A Perfumaria está deixando de ser um "comércio secreto"

A pefumaria continua sendo um ‘comercio secreto’, mas os gigantes americanos estão cada vez mais próximos da transparência.

Clorox está trabalhando para divulgar alérgenos em seus produtos. Será que os outros vão começar a abolir o seu próprio "estado de segredo comercial", ou até mesmo eliminar os alérgenos por completo?

Centenas de anos atrás, os perfumistas especialistas da França produziam misturas exóticas e ultra-secretas para serem usado nos borrifadores, sabonetes e pós de elite do mundo. Nesse contexto, a aplicação de estatuto de segredo comercial para a indústria de perfumaria fez muito sentido. No mundo de hoje - onde qualquer empresa pode contratar um químico para fazer a engenharia reversa das fragrância do seu concorrente - tornou-se mais uma questão de defesa do consumidor do que os direitos de propriedade intelectual.

Envolto no manto de proteção de segredo comercial, os ingredientes da fragrância (normalmente entre 150-300 moléculas distintas) não precisam ser divulgadas nos rótulos de produtos de consumo. Defensores da saúde ambientais têm se tornado cada vez mais vocal em seu esforço para brilhar uma luz sobre a composição química das fragrâncias, incentivando os responsáveis políticos e empresas a abraçar a transparência.

Na semana passada, Clorox tornou-se uma das primeiras grandes empresas de produtos de consumo a fazer exatamente isso, revelando não apenas todas as fragrâncias alergênicas utilizadas em seus produtos (ele fez isso em 2009), mas as fragrâncias alergênicas contida em cada produto específico . Embora ainda seja um ou dois passos tímidos da divulgação completa, o movimento de Clorox é um grande problema, considerando como ferozmente empresas e associações comerciais têm protegido o status de segredo comercial das fragrâncias. Também é importante dada a forma como muitos consumidores têm uma sensibilidade aos alérgenos das fragrância (até 11%, de acordo com um relatório 2013 publicado por Mulheres de Vozes para a Terra, sem fins lucrativos).

Maior concorrente da Clorox, Johnson & Johnson, ainda não tomou essa etapa, apesar de ter divulgado a lista completa dos 1.500 possíveis ingredientes de fragrâncias utilizadas em suas diferentes linhas de produtos. Seu site "Fragrance Palette", explica: "Nós não especificamos os ingredientes individuais de cada fragrância porque vemos aqueles como receitas secretas. Mas nós compartilhamos nossa paleta de fragrância completa, para torná-lo possível para as pessoas com alergias ou preocupações sobre um ingrediente especial para ver se ele pode ser usado. "

Para Clorox, a confiança e lealdade do cliente prevalece sobre a necessidade de proteger as suas receitas, de acordo com Catherine de Lacy, vice-presidente de administração global da empresa. "Há um custo associado a divulgação - que têm investido em comunicações de ingredientes dos produtos, uma vez que tornou-se a primeira grande CPG em 2009 a começar a divulgar os ingredientes em nossos produtos de limpeza e desinfecção dos EUA e Canadá", disse ela. "Mas há também um benefício do negócio: os consumidores estão mais bem informados, e nós continuamos a construir a confiança e lealdade."

Agora que Clorox está divulgando substâncias alergênicas de perfume, ele irá removê-los dos produtos? Talvez. No mesmo dia em que anunciou a sua nova política de divulgação, a empresa lançou a sua nova ferramenta de desenvolvimento de produto interno, o ingrediente Calculadora Clorox preferenciais, que permite que a equipe de desenvolvimento do produto avaliar de forma rápida e eficiente vários ingredientes do produto e seus substitutos potenciais com base em saúde e sustentabilidade.

"Estamos constantemente avaliando nossas formulações e fazendo melhorias de sustentabilidade", disse de Lacy. "A ‘Clorox Calculadora de Ingredientes’ é uma grande ferramenta para ajudar-nos a considerar o perfil global de sustentabilidade dos nossos produtos e nos ajudará a fazer escolhas que beneficiem o consumidor através de nossas formulações de produtos e divulgações."

