Cuir Vert Condé Parfum Por Sergey Borisov (Diretor do Fragrantica)

Fabio Conde


Cuir Vert



Por Sergey Borisov

Eu gosto muito de experimentar fragrâncias de países de “não-perfumes”, Romênia, Polônia, Malásia, Japão, Tailândia, Egito, Argentina – seus perfumes parecem que falam suas próprias línguas. Experimentar seus aromas é como provar as iguarias exóticas locais, conhecendo novas gastronomias e costumes, encontrando aspectos semelhantes e combinações radicalmente novas. Entre todos os países do mundo, eu sonho há muito tempo em experimentar alguma coisa do Brasil; as razões para isso provavelmente estão ligadas ao fato de que os brasileiros espalham sua mágica no futebol, no carnaval e na bossa nova

E agora tenho em mãos uma amostra do Cuir Vert da marca brasileira independente Condé Parfum. A história desta marca brasileira está associada à França. O perfumista independente Fabio Condé se considera um descendente do príncipe francês, Louis de Bourbon Condé (1530 – 1569), líder da revolta dos huguenotes e general em guerras religiosas na França, e de Louis II de Bourbon intitulado Grand Condé (1621-1686), um famoso general na Guerra dos Trinta Anos. Como confirmação, Fabio usa o brasão da família para seus perfumes. 

A família Condé supostamente fugiu para Portugal após a execução do Duque de Engienne por Napoleão (isto não é totalmente verdadeiro, a linhagem dos Bourbon-Condé terminou em 1830); a família foi aceita na corte real e sob a ameaça da invasão napoleônica, a família Condé migrou juntamente com a família real portuguesa, como cortesãos e se estabeleceu em Minas Gerais, onde as minas de ouro e diamantes tinham sido descobertas na época.

Fabio Condé se interessou por perfumes desde pequeno, e depois de um período de colecionar perfumes, ele começou a escrever o blog O Perfumístico em 2010, juntamente com a criação de um canal no YouTube. O próximo passo – sua própria marca de perfumes – foi dado em 2017.

Cuir Vert, uma das seis fragrâncias da Condé Parfum; as outras são Jardin Jaune, Boisée Rouge, Tabac d’Or, Chypre Clair e Cologne Bleue. Cuir Vert é uma fragrância honesta – verde e resistente. Perdão, falha nossa, a caixa alta não estava ativada, eu quis dizer VERDE! E RESISTENTE!

Lima e limão siciliano, no estilo de colônia tradicional, iniciam a fragrância – entretanto, na maior parte do tempo, Cuir Vert apresenta uma nuvem fria, refrescante e forte, condimentada de salicilato de metila, que apoia a frescura cítrica na maneira em que unguentos esportivos para os músculos e as juntas revigoram e energizam atletas. Além disso, o salicilato de metila (ou óleo essencial de bétula) torna a fragrância verde-grama e profunda com uma projeção absurdamente potente, enquanto o óleo de cipreste e o franquincenso acrescentam uma sensação natural a essa nuvem verde.

O acorde de couro do Cuir Vert é feito com isobutilquinolina, um material de couro e camurça verde ácido (para descobrir seu aroma – leia este artigo completo por Matvey) e o design da fragrância é quase totalmente baseado neste material sintético, que tem atingido uma nova onda de popularidade (de Nudiflorum até Rose & Cuir). Eu diria que Cuir Vert é como o Hulk, um enorme mutante verde, um gigante com uma enorme projeção e vida, emergida do humilde Irish Leather Memo. O perfume não conhece “moderação” e não há uma “senha de segurança” para ele. Se você achou que Baccarat Rouge 540 é A fragrância mais potente e de vida mais longa, chegando a aborrecer, então Cuir Vert pode fazer você mudar de ideia. E sim, nos dois perfumes, existe alguma coisa de açafrão no fundo. O perfume é bom, mas é demais para mim. Não sei porque eles vendem o perfume em frascos de 50 ml – essa quantidade é suficiente para uma vida inteira, mesmo que ela seja sua fragrância de assinatura.

É claro, não se pode formar uma opinião sobre os gostos de um país inteiro, com base apenas em um só perfume. Mas julgando pelo Cuir Vert, eu diria que os brasileiros apreciam fragrâncias explosivas, frescas e radiantes, de excepcional durabilidade e grande projeção, irradiando notas frutadas, frescas e familiares e um caráter forte. Eu vou esperar me familiarizar com outros perfumes brasileiros para obter uma base sólida nesta avaliação ou para mudá-la.






26 comentários:

  1. amigo, sândalo é um aroma fácil de agradar?
    Seria um aroma moderno ou mais old school?
    Combinando com Bergamota como ficaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem tipos de sândalo, o mais utilizado é o Amyris que quase não tem aroma,é meu neutro.

