Brasil a pátria do perfume

A pátria do perfume tem novo líder no setor

 Foto: Tiago Ferraz

Desde 2010, o Brasil alcançou o topo do consumo de perfume no mundo. E quem comemora a liderança no mercado nacional, agora, é a rede O Boticário, que superou a Natura. A empresa paranaense, lider global em franquias de cosméticos, anunciou ontem que se tornou a número um no segmento no país. Também é do seu mix o perfume mais vendido em terras verde-amarelas: o masculino Malbec. Derivado da uva de mesmo nome, o produto tem álcool vínico, por isso passa parte do tempo de elaboração em barricas de carvalho, a exemplo do vinho. A empresa tem mais de 100 itens de perfumaria em seu portfólio.

Um dos que comemoram esse avanço mercadológico é o maior franqueado da marca O Boticário em Santa Catarina, Claudio Stringhini, que é sócio de 25 lojas e projeta mais três.
Os levantamentos sobre os números do mercado mundial e brasileiro são feitos pelo Instituto Euromonitor. No ano passado, as vends de perfumes no país alcançaram R$ 15 bilhões.

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br









85 comentários:

  1. Está errado! o Brasil é e sempre será a Pátria das deo-colônias, se os brasileiros continuarem não sendo consumidores mais exigentes. A Pátria dos perfumes sempre será a França!
    Exemplo disso é no meu trabalho: as mulheres usam deo-colônias da Natura e os homens todos usam Malbec, uma falta de imaginação de dar gosto, ou desgosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu ficaria feliz se no meu trabalho todos os caras usassem malbec...
      eu ia ser exclusivo no ambiente e deixaria as amiguinhas piradinhas...

      um dia ia de allure sport, outro dia de l'eau d'issey, outro dia de light blue, outro dia de terre...

      kkkkk! qual seria o pescoço mais cobiçado do trabalho?

      Excluir
  2. só é líder devido os impostos em cima dos importados. se o preço aqui fosse o mesmo praticado lá fora duvido q a população ia comprar essas porcarias sem fixação!

    ResponderExcluir
  3. Não vai ver o jogo da seleção vermelha e preta 16h? =D

    ResponderExcluir
  4. acha o Lacoste Red L12.12 e o Hot Water da Davidoff parecidos com o Xeryus Rouge?
    vejo algumas comparações no fragrantica ai não sei se posso confiar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hot Water deve seguir essa linha o outro não sei

      Excluir
    2. O Lacoste achei mais frutado, estranho que um lembra o outro apesar de não terem notas em comum, com e exceção da pimenta.

      Excluir
  5. MELHOR PERFUME DA FACE DA VIA LACTEA !!

    http://fimgs.net/images/perfume/nd.676.jpg

    sem mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, mas para mim longe disso. Experimente o Grey Vetiver se puder

      Excluir
    2. vou pegar um decant de 5ml pra ver se chega aos pés !
      caso sim, venho aqui mudar minha opinião!

      Excluir
  6. tenho uma alergia alimentar violenta a NOZES. posso nem comer biscoito de nozes q passo mal !
    será q posso ter problema com perfumes q tenham notas de nozes?

    ResponderExcluir
  7. Nossa quanta pretensão! E pensar que a primeira Casa comercial de Perfumes da França data de 1709, ou seja, só tem 305 anos... mas a gente chega lá!

    O bom é que a tecnologia aproximou o brasileiro do mundo e das boas coisas. Pelo menos alguns sabem distinguir um perfume de uma água de cheiro. Uma prova disso são os blogs e as discussões que surgem e que ajudam a ganhar conhecimento.

    Vejam o caso do público masculino “hermeticamente fechado” para muitas questões.

    Até pouco tempo perfume era “coisa de mulher” (ou como se dizia preconceituosamente por aí... “de viad...”). Perfume de homem era mesmo loção após barba, e hoje homens colecionam perfumes, usam os melhores cremes, discutem a pirâmide olfativa de uma criação, enfim... sou otimista, só nos falta a modéstia!

    Fernando - RJ

    ResponderExcluir
  8. polo blue é muito elogiado pelo publico feminino?

    ResponderExcluir
  9. Oi Fábio!

    Lendo algumas coisas aqui e ali, resolvi passar pra te perguntar se vc conhece a Casa État Libre d’Orange.

