100 anos de Chypres


Por: Alessandra Tucci
CEO Perfumaria Paralela – Expert nos temas da perfumaria


O Chypre de Coty, de 1917, teve um papel tão original e importante na perfumaria que inaugurou uma nova família olfativa, abriu um novo estilo de perfumes que faz sucesso até hoje.

François Coty era um visionário e se inspirava pelos lugares por onde viajava para criar os seus perfumes. A ilha de Chipre foi um desses casos de amor com seu ambiente misterioso, a mistura de cheiros cítricos, úmidos, amadeirados e florais deu vida ao Chypre de Coty.

Um perfume, assim como uma receita culinária, é feito de vários ingredientes – pode conter de 30 a 300 ingredientes - mas para que ele seja considerado um Chipre, ele precisa ter 6 ingredientes indispensáveis que são responsáveis pelo seu caráter marcante e chique. Vamos conhecer abaixo um pouco mais sobre cada um deles:

1. A bergamota é uma laranja que não é comestível. Seu óleo essencial é utilizado apenas na perfumaria. Seu perfume remete a chá earl grey e flores. E fique atento, esta não é a laranja que no sul do Brasil é chamada de bergamota (que na verdade é a mexerica).
2. A rosa que é um dos óleos essenciais mais sofisticados da perfumaria.
3. Jasmim é uma flor branca de perfume intenso, marcante e um pouco frutado.
4. Patchuli é uma folhagem com intenso perfume úmido e amadeirado. É ele que melhor traduz a personalidade deste tipo de perfumes.
5. Musgo de carvalho é um ingrediente envolvente e aveludado, que reforça o lado misterioso e a incrível duração dos chipres.
6. Lábdano é uma resina com perfume que lembra a própolis, um leve toque faz toda a diferença!

Além dos 6 ingredientes que fazem do Chipre um Chipre, muitos outros são adicionados para que você possa encontrar um Chipre para chamar de seu! Dos mais frutados aos mais florais, dos adocicados aos super amadeirados.


Nós selecionamos os melhores perfumes Chipres de todos os tempos para você conhece-los e senti-los na sua próxima visita às perfumarias.
Chypre de Coty é o pai de todos os Chipres, depois dele veio outro clássico, Mitsouko de Guerlain. Na década de 40 tivemos algumas das maiores obras-primas dos chipres, como Ma Griffe e Miss Dior. Na década de 80 foi a vez de Knowing fazer sucesso nos Estados Unidos e Paloma Picasso, no Brasil.
Na década de 90 Yves Saint Laurent lançou Champagne, um perfume Chipre bem moderno e frutado que teve que mudar de nome pois a associação dos produtores de Champagne na França, entrou com uma ação contra a marca. Assim, Champagne virou Yvresse.
Ainda na década de 90, Gucci lançou Rush, uma maravilha de Chipre. Nos anos 2000 foi a vez de Chanel com dois hits de mercado: Coco Mademoiselle e Chance. E foi em 2013 que Giorgio Armani lançou Sì, um dos perfumes mais vendidos da Europa, um Chipre moderno, adocicado e frutado.
No Brasil, os Chipres também vão construindo seu espaço. Depois de Rhea de O Boticário, que foi lançado no início dos anos 2000 e que deixou órfã uma legião de fãs, a Natura lançou Luna, um Chipre delicado para usar o tempo todo e O Boticário trouxe Elysée, um Chipre floral com personalidade marcante.
Agora, melhor do que falar de perfumes é senti-los na pele! Divirta-se, experimente e compartilhe suas descobertas.




FragranceNet.com







23 comentários:

  1. 100 anos de Chypre, mas nenhum se iguala a Chypre Clair, o mito intergaláctico!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkk calma né, o Chypre Clair é mais um chypre moderno

      Excluir
    2. Ha Chypre Clair; este sim, esse promete!

