Como ser inesquecível



 Por  Victoria Frolova

Perfumista Sophia Grojsman estava voltando para casa uma noite, quando ela notou um homem a seguindo. Como ela apressou o passo e agarrou sua bolsa, o homem gritou: "Espere, espere, eu não quero fazer mal, eu só quero saber o nome do seu perfume. É incrível! "A fragrância foi Calvin Klein Eternity, que Grojsman estava projetando no tempo. Uma vez lançado, Eternity subiu rapidamente para o topo das paradas, e hoje, este floral explosivo ainda está entre os best-sellers. Anedota do Grojsman é um exemplo extremo de um elogio ao perfume, mas as reações comoventes que os aromas podem provocar me fez pensar-o que é um perfume inesquecivel?


"Sua fragrância é a sua mensagem, o seu slogan perfumado", diz o perfumista Maurice Roucel, criador do Musc Ravageur Frédéric Malle acumula um pouco de bajulação do meu jeito. Quando pergunto Roucel sobre a personalidade bomba de Musc Ravageur, ele ressalta sua silagem. Sillage é um termo usado para descrever o rastro perfumado deixado pela fragrância. Ela vem da palavra francesa para "wake", como no rastro deixado por um barco que passava. Misturas opulentas como Thierry Mugler Angel e Chanel Coco Mademoiselle são exemplos de perfumes com forte sillage. Eles anunciam a sua presença e permanecer no quarto depois que você se foi.


Perfumes fortes vai atrair a atenção muito parecido com uma roupa escandalosa pode provocar comentários, no entanto, é preciso mais do que um cheiro perceptível para ganhar elogios genuínos. Já em 1950, o lendário perfumista Edmond Roudnitska rebelou-se contra os pesados aromas doces que ele considerava demasiado brusco e forte. Em resposta, ele criou Christian Dior Diorissimo, uma fragrância de lírio-do-vale, que foi discreto, mas tão brilhante que revolucionou a perfumaria. Outra grande obra-prima de Roudnitska, Christian Dior Eau Sauvage, foi ainda mais longe na definição de brilho, e continua a inspirar os criadores de hoje.


Para alcançar o esplendor sem precedentes em suas composições, Roudnitska usou no novo perfume o ingrediente hediona, um componente natural do jasmim. Cheirando hediona em uma tira de papel, você certamente vai se decepcionar. Ele quase não tem odor, além de um toque de jasmim limão. Mas quando essa nota é usada em um perfume, pode dar um elevado e impressionante brilho. Para experimentar este material, tente perfumes como Chanel No.19, Bulgari Eau Parfumee, Thé Vert, e Estée Lauder Private Collection Jasmine White Moss. Observe como estes aromas brilham em sua pele e deixa um rastro visível, mas eles falam sem levantar a voz.


"Radiance sem ruído é um conceito fascinante em perfumaria. Hoje, hediona é uma das notas mais importantes para a elaboração de aromas que têm uma presença sem ser alto, mas muitas outras classes de materiais são bem conhecidos por sua efervescência ", diz perfumista da Givaudan Irina Burlakova que é um especialista na criação de aromas luminosos como X-Ray Profumo Delirium e A Dozen Roses Amber Queen. Por exemplo, o lírio-do-vale e magnólia é brilhante, mas discreto. Sálvia, mimosa, e neroli (óleo extraído das flores de laranja amarga) são espumantes, com uma personalidade mais vivaz. Quando Burlakova trabalhou em Tocca Colette, ela teceu um acordo deslumbrante de zimbro e bergamota através do âmbar rico para criar um iluminado e alegre homenagem ao grande escritor francês.


Fragrâncias que eu tenho elogiado em outros são sempre os que eu me lembro, às vezes por muitos anos. Lembro-me de mencionar a um menino na minha escola que eu gostava de sua escolha do perfume. Anos mais tarde, eu não me lembro o nome dele, mas eu nunca esqueci seu perfume Christian Dior Fahrenheit. "As fragrâncias com ingredientes de qualidade e um personagem memorável é obrigado a chamar a sua atenção", explica o perfumista Givaudan Yann Vasnier. Ao tentar um novo perfume, observe se ele mantém o seu interesse e, em seguida, no dia seguinte, pergunte-se se você pode se lembrar do cheiro. É impossível prever o que vai captar a atenção de alguém, mas se uma fragrância não deixar um rastro em sua própria memória, não é provável que se torne a sua assinatura na mente das outras pessoas também.


Por fim, um elemento essencial de um perfume inesquecivel, é como uma fragrância faz você se sentir quando você usá-lo. "Enquanto um vestido, um acessório, ou até mesmo um rosto pode provocar elogios baseado em um julgamento de equilíbrio estético, harmonia, originalidade, que não são usados para julgar fragrância da mesma forma", diz Mehdi Lisi, cujo emprego como gerente de desenvolvimento de fragrância a International Flavors & Fragrances envolve medir nossa reação a diferentes aromas. "E, portanto, de certa forma, elogiando fragrância de alguém é um tipo mais pessoal de elogio." É um comentário, não só sobre o seu perfume, mas também sobre você.


Meu perfume é uma perfeita ilustração dessa idéia. Hermès Hiris é um acordo macio da íris e musk, uma fragrância que usa, como um véu delicado e me faz sentir bonita. Apesar de sua presença discreta, recebo um elogio quase sempre que uso ele. Quando você olha para uma nova fragrância, é fácil se deixar levar pela embalagem ou o discurso de vendas, mas o critério mais importante é saber se um perfume dá-lhe uma onda de prazer. Depois disso, os elogios seguirá naturalmente.

