O que é o Oud?

Oud é o termo árabe para o incenso que é derivado de Agarwood, conhecida em Inglês como madeira Aloes. É a madeira mais cara do mundo, que adquiriu valor em muitas culturas para sua fragrância diferenciada.

A árvore é exclusivo de determinadas regiões, principalmente na Índia Malásia, Birmânia, Camboja, Indonésia e Brunei. Ela é deixada para amadurecer por várias centenas de anos antes da madeira perfumada ser extraída para uso em incensos e perfumes.

O óleo essencial obtida Agarwood adquiriu significado cultural e religiosa em todo o mundo, que remonta à civilização antiga. O cheiro de oud ganhou extensa popularidade em todo o Oriente Médio e se tornou uma fragrância popular nacional. Também é tradicionalmente usado como um aroma acolhedor.

Sua fragrância são usadas de duas formas, na forma sólida e líquida. A forma sólida de oud toma forma natural em pedaços de madeira que liberam seu aroma, uma vez levemente aquecido. A forma líquida é à base de óleo e da sua natureza tenaz permite um efeito duradouro.

Oud fornece uma alternativa para perfumes de natureza quimica. O aroma rico místico também é usado como um auxílio à meditação espiritual melhorar a clareza mental.

A árvore começa a produzir resíduo aromático em resposta aos ataques frequentes de infecções por fungos naturais ou mofo. A resina perfumada forma no tronco e raízes que foram infectados. O aumento da massa e densidade causada pela infecção leva a uma mudança radical em coloração. A madeira da árvore Agarwood é assim transformada de bege claro ao marrom escuro ou preto.

O nome botânico para a árvore Agarwood é Aquilara malaccensis Lam. O seu potencial de crescimento atinge 40 metros de altura e estende-se a 60 centímetros de diâmetro.

Fonte: Arabian Oud






 FragranceNet.com

54 comentários:

  1. Parabéns pela escolha da matéria, gostei muito! Sempre quis saber o que era Oud e nunca havia encontrado, nem na Fragrantica. Alguém sabe descrever o cheiro de Oud, com o que se parece?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stefânia, no perfume essa madeira aparece com um tom medicional, xarope, esfumaçada também, é nessa linha, caso queira sentir veja o M7 da YSL que é bem oud no foco;. Abraços

      Excluir
    2. Cheiro de madeira de eucalipto mais intenso

      Excluir
  2. E qual o melhor cheiro de Oud pra vc, seria o M7 mesmo? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Condé, você chegou a conhecer o Hommage a L'homme de Lalique ? Pra mim é melhor do que o M7. O que eu percebo é que no M7 o aroma me lembra algo medicinal voltado pro doce, tipo xarope mesmo, e não sei porque mas me lembra algo como cereja também. Acho que é Oud misturado com o âmbar que faz isso. Já no Lalique, o Oud é mais madeira mesmo com um equilíbrio de notas excelente. Eu achei um perfume muito mais elegante. Abrass

      Evandro

      Excluir
    2. Já conheci, é fresco floral com um toque discreto de oud, um dos poucos versáteis com essa nota, nem dá para comparar com o M7 é carregado de Oud, atalcado com ambar e vetiver. Abraços

      Excluir
    3. Então deve ser o lance de pele mesmo pois eu tenho o Hommage e posso dizer que sinto Oud bem evidente. Gostei mais dele justamente por ser mais elegante e versátil mesmo com essa nota exótica que é o Oud. Abraço, Evandro.

      Excluir
    4. Evidente é, mas não intensa, é porque estou acostumado a sentir ouds intensas hehehe

      Excluir
  3. caro condé, eu gostaria muito de ter um perfume que fosse bem parecido com esse cheiro de cigarro de cravo, vc conhece um perfume que tenha esse tom esfumaçado e com forte cheiro de cravo ? agradeço desde já

    ResponderExcluir
  4. Fala Condé, tudo em ordem?
    E por falar em M7 e Oud, ja conheceu M7 Oud Absolu?
    Se já, o que tem a nos dizer?
    Valew, abraços.
    Wilber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ordem e por aí?
      Ainda não conheci
      ABS

      Excluir
    2. por aqui não :{(

      Excluir
    3. Tranquilo tambem.. Eiiita, como disse em outro post eu o tenho... Caso queira coloco a disposição de lhe enviar um decant pelo correio para fazer um review... abracos.. Wilber

      Excluir
  5. Fabiao, faz um video quando der sobre perfumes pra ser usado em encontro a dois. valeu, abraço

    ResponderExcluir
  6. Já sentiu as fragrâncias Sergio K?

