IBM anuncia criação de computador que reconhece aromas e sabores

“Reconheço todos os cheiros do mundo”, já dizia Jean-Baptiste Grenouille, protagonista do filme Perfume: a história de um assassino (2006), que ambicionava preservar todos os aromas conhecidos na face da terra e promover o melhor perfume que já tinha existido. Semelhante à realidade do personagem e amparados pela tecnologia, cientistas do grupo IBM nos Estados Unidos anunciaram na última semana de dezembro a tentativa de dotar um computador da capacidade humana de criar receitas, através da compilação de aromas e sabores, à primeira vista estranhos aos seres humanos.

De acordo com Lav Varshney, um dos responsáveis pelo projeto da norte-americana em declaração ao site de notícias National Public Radio, a ideia é apresentar ao computador os milhões de combinações já existentes e reconhecidas entre gourmets do mundo como efetivas. Para que assim o sistema processe esses dados e desenvolva novos paladares, calcado em princípios da química e psicologia envolvidas na apreciação dos sentidos.

Segundo ele a idéia tem como objetivo promover refeições mais atraentes principalmente no que se refere à alimentação escolar de crianças e adolescentes, no sentido de arrematar receitas inéditas com sabores consagrados na gastronomia internacional e ao mesmo tempo equilibradas, em termos de calorias. Ainda de acordo com o site, a pretensão é de que o projeto esteja pronto para testes no tempo hábil de até cinco anos, quando começariam os primeiros testes. Seria essa a aposentadoria dos grandes chefs (e perfumistas) do mundo? Confira o vídeo do especialista sobre a proposta.

Nota: É lógico que a proposta inicial esta relacionada aos alimentos e medicina como demonstram os vídeos abaixo e como descrito na matéria, mas com certeza o êxito desta pesquisa se espalhara para todas as áreas que usam o olfato como estudo.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.