    Me parece q tem criações com nomes bem interessantes e intrigantes como “Vierges et Toreros” (Virgens e Toureiros), “La Fin du Monde” (O fim do Mundo), “Antihéros” (Anti-herói), “Vraie Blonde” (Loura Verdadeira) entre outros, mas o que mais que intrigou foi “Sécrétions Magnifiques” (Secreções Magníficas) um amadeirado unissex que tem inspiração na combinação de 4 “S”: Sangue, Suor, Saliva e (e)Sperma.

    Dá um susto né! rs

    “Like blood, sweat, sperm and saliva, this disturbing perfume is an ode to the pinnacle of sexual pleasure, that extraordinary moment when desire triumphs over reason. On the razor’s subversive edge, it’s love or hate at first sight...”

    Fonte: http://etatlibredorange.com/boutique2/en/secretions-magnifiques.html

    Ótimo fim de domingo,

    Super abraço,

    Raphael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim conheci alguns, desses Antiheros, Vraie Blonde e Secretions, o Secretions é bem estranho mesmo, os outros são muito bons, os que mais gostei são Tom of Filand que fiz resenha, Fat Eletrician e o Charogne

      Excluir
    2. Obrigado Fábio, já vi até que eles entregam no Brasil. ;)

      Excluir
  10. como disse o amigo lá no inicio é o país das colônias msm, infelizmente...
    mas vamos esperar q um dia esses impostos absurdos e dificuldade de importação diminuam pelo menos
    no mais fábio,aproveitando o espaço, tava querendo um feminino p/ o dia das mães, que seja doce sem ser enjoativo, e com boa fixação, se puder dar umas 4 indicações eu agradeço meu amigo
    abraço

    ResponderExcluir
  11. Olá Condé, você já experimentou o Silver Future da Vivinevo ?? Comprei por ser barato, mas depois me deu uma tremenda dor de cabeça ...
    Uma coisa que descobri, eu não sabia que perfumes importados copiavam os importados ...(Linn Young Fashion Provo)

    ResponderExcluir
  12. Olá sr. Fabio estou conhecendo o blog agora e gostaria de opinião sua:
    preciso de um perfume para faculdade, tenho 21 anos e gostaria de um perfume para o ambiente universitario noturno.. o que vc sugere? Aproveitando, para o dia a dia, Azzaro Chrome, Polo Blue ou Joop Jump (ou algum outro)? O Polo Black seria indicado para qual o ocasião/faixa etaria? Desculpa o monte de perguntas, mas não é td dia que encontramos alguem entendido do assunto disposto a nos responder.. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blue ou Black servirá para você, teste para ver a performance. Abs

      Excluir
    2. faculdade com perfume noturno? o q q rola lá? aula ou festa rave?

      Excluir
  13. Ai é que ta né conde, se pelas pesquisas nos somos os maiores consumidores de perfumes, deveria haver uma movimentação por parte de grandes importadoras para impulsionar a venda de perfumes importados aqui no país, potencial pra isso existe já ta provado. Tudo bem que nossas taxas são altas mesmo de impostos, mas mesmo assim as empresas do Brasil ten um olho muito grande, querem lucar 300% ou mais na media de venda de perfumes, vejo isso pelas poucas lojas que vendam perfumes importados em shoppings. Tipo por exemplo, eles pagam 100 reais num perfume e vende a 300, 350 ai não da né, um lucro justo seria no maximo 100%, mas aqui 3 sempre assim, lembram do black friday, aqui no dia do black friday , copiaram pateticamente a ideia americana só pra levarem vantagem, eles colocavam o preço dito verdadeiro do produto la no alto pra dizer qe estavam dando desconta alto, quando na verdade estavam vendendo no mesmo preço ou ate mais alto, vários sites e jornais americanos criticaram a atitude das empresas brasileiras. Deveria ter algum empresario forte do ramo que investisse em vender perfumes importados a precos justos, iria quebrar essas lojas que vendem a preços absurdos e automaticamente obriga-las a nao querer cobrar preços abusivos em perfumes e ai teríamos um leque maior de opções e preços de perfumes importados. A reportagem ai da a dica que o mercado brasileiro é promissor, só falta pessoas com recursos que invistam com qualidade, credibilidade e venda a preços mais justos, o lucro vira naturalmente pelo potencial de mercado aqui existente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amigo, ainda tem a ganância, a cultura da exploração já está no dna das pessoas aqui.

      Excluir
    2. vai ser empresário no brasil e vender a preço justo, depois vc me conta se teve caixa pra pagar seus funcionários, os impostos e repor a mercadoria!

      Excluir
    3. já q acha tão injusto os empresários e gananciosos... vire um e venda só vc perfume a preço justo...! dou nem 5 meses pra falir a loja!