    ResponderExcluir
  7. condé, quais os 2 melhores perfumes q pode me indicar com aroma de chá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indico conhecer o Voyage D´Hermes, Gucci PH II, Eau Parfumee au The Vert e Bvlgari Pour Homme, e nicho o Five O Clock de Serge Lutens

      Excluir
  8. Fabio vc pode dar uma dica de perfumes pro dia com projeçao e aromas tao bons qto o leau dissey, bleu e dior sport? Esses 3 sao os q uso mais, porem tenho pensado em variar. Se puder me indicar uns 3 agradeço. Abs Joao.

    ResponderExcluir
  9. amigo, poderia fazer uma resenha do narciso rodriguez for him versão parfum???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Parfum é frutas vermelhas com o toque do EDT, não curti

      Excluir
  10. Bom dia Condé , tentei fazer esta pergunta na pagina (condé ajuda) mas não consegui , Novamente parabéns pelo site , acho que acesso no minimo umas duas vezes por dia , fiz minha primeira compra de perfume internacional pelo site Fragrancex , esta vindo vou aguardar,gostaria de comprar o perfume allure homme sport , pode me indicar um site internacional e confiável para eu possa comprar . Grato, um grande Abraço .

    ResponderExcluir
  11. Ae Fabiao, que bom que gostou da ideia, estou no aguardo! abras

    ResponderExcluir
  12. Acho que voce deveria começar os videos assim: Fala galera, Mestre Condé novamente para uma resenha perfumística...

    ResponderExcluir
  13. Olá Condé, tudo bom? Gostaria se você pudesse me indicar 5 perfumes versáteis, que cabem desde climas amenos até calorzao de 40º. Obrigado, abraço

    ResponderExcluir
  14. Condé me desculpa pela minha ignorância , acessei o sites que você mencionou , mesmo lá fora o valor dele é bem mais alto do que alguns vendedores tipo (ML) fazem , achei coisas tipo óleo para comprar , sera que é este óleo que eles vendem por ai , vou acabar comprando no site da chanel mesmo , ou aqui no brasil tem alguém que consiga mais barato e confiável . Obrigado por ajudar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Chanel é mais vantagem lá fora mesmo, pessoas viajando, porque a marca está mais exclusiva

      Excluir
  15. OI Fábio!
    Acompanho sempre seu site e sou seu fã.
    Gosto de perfumes na linha do Allure Homme Sport, Acqua di Gio, Versace pour homme...
    Conseguiria me indicar pelo menos mais 3 perfumes que sigam esse estilo?
    abraço, Alvaro

    ResponderExcluir
  16. Vale a pena investir no Light Blue Pour homme? Digo isso pelo alto preço... ou tem outra opção mais interessante nessa proposta de perfume? (aromatico)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já eu não encontro Decant dele em lugar nenhum! só amostra de 1 ml
      tá complicado... e o preço tá quase um Creed

      Excluir
    2. Onde isso? Lá fora é 50 doláres

      Excluir
  17. http://www.dutyfreedufry.com.br/product-view.ep?pID=275411
    procede esse preço mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um free shop internacional, preço do exterior. Abs

      Excluir
    2. ta errado... esse é o feminino... não é o pour homme

      Excluir
  18. Grande matéria Fábio! Conhece o Polo Supreme Oud? Se sim, o que pode me dizer sobre ele? Abração!

    ResponderExcluir
  19. Conde pode me indicar perfumes cítrico incensado/esfumaçado tipo 212 men? Por favor. Obrigado

    ResponderExcluir
  20. Uma ótima opção oud é o 1200C da L'Bel. Delicioso!

    ResponderExcluir
  21. Por favor, me tire uma dúvida. Qual perfume seria mais doce: Polo Supreme Oud ou Polo Supreme Leather? Obrigado.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.