Couro

O cheiro de couro está na linha média entre os tons masculino e feminino. Historicamente, o couro é uma das primeiras notas em perfumaria, enraizado na tradição de Gantiers Parfumeurs, uma guilda de fabricantes de luvas parisiense que fez as luvas de couro para a aristocracia. De acordo com a moda do século 16, as luvas eram perfumadas com óleos, almíscar, âmbar e almíscar, para mascarar o hálito nauseante de pele animal. Devido ao processo de curtimento, a pele em bruto não cheiram tão bem, e este perfume re-odorizado é realmente o que hoje descreve a nossa noção do cheiro do couro.
O cheiro de couro oficialmente pela primeira vez documentada foi usado pelo Rei George III - The Royal Inglês couro. Esta fragrância, ainda hoje disponível, foi a primeira fragrância criada pelo Creed, um fabricante de luvas real. O rei gostava tanto do cheiro de luvas perfumadas que pediu Creed para torná-lo uma fragrância corpo.
As raízes da perfumaria couro atingir todo o caminho de volta, no passado, a tradição de perfumar o couro, quando as fragrâncias florais foram usados para mascarar o odor orgânico. Historicamente, as fragrâncias de couro surgiu de duas grandes escolas, dividindo-se os tipos de couro da Rússia e os tipos de couro espanhol.
Aromas de couro da Rússia são inspirados pelo cheiro das roupas militares e sua forte impressão de força, autoridade e sucesso. O cheiro de couro da Rússia tem um aroma muito forte e característico, devido ao alcatrão de bétula, que era usado para fazer os bens de couro impermeável e elástica. A presente nota se tornou muito popular como perfume das mulheres, na época da emancipação das mulheres. Na história da perfumaria, os 20 primeiros estão marcados por um grande número de perfumes, lançados por casas diferentes, chamados Cuir de Russie.
Mas era o cheiro de couro espanhol que surgiu a partir da prática do século 16 de aromatização de camurça com a essência de ervas, flores e frutos, em harmonia com a algália e almíscar. Peau d'Espagne (pele espanhol), fruto da prática tradicional de perfumar o couro, continua a ser uma noção importante, mesmo na perfumaria moderna. A nota de couro usada em perfumaria é, portanto, um aroma artificial, criado como um híbrido de flores e de pele. O couro genuíno, um material tratado pelo perfume, é um composto orgânico feito de peles de animais, que normalmente tem um cheiro desagradável.

Hoje, a reprodução do cheiro de couro é conseguido através de aromas naturais derivados, bem como os sintetizados em laboratório. As fontes naturais incluem zimbro, óleo de bétula e cade, estoraque, Cassie, castoreum, murta, e ládano estevas. Para alcançar esta nota forte animalesco, os perfumistas também usar notas criadas no laboratório: quinolinas, safraleine, aldeídos, e nuances de camurça sintetizados. Para tons mais quentes e suaves, como o cheiro suave de couro de cervo, o cheiro de bétula é dissolvido em baunilha e notas florais.
Quando os ingredientes árabes entraram em moda, que tornou-se familiar com a variante de couro da Arábia, que é tipicamente associada com nuances picantes fortes e afiados.
Fragrâncias de couro de marcas diferentes, em especial os da indústria de couro, são muito apreciados e muitas vezes utilizados para promover a marca e seus produtos. Um dos exemplos mais importantes é a casa de Hermes e suas fragrâncias de couro.
Esta casa foi criada como uma oficina de arreios, que criou os acessórios finos em couro especialmente concebidos para os pilotos. Foi só depois que a empresa passou a produção de bolsas e outras peças de senhoras e galhardia dos homens. Suas fragrâncias de couro cheiram exatamente como a sua linha de produtos finos. fragrâncias Trussardi compartilham o mesmo sabor.
Guerlain também saiu com uma interessante variante de um cheiro de couro - Guir Beluga - fragrância leve e pó de couro, cujas notas animalesco derreter nas melhores flores. Variações de fragrâncias de couro são infinitas, mas sua essência é sempre reconhecível. Ele contém algo que atrai as pessoas, não só como um perfume, mas também como uma noção que, em momentos diferentes e em diferentes culturas significava tanto diversa e as mesmas coisas - a liberdade, poder, prestígio e sensualidade.
Autor: Milojevic Marina
Prezado Fábio Condé,
ResponderExcluirMuito interessante o artigo sobre o couro, a história, a evolução, e utilização.
Resta-me uma dúvida, nas fragãncias atuais, o que, ou como devemos perceber como o couro?
E ainda, poderia, presentear-nos com alguns exemplos, onde o couro se faz evidente nas notas?
Abraços.
J. Hsan
J. Hsan, eu considero o couro mais presente, sempre do corpo para as notas de fundo, em perfumes com um tom mais seco, entendo que seja para equilibrar, e tornar a fragrância mais sóbria, mais fechada. Isso é bem complexo, varia em cada nariz. Vera Wang Men, Dirty English, Zen de Shiseido, são perfumes atuais que me lembro nesse momento, onde consigo sentí-lo. Abraços e obrigado pelos seus comentários.
ResponderExcluirCondé, o couro é evidente no Dior homme na sua opiniao?
ResponderExcluirLuan, sinto o couro sim. Abraços
ResponderExcluirSinto muito o cheiro de couro no CH Men(pelo menos nos primeiros 30 minutos)apesar de ser um perfume um pouco doce. Fabio, voce consegue sentir tambem? Ou sera que estou enganado?
ResponderExcluirAbcs.
Flavio.
Flavio, eu sinto no drydown com a baunilha, acho bem notável no CH Men sim! Abraços
ResponderExcluirFábio Condé, poderia me recomendar algo que fosse amadeirado e elegante mas que também lembre o cheiro de banco de couro dos famosos carros? Também se não for pedir muito, gostaria de algumas recomendações de perfumes com sandalo bem evidente. Valeu mesmo.
ResponderExcluirEvandro.
Hermés Bel Ami, Puredistance M (pegue amostra pois é muito caro), Knize Ten entre outros. Abraços
ExcluirCondé, obrigado pelas dicas, mas pelo que ví esses são muito difícil de encontrar acho que deve ser linha exclusiva não é? Você não tem nenhuma recomendação de designers? Ah, e o Sandalo também que gostaria de conhecer alguns designers com essa nota bem evidente. ABS!
ExcluirCouro: Midnight in Paris ou Bvlgari Black, Fahrenheit, Code Gucci Pour Homme , Dirty English - Sandalo: 212 tem no fundo, Xeryus Rouge, Elixir tem um pouco em meu nariz também. Abraços
ExcluirUm perfume magnifico e ja descontinuado com notas couro era o Doce e Gabbana By
ExcluirOlá,
ResponderExcluirestou a procura de um bom fornecedor de essencia - fragrancia, justamente do couro, para ambientar minhas lojas varejo, de artigos em couro femininos.
alguém pode me ajudar
Acho que na produtos vipan tem. ABRAÇOS
ExcluirO Jean Paul é f.... Coloque....se nem uma mulher elogiar o seu perfume eu pago outro....
ResponderExcluirTom Ford Ombre Leather
ResponderExcluirTameen Regent Leather
*****