Sobre o Autor: Victoria Frolova é o autor do blogue fragrância Bois de Jasmin .

Fonte: Elle

Nota: O prêmio FiFi Awards 2013 de Excelência Editorial em Cobertura Fragrance na categoria de blog foi para Elle.com para o artigo "Como ser inesquecível", escrito por Victoria Frolova de Bois de Jasmin.






FragranceNet.com






16 comentários:

  1. Show esse post, perfume e algo muito importante na minha vida, tenho um perfume que me lembra cada parte da minha historia, cada pessoa importante nela como meu pai. Perfumes como Azzaro PH, e polo verde me lembram a minha infancia maravilhosa com meu pai, aqueles aromas que me dao uma maravilhosa e ao mesmo tempo angustiante nostalgia.. Pefumes como o black xs, que ao sentir me lembram parte da minha juventude, sensaçoes, experciencias. Perfume é muito mais que um cheiro pra mim, é um gatilho para lembranças maravilhosas

    ResponderExcluir
  2. Muito top esse post demais tem arromas q sao inesqueciveis dao um toque d nostalgia no ar c tem duas fragrancias q nunca sairao d minha cabeca eh meu unico perfume nacional e o primeiro Yang da boticario nunca esqueci esse cheiro e meu primeiro importado Fahrenheit ah esse adiquiri com 16 anos hoje tenho 34 anos nunca mais saiu d minha vida amo ele remete a coisas inesqueciveis do passado e sem conta o aroma q considero imcomparavel o top dos tops!
    Rogerio PR

    ResponderExcluir
  3. Condé,

    Estou indo para NY amanhã.

    Na minha lista de aquisições estão Versace pour homme ( meu terceiro já), Dior sport, tommy cologne, Lacoste booster, Hugo boss selection.

    Procuro um prefume marcante para balada que não seja one milion, acho muito "afeminado", la nuit seria uma boa?

    Já uso issey miake tradicional e egoiste platium que pra mim é o melhor perfume que existe.

    Prada infusion qual ocasiao?

    Live Jazz é muito diferete do jazz tradicional, parece com o pasha de cartier na minha opiniao.

    Prada Luna rossa e Ralph lauren romance irei provar.

    Vou te mandar um presente quando voltar pelas exceletes dicas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fendi Pour Homme e La Nuit são as boas opções. Infusion é fresco refinado, mas consegue ser casual também, difere sim. Romance Silver é melhor! Obrigado querido! Abração

      Excluir
  4. Excelente post, peço licença ao Fabio para sugerir ao anônimo que está indo amanhã para NY, para aproveitar a oportunidade e ir até a Bleecker St no Village, na altura do 399 para conhecer a Bound N.9 e seus perfumes, ao lado tem a Magnólia Bakery onde de quebra dá para saborear aqueles famosos cupcakes da série Friends.

    José

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo post Condé,
    assumo que até me emocionei um pouco. Sou realmente apaixonado por perfumes, já fiz a loucura de sacrificar um pouco do dinheiro que recebo que conseguir uma fragancia que estava desejando! Tira daki, põe dali, mas perfume nao pode faltar, hehehe.
    E sem duvidas que vc eh um dos responsaveis por tamanha paixao. Foi graças a vc que hj tenho o Terre d'Hermes e o La Nuit sempre comigo, como assinaturas!
    Grande abraço, meu amigo perfumista!
    Wilker Matos.

    ResponderExcluir
  6. condé, aproveitando o post aqui, quero deixar minhas opinião não contra vc, mas contrario a falta de personalidade de muita gente q vive perguntando qual perfume agrada mais aos outros. perfume tem q agradar a vc quem se preocupa com os q os outros pensam é pq é fraco de pensamento. pensa com a cabeça dos outros e se sujeita a isso. qto ao post, show de bola! abraço!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o anonimo ai d cima vc tem uma paciencia heim Fabio cada pergunta me eu ja tinha chutado o balde rsrs tem q usa perfume q primeiro agrade a gente ai depois q venhan os elogios!Muita gente axa q tendo um perfume top vai c sempre elogiado nao eh assim!
    Mas Conde voy pedi uma dica tua meu comentario la em cima falo sobre o Yang da Boticario vc eh um pouco mais novo q eu mas axo q conheceu ele ou nao?Me falaram q o Ungaro 3 lembra d leve ele o q me diz?

    Rogerio PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogerio, conheço o Ungaro e recomendo, amadeirado aromatico com toque de vodka e rosa. ABS

      Excluir
  8. Bom dia Conde,


    Em primeiro lugar quero te parabenizar pelo site e sua generosidade em dividir seu conhecimento.

    Mas vamos lá, gostaria de sua ajuda afim de encontrar ou saber sobre um perfume que era muito comum na minha infância e adolescencia, ele se chamava " MUSK " seu frasco era preto assim como sua caixa, isso era na decada de 70 , depois ele desapareceu do mercado.

    Abs.

    Sebastian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sebastian, esse eu ja ouvi falar, mas não conheci, creio que tenha descontinuado, Abs

      Excluir
  9. MINHA MÃE SENTIU UM PERFUME QUE FEZ ELA CHORAR; ELA DISSE QUE ERA O PERFUME DA MÃE DELA... MAS, ELA ERA BEBE QUANDO PERDEU A MÃE; SERA QUE O OLFATO INFANTIL GUARDA ESSA LEMBRANÇA...

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.