      Excluir
    4. Anonimo, eu tenho loja de roupas e não vendo com taxa de lucros tal altas e não fali em 5 meses como vc fala ai. As perfumarias não tem que dar o perfume de graça, mas também não precisam explorar. Fazem isso por que não tem ampla concorrência. Como disse o amigo é necessário alguem com recursos pra iniciar e quebrar esse cartel, por que na realidade é um cartel sim o que elas fazem. HENRIQUE

      Excluir
    5. abre a loja então... ta esperando o q?
      não vai ser a única loja vendendo a preço justo no Brasil? KKKKK
      vai vender muito !!
      abre lá !

      Excluir
    6. ohhh rapaz ta com peninha dos empresários é? ta ganhando quanto pra defende-los? ou é mais um que faz parte do sistema tentando achar motivos para as explorações? hahahahaha

      Excluir
  14. Acho que o nome do anônimo acima é Jonas!

    ResponderExcluir
  15. Fabio, no geral quanto dura um perfume (validade), considerando armazená-los nas condições ideais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uns 5 a 10 anos, não sei precisar

      Excluir
    2. condições ideais CNTP ?

      Excluir
    3. Ideal seria refrigerado, mas não passando de 25 creio que está bom

      Excluir
    4. hehe, o dia q eu tiver um Ormonde ele vai direto da embalagem para a geladeira!

      Excluir
  16. Olha, longe de saber a fundo com que ética que os empresários daqui trabalham, mas acredito (eu disse, acredito) que um pouco de boa vontade faria ainda mais os seus lucros renderem mais, além de nós clientes ficarmos mais satisfeitos com preços mais em conta. Eu não sou pertenço à classe média alta, mas vira e mexe, arrumo uma maneira de ter perfumes que gosto e me agradam, além de conhecer novidades ao meu olfato, entretanto, acho preços daqui muitas das vezes para lá de exorbitantes, querem um exemplo? O meu colega de trabalho pediu para que meu outro colega comprasse o Terré (Hermes) em uma viagem a NY para ele, e acreditem, ele pagou meros 90 dólares pelo de 100mL (além de uma miniatura e um creme que vinha no pacote), aqui no Brasil, este mesmo perfume de 100 mL custa pouco mais de 500 reais, que considero (para meus padrões) muitíssimo caro, acredito que poderiam reduzir esse valor para um preço mais "atraente". Por outro lado, comprei um Silver Black (Azzaro) por nórdicos 149 reais, além de baratíssimo, considero-o um perfumaço, excelente custo x benefício. Se fizessem preços mais chamativos para outras marcas, tenho quase que certeza que muitos brasileiros abolirão o uso de nacionais (especialmente a aqueles que descontinuam suas fórmulas). Eis minha opinião, um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, é exatamente assim que eu penso, sei que no Brasil as coisas são difíceis, altos impostos , um estado que não da muito suporte aos comerciantes, mas que mesmo com tudo isso, da pra vender sim! Um pouco mais barato esses importados, até porque potencial pra vender umas 5 vezes mais do que vendem, tem. Já ta provado, mas aos preço que as lojas vendem somente uma porcentagem pequena da população pode comprar. Tenho certeza que muitos caras adorariam ter a oportunidade de usar perfumes importados de maior qualidade, mas como não tem condições tem que usar mesmo boticário e natura.

      Excluir
    2. Verdade, Wellington... menos ganância seria bem vindo.

      Excluir
  17. Oi Fábio,
    Estou à procura de um perfume na linha design para dias quentes, pois aqui na minha cidade é quente o ano inteiro. Então, estou à procura de um aroma que remeta a brisa, ao ar, a água, terra molhada, algo natural e distinto, não abro mão de exclusividade. Um perfume para um passeio no final de tarde na orla do rio Amazonas aqui na minha cidade. Gosto de aromas cítricos, especiados, frutados, madeiras leve, nada muito agressivo.
    Perfumes que tenho agora são...Versace pour homme, Lalique White, Le Male JPG
    Admiro muito o seu trabalho e confesso que comecei a gostar e a me interessar mais por perfumes lendo suas resenhas no blog. Espero que possa me ajudar nessa busca. Desde já agradeço.
    Henrique

    ResponderExcluir
  18. o jules voltou condé? http://www.dior.com/beauty/en_int/fragrance-and-beauty/fragrance/mens-fragrance/jules/pr-julesfpl-Y0061201-eau-de-toilette.html

    ResponderExcluir
  19. Condé, boa noite!