Um segredo aberto:
Até que as alterações de status de segredo comercial da fragrância, no entanto, as empresas terão de encontrar um equilíbrio delicado entre o desejo de transparência e a necessidade de manter a competitividade. Em um aceno com a transparência, a Fragrance Association International (IFRA) revelou todos os 3.000 produtos químicos atualmente utilizados para criar fragrâncias em produtos de consumo em todo o mundo, todos os que se declarou seguro de acordo com suas próprias normas. Ao mesmo tempo, a associação comercial tem trabalhado arduamente para a proteção de segredo comercial para o setor em todo o mundo, incluindo o concurso realizado em 2013 para incentivar a União Europeia a adotar a proteção de segredo comercial para fragrâncias. No relatório IFRA à Comissão Europeia sobre o assunto, o presidente da associação Pierre Sivac escreveu: "Os segredos comerciais foram os principais meios pelos quais a nossa indústria inovou rapidamente e historicamente, protegendo sua propriedade intelectual."

"Proteção de segredos comerciais para a indústria de perfumaria está desatualizado - qualquer empresa pode desconstruir uma fragrância e descobrir o que está nela", argumentou Stacy Malkan, co-fundador da Campanha para Cosméticos Seguros e autor do livro, não apenas um rostinho bonito : o lado feio da indústria da beleza. "É um segredo aberto entre as empresas o que está nas fragrâncias, os únicos que não sabem são os consumidores."

Não são apenas os defensores da saúde pública empurrando para levantar o véu de segredos que envolvem fragrâncias. Algumas empresas de produtos de higiene pessoal, gostaria de ver as coisas mudarem também.

"Ainda temos que fazer qualquer produto com uma fragrância ou sabor - até mesmo uma fragrância natural ou orgânico ou sabor - porque eles não divulgam os ingredientes", disse Rebecca Hamilton, diretor de desenvolvimento de produtos da empresa de produtos naturais de higiene pessoal Badger. "Acreditamos na transparência. É uma grande parte do nosso valor de marca e se não sabemos quais são os ingredientes, não sabemos se há alguma coisa lá dentro que seria prejudicial. "

Hamilton acrescentou que a proteção de segredo comercial da indústria de fragrância é também uma vantagem comercial injusta. "Como uma empresa de cosméticos que tem a lista de todos os meus ingredientes, então por que uma empresa de perfumes não tem que?"

Amy Westervelt é um repórter freelance baseado em Oakland, Califórnia, que abrange o meio ambiente, negócios e saúde.

Fonte: www.theguardian.com






FragranceNet.com









13 comentários:

  1. não entendi o secreto.
    secreto pra quem?

    ResponderExcluir
  2. Irmão, bom dia!
    Você acha o Bond nº 9 The Scent of Peace muito parecido com o Aventus ? É redundante ter os dois ? To lendo muita coisa boa sobre ele, mas ja tenho o Aventus e fiquei na dúvida.

    Obrigado irmão e muito sucesso!

    César

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não achei, são diferentes mas seguem uma linha. Vou postar resenha dele aqui. Abs

      Excluir
    2. Entendi. Obrigado irmão, aguardo ansioso :)

      Excluir
  3. E ai Fábio tranquilo? Espero que sim. Cara me indica dois cítricos que segurem um dia de calor intenso. Pode ser um designer e um nicho. Uso muito o terre e o dior sport, tô querendo variar um pouco. Abraço
    Gleidson Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tranquilo e você?
      Cara muito difícil segurar esse calor hoje em dia, ainda mais nicho que é bem natural :|

      Excluir
  4. Ta bem difícil mesmo kk. Mas o que tem usado, e tem ao menos fixado um pouco mais?

    ResponderExcluir
  5. Sim. No ar condicionado também. O problema são as saídas durante o dia, ai fica muito quente ai já sabe kk. Tranquilo irmão Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, Neroli Portofino e Eau du Sud duram bem como Azemour

      Excluir
  6. Fabio, bom dia.

    Em sua opinião, quais são os melhores perfumes (unissex) à base de flor de lavanda?

    Gostaria de comprar um perfume com aroma de 'bom-ar', refrescante, clássico. Que remetesse a uma lavanda chique mesmo!

    Grande abraço, o obrigado.

    Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Indico Pour Un Homme, Chanel Exclusif Jersey, Kilian Taste of Heaven e Dreamer que é mais barato

      Excluir

Tecnologia do Blogger.