Perfume para a casa: o aroma certo de cada ambiente


O olfato é o mais marcante dos sentidos. Quando uma pessoa sente um aroma novamente, é capaz de reviver as emoções já sentidas.

Entrar numa casa perfumada é sempre agradável. Daí que é cada vez mais comum aromatizar os ambientes, até porque existem no mercado oferece inúmeros produtos além do popular incenso, difusores, velas, esferas ou anéis de cerâmica, bolas de madeira, sachês e águas perfumadas.

Em casa, os perfumes de ambientes são capazes de proporcionar sensações de relaxamento, bem-estar e também de limpeza, mas para cada ambiente, há aromas mais ou menos indicados, de acordo, justamente, com a sensação que se deseja obter.

1) Lugares comuns, como sala de estar, varanda, sala de tv:
Deve-se usar óleos essenciais leves e alegres como os cítricos, tais como laranja, tangerina, limão, que também harmonizam e criam um ambiente confortante. Deve-se evitar aromas mais intensos como flores – rosa, jasmim, ylang ylang.


2) Cozinha, sala de jantar:
Cozinha dos cítricos (mandarina, limão, laranja) , pode-se usar também as especiarias, que estimulam o apetite, tais como alecrim, hortelã-pimenta, cravo, canela, manjerona. Para tirar na hora o cheiro de gordura e alimentos, abuse das águas perfumadas. Velas perfumadas são uma boa escolha, mas evite aromas muito fortes ou adocicados, pois elas intensificam o perfume.

Outras essências recomendadas para a cozinha:
Alecrim: energizante
Manjericão: sedativo
Lemongrass: calmante e sedativo
Laranja: calmante
Hortelã: estimulante e revigorante


3) Sala de visitas:
Se a intenção é manter a sala sempre com o mesmo perfume, as varetas são uma boa alternativa, pois espalham o aroma enquanto houver líquido no vidro.
Os difusores (por velas ou elétricos) espalham perfume em uma área média de 30 m². Se a sala for maior, serão necessários dois aparelhos, um em cada extremidade.

Outras essências recomendadas para a sala:
Tangerina: relaxante
Gerânio: calmante, sedativo e antidepressivo
Lemongrass: calmante
Lima: energizante e revitalizante
Grapefruit: restaurador


4) Quarto de dormir:
Antes de dormir, vale aromatizar a roupa de cama com a água perfumada da planta, borrifando um pouco sobre lençóis e travesseiros. Outra alternativa é pingar cinco gotas de essência de lavanda no difusor, ligando-o cerca de duas horas antes de ir deitar e desligando-o quando for para o quarto.
Depende da situação a escolha do aroma, como mostramos a seguir:
A lavanda é o aroma mais indicado para esse espaço da casa, já que traz tranquilidade.
Para uma noite romântica e “quente”, usar os afrodisiacos, como ylang ylang, vetiver e alecrim, ou uma mistura do afrodisíaco patchuli, com gerânio e limão-taiti”.
Para facilitar o sono, em casos de insônia, deve-se pingar umas 2 gotas de lavanda ou bergamota no travesseiro.
Em casos de bronquite, rinite ou sinusite, pode-se usar eucalipto globulus ou hortelã pimenta.
Em quarto de criança agitada, para acalmar usa-se laranja doce, capim limão.
E para quarto de estudos, limão, capim limão e hortelã-pimenta.
A água perfumada e as esferas de madeira ou cerâmica com essência podem ser usadas no armário de roupas.

Outras essências recomendadas para o quarto:
Lavanda: analgésico, relaxante, antidepressivo e sedativo.
Patchuli: afrodisíaco
Gerânio: calmante, sedativo e antidepressivo
Sândalo: afrodisíaco
Cedro: relaxante e sedativo
ylang ylang: afrodisíaco e antidepressivo


5) Banheiro refrescante:
Para evocar uma atmosfera de limpeza nesse ambiente, vale usar aromas cítricos e de ervas, como tangerina e alecrim.
Quando há muitos convidados na casa, deixe um difusor ou uma vela aromatizados no lavabo. Há outras alternativas, como o pot-pourri de flores. Cem gotas de essência garantem perfume por cerca de 15 dias.

Outras essências recomendadas para o banheiro:
Hortelã: estimulante e revigorante
Eucalipto: estimulante e refrescante
Pinho: estimulante
Pitanga: calmante infantil
Maracujá: calmante


Precauções: nunca usar sobre a pele. Usar em rechôs à vela ou difusores elétricos. Para hipertensos e epiléticos, evitar o uso do alecrim.

Além do aroma, é preciso atenção com o modelo na hora da escolha. Os aromatizantes em spray, por exemplo, são práticos na hora de aplicar, mas, após a dispersão do produto, a propagação fica menos intensa. Diferente das varetas, que absorvem o líquido perfumado e mantêm o cheiro por mais tempo.

Além disso, é preciso levar em consideração o tamanho do ambiente. Em espaços pequenos, velas e réchauds resolvem o problema, mas para lugares maiores, os aromatizadores elétricos são mais indicados.

Outra questão a ser pensada é o tipo de essência. As lojas especializadas vendem tanto essências sintéticas como óleos naturais. As essências sintéticas possuem perfume intenso e são mais duradouras por causa dos fixadores e conservantes. Já os óleos são conhecidos pelos efeitos terapêuticos, que estimulam o relaxamento e os sentidos.




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.