença de um órgão análogo). Assim a grande questão é: apesar de produzirmos essas moléculas, como ou através de qual órgão a informação codificada pelos feromônios chega até nosso cérebro?

    Ufa! Resumindo: há muitas teorias a serem testadas, há pouca coisa concreta diante o complexo comportamento sexual da nossa espécie, principalmente em se tratando de feromônio. Mas, uma coisa é certa: o cheiro tem um importante papel na atração e há evidências de que produzimos naturalmente substâncias que podem atrair o sexo oposto.

    Mas aí vem a grande questão: apesar de algumas moléculas já terem sido identificadas como possíveis feromônios em humanos, fiz uma busca em artigos científicos e não achei nada que falasse se alguma já foi sintetizada, até mesmo porque, essa é uma tarefa difícil de ser feita. O que tenho certeza que já foi sintetizado são feromônios de insetos, mas sobre feromônios humanos sintéticos não achei nada...

    Por isso vejo com extrema desconfiança tais produtos que descaradamente dizem conter feromônios em sua fórmula. O cheiro pode até ser afrodisíaco, mas dizer que isso ocorre porque na fórmula tem feromônio humano é mais marketing do que verídico...

    Pra finalizar: por que determinados cheiros (de flores, perfumes, plantas) são afrodisíacos para nós? Não sei! Dá para ficar um dia inteiro divagando sobre isso, já que essa é só mais uma questão loooonge de ser respondida, pois envolve discussões sobre fisiologia, antropologia, comportamento...

    Gi

    ResponderExcluir
  4. Gi obrigado pela imensa contribuição e aula querida! :) bjs

    ResponderExcluir
  5. Aula? hehe, quê isso...

    Há muitos mitos e meias verdades espalhadas por aí e realmente até agora não vi nenhum rigor científico por traz dessa história...

    há uns 6 anos atrás experimentei um tal perfume que diziam ter feromônio. A única coisa que percebi é que era um cópia bem aguadinha do CK One...

    Gi

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.