    Gostaria de saber se vc conhece um perfume de nicho chamado “L’Homme de Coeur” (2002) de uma marca francesa chamada Divine.

    Li coisas muito boas sobre ele, e a Iris parece ser a nota predominante.

    Valeu, Henrique.

    ResponderExcluir
  20. Fala Fábio, tudo certo?
    Eu li uns comentários num fórum e gostaria de saber se você já conheceu o Vila 53, perfume da marca Vila Romana. Parece que é o primeiro eau de parfum nacional.
    Desde já agradeço e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  21. Falou tudo Henrique. O nome do anônimo revoltado, continuo achando, é o "Jonas fura zóio"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. abre uma loja e vá vender perfumes... já q acha q os empresários exploram, vc vai ser o único q vai vender barato e vai quebrar todos eles... olha a oportunidade ai... abre uma loja... depois ve contar aqui!
      povo tosco, fala do q acha... mas nunca teve uma empresa na mão sequer pra saber como funciona a carga de impostos + concorrência! a margem dos comerciantes já é mínima... o q a margem de lucro é mais alta, normalmente são perfumes mais exclusivos difíceis de achar... esses vc pode dizer q exploram, mas compra quem quer...

      Excluir
    2. Bom acredito que a opinião do "Jonas fura zóio" não vai influenciar em nd o publico que acompanha o Blog! Pelo fato de que as pessoas daqui são mais instruídas a comprar em sites estrangeiros que mesmo com a taxa da alfandega compensa d+, ou nos anunciantes do Condé que tem preços mts bons quando comparados a lojas físicas ou até mesmos sites famosos brasileiros. Jonas vc está se doendo átoa, vai lá para o Blog da Capricho.

      Manuel Ribeiro

      Excluir
    3. se é um brasileiro "honesto" q não liga pra nota fiscal e imposto de renda... vá em frente!
      compre de gente como vc: HONESTA !!
      K K K !!

      Excluir
  22. Condé,

    Você já fez compras no "beautyencounter"? Em caso positivo, o que achou?
    Atualmente, esse é um dos poucos sites que vende o Pure Malt...

    Abraço,
    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há tempos atrás, quando enviavam para cá, não sei se enviam, mas tudo certo. Demorou uns 50 dias

      Excluir
  23. Brasil alcançou o topo do consumo de perfume no mundo???? fabio Condé para presidente

    ResponderExcluir
  24. aí cara com dó dos "coitadinhos" dos empresários, vc nem sabe onde pisa, só pelas suas argumentaçoes, ve-se bem que vc só gosta mesmo é de implantar a discordia, entrar numa discussão com vc, é simplesemente dar pano pra manga...

    ResponderExcluir
  25. O Jonas ta com dó dos empresários "injustiçados" hahahaha... Cada uma viu... T

    ResponderExcluir
  26. Realmente é im acinte o que fazem. Esses dias fui numa loja aqui em Goiânia para testar o terre d' Hermes, tao elogiado aqui no site, e eu não o conhecia ainda, perfume extraordinário mesmo, mas quando perguntei a moca o preço do de 100 ml, cai de costas. R$ 554,00, e era o EDT nem era o EDP . o perfume é bom mesmo, mas 554 reais é demais né. É um acinte, um "roubo". Compra quem quer e pode, mas eu mesmo que pudesse jamais daria esse valor, vou recorrer mesmo a compra virtual..rsrsrs... Paulo sergio

    ResponderExcluir
  27. Olá, Condé e Eduardo!
    Sobre a Beautyencounter, ainda vendem pro Brasil. Minha última compra foi em fevereiro e comprei o Pure Havane.
    Estou estocando Pure Havane e Pure Malt. Recebi em 25 dias.

    Abraços,
    Marcitto

    ResponderExcluir
  28. qual sua assinatura para o dia a dia fabio conde?

    ResponderExcluir
  29. Condé,

    Aproveitando a pergunta do colega anônimo, dos seus mais de 100 e tantos perfumes, se vc tivesse que escolher apenas 5:

    1) 1 perfume pra academia

    2) 1 perfume pro trabalho

    3) 1 perfume pra sair - dia (lazer)

    4) 1 perfume pra sair - noite (balada)

    5) 1 perfume pra ocasiões especiais (formal)

    Quais seriam hoje suas escolhas? (falo hj pq sei q novos perfumes surgirão e tudo pode mudar)

    Sei que é muito difícil, mas são só 5, tem q desapegar rsrs,

    Valeu, Fabricio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabricio eu teria que estar em frente a minha coleção e ficar por minutos pensando hahahahahaha

      Excluir
  30. Ahahahah...assim não vale! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha veja meus top 20 em vídeo review que ajudará

      Excluir
  31. Dica do DIA:

    • Compras no escuro podem não funcionar. Nem mesmo borrifar no papel. Comprar perfume é como um namoro. É preciso conhecê-lo muito bem para casar. Cada pele reage de modo diferente, considerando também clima e humor. O ideal é aplicar e sentir no mínimo durante um dia todo. Aquilo que parecia ser ótimo, pode tornar-se desagradável. Às vezes o divórcio pode ser em dólares.