      Excluir
  2. Fábio Boa tarde. O Tabac d'Or já está a venda? Onde posso adquirir
    Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julho meu nobre, em breve divulgarei no facebook da Condé Parfum

      Excluir
  3. Fábio, pelo que li chypre é uma fragrancia tipica feminina?

    ResponderExcluir
  4. Fábio, uma luz pra mim, por favor!
    Pra inverno, entre Au Maculin da Lolita e Oud Essence da Ferrari, qual você acha melhor?
    E quando você acha que agradaria mais o ambiente?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho mais agradável o Au Masculin, mas tem que curtir doces

      Excluir
  5. ... Sou o mesmo que comentei do Churrascao no post anterior KK, você pensa em fazer várias coleções de perfumes cada inspirada em momentos, cheiros, e etc ?
    Tomara que as vendas sejam iguais aos comentários para comprar , rsrs.. Se não o Fábio, espera e nada. Eu não prometo que comprarei amigo, pois aqui tá difícil .. Mais assim que puder, concerteza vou experimentar. Sucesso sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu farei uma linha exclusiva futuramente inspirada em algo que não sei ainda rsrs mas terá o kit com 3 flaconetes dourados lindos de cada perfumes, 5ml, a 100,00, não fica ruikm.; Abs

      Excluir
    2. estou a espera do perfa com aroma de mate limão com praia

      Excluir
  6. Ferrari Black tem o cheiro do show do falido Exalta Samba

    ResponderExcluir
  7. tu ainda usa o Polo Blue EDT?

    ResponderExcluir
  8. Não sei se o comentário anterior foi enviado só consigo enviar como anônimo, mas enfim... Comprei o for her a um tempo atrás por sua indicação e adorei, não sei o que acontece, minha pele acho q é muito seca que a maioria dos perfumes que fica bom em todo mundo fica péssimo em mim, já comparei com outras pessoas mas o problema sou eu mesmo. Só que isso não acontece com perfumes chypre, apesar de conhecer poucos geralmente ficam bons, até uma colônia baratinha que tive do Avon que se chamava Chipre eu adorava. Se possível me indique mais algum pq geralmente vc acerta, não curto coisa muito cítrica nem doce gourmand. Adoro o blog, Aline

    ResponderExcluir
  9. Não entendo muito só sei que no geral Chypre me agrada. Não quero um perfume que todo mundo tem, to meio que na busca de algo meio exclusivo, nem muito adolescente nem maduro demais, algo novo se é que me entende. Por exepmlo light blue é muito indicado mas eu não gosto, nem nada muito cítrico, florais tipo 212, Flower by Kenzo, acho enjoativo, Prada Candy tbm é doce demais pra mim. Não gosto de perfumes invasivos mas isso não quer dizer que não tenha que ter fixação e uma certa projeção. Já tenho alguns mais fortes pra noite, quizás, quizás quizás eu adoro mas só uso em ocasiões especiais e no frio pq é muito invasivo, o Just Cavalli até uso de dia mas achei forte, moro no sul e nos dias mais amenos uso o for her que fica um pouco atalcado em mim mas eu curto.Benneton Dream Big é um baratinho que to conseguindo usar direto tbm mas acho fraco, e o very irresistible gosto muito. O que vc acha de nota de couro para mulheres? Ou dizer que o chance tem e é um dos preferidos seus, mas tenho medo da baunilha dele e acho que já tá meio manjado. Vou fazer 30 anos. Desculpa o textão, Aline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada ALine, você conhecer o Flowerbomb de Viktor Rolf?

      Excluir
    2. Pois é, tenho um que está quase acabando, mas recebi umas indiretas no trabalho pq estava forte daí fiquei meio receosa de usar direto, adoro a nota de chá que tem nele, mas tô precisando de algo mais versátil. Aline

      Excluir
    3. Vou indicar alguns para conhecer, versáteis, Versace Bright Crystal, Cartier Baise Voler e Place Vendome de Boucheroun

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...