Proibir uso de perfume em local de trabalho?


Recentemente o Estado Norte Americano de New Hampshire tentou aprovar uma lei que proibia os funcionários estaduais de usar perfume, os motivos alegado eram que "um número crescente de pessoas com narizes sensíveis estão tendo reações alérgicas graves a odores fortes. Os sintomas incluem enxaqueca súbita, fadiga e náuseas".

É lógico que tem algumas profissões em que o uso de perfume não é aconselhável, como profissionais de saúde, fabricas de alimentos, etc., mas isto fica claro durante a formação ou contratação, se trata de exigências sanitárias para aquele trabalho especifico. Mas dai ao Estado dizer o que você pode ou não usar...

Não podemos deixar de lembrar que na década de 80, se não me engano, o primeiro Estado Americano a proibir o cigarro em local publico foi a Califórnia, o que na época também achavam um absurdo, pois era o Estado interferindo no livre arbítrio das pessoas. Nem discuto o caso especifico do cigarro, pois seus malefícios são conhecidos e não é o foco da discussão. Só citei este fato para dizer que o que hoje consideramos um absurdo, amanhã pode virar Lei.

Achei uma pesquisa feita na Inglaterra com pessoas com asma, destas 40% disseram que alguma coisa no ambiente de trabalho faz sua asma piorar, destes 40% citaram:
-62% de pó
-fumaça de cigarro 38%
-estresse 27%
-produtos químicos 19%
-fumos 17%
-perfumes/aromatizadores de ambiente 14% (aqui eles não citam qual é de fato a porcentagem com perfumes)

É lógico que sempre temos que usar o bom senso, se algum colega de trabalho lhe diz que um determinado perfume seu causou dor de cabeça nele, é bom evitar este perfume para trabalho. Também temos que ser comedidos nas borrifadas, um exemplo, se der 10 borrifadas de Kouros e ir trabalhar, é querer ser chamado de "gangorra".

Agora ficam as perguntas:

O que você acha da proibição do perfume no trabalho?

Você vive / trabalha em algum lugar onde o perfume é proibido?

Você usa perfume para trabalhar? Você usa seus perfumes habituais ou você optar por algo mais leve?

O que você faria se alguém no trabalho reclamar do seu perfume?




16 comentários:

  1. Que chato isso, não me vejo indo no mercado sem me perfumar, claro que temos que usar o bom senso(semancol) para não agredir ninguém...não dá p usar um perfume mega forte e com um super rastro no escritório, se não acaba matando seus colegas..kkk mas ele se encaixa mto bem numa balada, o grande problema é que existem algumas pessoas que não percebem que menos é mais, existem tantas variedades no mercado fica fácil escolher um que te deixe cheirosa e não incomode quem está próximo, é uma coisa muito pessoal e acho que o estado não deveria se meter.
    bom... eu vou trabalhar perfumada e só recebo elegios, ficaria mto chateada se me proibissem de usar umas das coisas que mais amo...
    Sol

    ResponderExcluir
  2. O DIA EM QUE FOR PROIBIDO USAR PERFUME NO MEU TRABALHO, EU ME DEMITO!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Aff era só o que faltava...

    ResponderExcluir
  4. Proibir também é demais heeh.. agora não dar para aceitar é neguim sem noção usando 1 million em plena 7 da matina em um escritório totalmente climatizado né? ai sim dessa maneira tinha que ser proibido... espero nunca passarem por essa experiência...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara pior q no meu predio tem 2 amigos que usam one million durante o dia, para trabalhar... kkk falta de senso total

      Excluir
  5. Mais um exemplo da interferência do Estado na vida alheia. Infelizmente vemos algumas medidas que vem em nome da "coletividade", do "bem estar" de todos, mas não passam de medidas autoritárias para controlar a população!

    Proibir perfumes... Será que não tem nada mais urgente para o Estado se preocupar!

    ResponderExcluir
  6. Sofro de enxaqueca e sou alérgica. Acho a proibição um pouco demais. Só que existe gente tão sem noção neste mundo que me faz pensar em não ser totalmente contra a ideia...

    ResponderExcluir
  7. Como empresária sou solicitada sempre para proibir o uso por empregado que é alérgico. Tentei, alguns até aceitaram usar por exemplo desodorante sem perfume. Como vários citaram acima, também teve empregado totalmente contra. Fiquei sem ação, pq pedi para não usar se possível e não proibi. Affiiii, dificil!!!!!

    ResponderExcluir
  8. isso seria o ceu para mim,pois sofro disso e por mais qu eu peça para anenizar o uso as pessoas usam ainda mais, como eu gostaria que isso virasse lei.

    ResponderExcluir
  9. Tem que proibir mesmo! tem uns sem noção nem falando aprendem! todo mundo fala pra pessoa, da uma semana voltam usar, parecem uns gambá ambulante. Que feder, que vá fede la no meio do mato sozinho. Pior coisa que existe é pessoas sem noção! e desta o universo ta cheio. Por isso penso que devem ser tratadas tipo bicho, porque não adianta falar. São tão burras e tapadas que só no cabresto mesmo pra funcionar...

    ResponderExcluir
  10. Quem usa perfume não se incomoda, pensa que não esta agredindo os outros, pensa que esta cheiroso, assim como que fuma não percebe o cheiro da fumaça impregnada na roupa, no cabelo (palavra de ex-fumante).
    Como o povo não tem bom senso, e as vezes não é capaz de perceber o estrago que o perfume faz, a lei teria meu total apoio... Por que perfume é essencial? Me desculpem, mas é possível viver sem e pessoas "problemáticas" viveriam melhor...
    Mas quem se importa com o "problemático"? Afinal é frescura!
    Dor de cabeça? Frescura!
    Falta de ar? Frescura!
    E quem usa perfume? Esse é o cara/a mina!

    ResponderExcluir
  11. Estou aqui neste exato momento passando por isso. Uma colega perua e sem noção que toma banho de perfume e vem trabalhar. Tá parecendo banheiro quando apertamos bom ar. Tem que proibir por causa dessas desgraças sem um pingo de elegância. Já pedi para diminuir mas não adianta.

    ResponderExcluir
  12. Passei quase meio vidro de Azarro, de sacanagem, e fui para o último dia de trabalho na empresa, já tinha pedido demissão e estava cumprindo aviso. O povo passou mal: dor de cabeça, vômito, tonteira...adorei! Bando de fdp!

    ResponderExcluir
  13. Deveria proibir sim. Trabalho em uma empresa calcenter totalizando 50 funcionários juntos em uma mesma sala. A diretoria já pediu a compreensão para wqu não use perfume pois tem muitos colegas de trabalho no mesmo local com alergia, porém que nunca respeita o pedido da direção. Tenho amigas que tem que tomar remédio antialergicos todos os diAs devido ao uso do perfume do colega. Acho injustiça. Obs. Mesmo levando o teste constando a alergia o povo não respeita. A mesma alegou que só não sai da empresa por que precisa do trabalho.obs. o estado tem que preocupar sim pois se trata de ser mais um fato de prejuízo da saúde de alguns.

    ResponderExcluir
  14. Acho ótimo proibir. Infelizmente a maioria das pessoas não tem bom senso pra usar perfume sem incomodar o próximo. Muitas pessoas tem alergia e outras reações como dor de cabeça e enjoos. Perfume é muito legal pra quem gosta PORÉM é algo totalmente desnecessário, ninguém vai morrer ou passar mal porque não passou perfume, enquanto que muitas pessoas passam muito mal com cheiro de perfume.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.