    ResponderExcluir
  32. Fala mestre, duas dúvidas rápidas... li em alguns blogs que o diamonds é doce e não amadeirado, procede essa informação? Entre diamonds e o code, qual recebe mais elogios femininos e também qual tem mais projeção? Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É no meio termo, fresco doce amadeirado, eu não tive o Diamonds, por isso prefiro o Code.

      Excluir
  33. fábio, pro dia a dia, ir pra faculdade, etc... 212 men ou giorgio armani diamonds?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 212 é mais comum, se quiser exclusividade vai de Diamonds

      Excluir
  34. "Brasil, a pátria amada idolatrada salve salve..."

    os nacionais vendem muito ainda não digo nem q seja por causa do preço mais baixo, mas pq o povo gosta da comodidade de comprar com as consultoras em suas casas e parcelar em todas as vezes no cartão!

    ResponderExcluir
  35. Fabio, Tudo bem? Fiz minha primeira compra no fragrancenet, acompanhando seus comentários, resolvi arriscar. Comprei o solo loewe 50 ml por 79 reais, mais 46 reais de frete ficou no total 125 reais. Minha duvida é, o perfume ficou abaixo dos 50 dólares, porem com o frete ficou um pouco acima. No caso quando eles cobram taxa aqui ni Brasil é 60% sobre o valor da mercadoria ou 60% do valor da mercadoria com o frete? Essa é minha duvida, sera que eles vão me taxar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 60% sobre o valor que está declarado no pacote, por lei não deveriam mas escaneiam e dependendo acham que o valor foi declarado errado de propósito ,ai taxam

      Excluir
    2. deve ser taxado, mas vc pode recorrer entrando com uma ação contra a união depois...
      faz assim... vc paga a taxa q te cobrarem e pega o recibo... depois entra no pequenas causas contra a união por cobrança de imposto indevido... amparado na lei q diz q vc tem direito a importar até $100 obamas.

      Excluir
  36. É, se eles me taxarem somente sobre o valor da mercadoria ainda assim compensa a compra em sites internacionais, pois mesmo assim no total o valor ainda ficaria menor do que se eu comprasse em sites daqui. Agira se for do valor total ai já fica meio salgado..rsrsrs... De qualquer maneira vale a tentativa, é minha primeira vez comprando perfume em site de fora. Tomara que no fim das contas mesmo com as taxações seja compensatorio en vista dos preços daqui...flw, abraços..

    ResponderExcluir
  37. Bom dia a todos!
    Achei que esse post tem mais a ver com minha pergunta! Sei que todos os assinantes no O Perfumístico são confiavéis já comprei com alguns.
    Mas Condé ou alguém conhece a loja VIP CENTER SHOP? segue o link: http://www.vipcentershop.com.br/ se alguém tiver informações compartilhe-as.
    Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
  38. Bom dia Fábio, td bem?
    Gostaria de saber se vc conhece o site loja Glamourosa, é um site português voltado para a perfumaria e cosméticos. Como sendo português eles cobram em euros, mas, com preços bem interesantes já convertidos em real, e compras acima de 60 euros o frete é grátis para qualquer lugar do mundo. Pois bem, pode me dizer se conhece e se é confiável.
    Obrigado desde já,
    Hélcio.

    ResponderExcluir
  39. No Brasil ja existem os eau de toilette e eau de parfum.O essencial tradicional da natura vinha descrito na caixa com Eau de parfum.Na Argentina a Natura vende seus perfumes como eau de parfum o que seria no Brasil Deo Parfum.Isso tudo é pra fugir de mais impostos ja que produtos de higiene tem carga tributaria menor
    por isso chamam de deo colonia ou deo parfum
    se Natura , boticario e cia usassem o termo EDC ou EDT teriamos como os importados, mas com preços bem mais caros.Ae sim todo mundo so compraria os perfumes gringos
    essa historia de deo colonia no Brasil ja encheu o saco!!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.