      Excluir
  2. Fábio, você conhece algum perfume que remeta ao lacoste booster? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não amigo, mas aconselho a linha Guerlain Homme

      Excluir
    2. nada remete ao melhor perfa masculino do mundo! absolutamente, nada!

      Excluir
  3. Olá Condé. Acompanho o Blog e seu canal do youtube faz um bom tempo, mas infelizmente ainda não conheci nenhum perfume seu. Se Deus quiser um dia conhecerei todos. Parabéns pelo trabalho e pelo sucesso, agradeço a atenção que sempre tive aqui. Desejo que o sucesso não só permaneça mas aumente. Abraço e parabéns também pela matéria.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela matéria Condé! Estou bastante no início de apreciar fragrâncias de perfumes, mas pode crer que aqui no seu blog já aprendi muita coisa para um iniciante. Quanto ao perfume da matéria, me parece que agradaria meu gosto pessoal. Preciso conhecer e tirar minhas conclusões de aprendiz.

    Grande abraço!

    Marcos Ricieri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, obrigado!
      Esse ai só indico conhecendo antes rsrs e com poucas borrifadas na pele, aguarde bastante. Abraços

      Excluir
    2. 7 borrifadinhas de leve, apertando só até a metade do spray, sabe?!

      Excluir
    3. Está doido kkkk uso apenas uma no dia a dia

      Excluir
  5. Uma borrifada? Deve ser muito bom mesmo! O Ferrari Black que gosto muito, tenho que acabar quase com meio vidro se quiser sentir o cheiro por meio dia!rsrs Já o Nuit de Giorgio Armani sim, esse é bastante duradouro. Em mim, fixa mais de 10 ou 12 horas...

    Marcos Ricieri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito concentrado, por ser bem intenso em notas pesadas sugiro no máximo duas, mas não é um perfume fácil pois o foco é no couro né; ABs

      Excluir
  6. Esse(Cuir Vert) vai bem até que temperatura Fábio
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso em até uns 30 a 32 graus com duas borrifadas no máximo, quando está frio aumento para 4 mas depende da situação, se for encontrar pessoas ou ambiente fechado, no máximo duas em qualquer clima

      Excluir
  7. Olá Fábio! Adquiri um decante do Cuir Vert e outro da Cologne Bleue no site guido. Sei que são propostas bem diferentes, mas espero gostar das fragrâncias!

    A contar pelo Nuit de Armani e Dior Homme, achas que apreciaria o Cuir Vert?

    Grande abraço!

    Marcos Ricieri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, obrigado hein! Difícil prever, tem chance de apreciar, mas precisa gostar de couro, complexo e bruto, um extrait pode se dizer isso. Um aroma verde amargo e esfumaçado, canforado, só aconselho usar 2 borrifadas e usar algumas vezes tentando entendê-lo rsrs espero que goste de algum! Abraços

      Excluir
    2. Marcos, é um aroma de couro como se fosse o de um docksider da samello com aquele cheiro de camurça "crua" e na secagem ou antes até remete tbm a asparas de lapis - tipo qdo se apontava lápis, pelo menos na minha época - bem masculino. Percebo nele a paixão do criador pelo Memoir Man. :)

      Excluir
  8. Boa Tarde Condé. Cara, já passou pela sua cabeça de tentar entrar em contato com a rádio jovem pan, mais precisamente com a rádio do pânico de São Paulo, na tentativa de divulgar mais ainda o seu trabalho? Digo isso, pq acompanho diariamente o programa dos caras, e eles sempre levam convidados para divulgarem os seus trabalhos, acho que seria uma ótima ideia irmão, até pelo alcance que o programa atinge de ouvintes por todo o Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Leonardo, quando tive assessoria, tentamos na época com todo veículo, mas não pensei nela mesmo não, mas hoje não vejo na Pan meu negócio não rsrs

      Excluir
  9. Quando sai do forno o seu Chá mate com limão com pitadas de praia e maresia?

    ResponderExcluir
  10. Continuo aguardando meu decant do Cuir Vert pela Guido. Achei a logística do Perfume Shopping melhor e mais ágil. A Guido indica de 5 a 7 dias para preparar o produto e de 5 a 25 dias úteis para entregar. Acho muito tempo nos tempos de hoje!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim ai concordo, não sabia se a Perfume SHopping tinha meus perfumes pois não renovaram como Guido renovou. Abraços

      Excluir
  11. Olá Condé, te acompanho desde quando vc postava resenhas nos comentários da antiga sacks, hoje sephora, legal te acompanhar agora como perfumista. Tô ansioso pra conhecer este perfume em específico. Ele é muito bem falado por um resenhista de perfumes de nicho ñ só esse mas todos os outros da sua marca. Abraços e que venham outras belas obras!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...