Feromônios, será que funcionam?


O poder do cheiro é inegável, como testifica a indústria milionária de perfumaria. Más é possível que os humanos sejam influenciados por produtos químicos transportados pelo ar não detectados como odores, chamados feromônios?

Feromônio - segundo Aurélio, o Dicionário da Língua Portuguesa - é a designação genérica de substâncias segregadas por animais, que servem de meio de comunicação entre indivíduos da mesma espécie ou são atraentes sexuais.

Wikipédia - a enciclopédia livre, em definição mais ampla, diz que os feromônios são substâncias químicas que, captadas por animais de uma mesma espécie, permitem o reconhecimento mútuo e sexual dos indivíduos. Os feromônios excretados são capazes de suscitar reações específicas de tipo fisiológico e/ou comportamental em outros membros que estejam num determinado raio do espaço ocupado por aquele que expeliu o feromônio.

A palavra feromônio foi cunhada pelos cientistas Peter Karlson e Adolf Butenandt, por volta do ano de 1959, a partir do grego antigo féro (transportar) e órmon (excitar).

Portanto, o termo já indica que se trata de substâncias que provocam excitação ou estímulo.

O que são Feromônios?

Também conhecidos como feromonas, os feromônios são hormônios sexuais que permitem que seres da mesma espécie se reconheçam e se interajam. Essas subtâncias são secretadas por mamíferos e insetos com o objetivo de impulsionar a atração sexual entre indivíduos intraespecíficos. O termo foi criado pelos cientistas Adolf Butenandt e Peter Karlson, que tem origem grega, pheren = transmitir, hormon = excitar.

Existem vários tipos de feromônios, que desempenham diferentes funções. Há os feromônios sexuais, que desepertam a atração sexual entre macho e fêmea; os feromônios de alarme, que são secretados como forma de alerta quando num possível ataque de um predador; feromônios de trilha e ovoposição, que são utilizados para demarcar o caminho até uma fonte de néctar e o lugar onde foram depositados os ovos; feromônio de ataque, que é usado para mobilizar o grupo para um ataque a um organismo estranho; e os feromônios de agregação, que permitem que os insetos sejam atraidos pelos outros ao descobrir uma nova fonte de alimento.

Os insetos são geralmente bastante sensíveis à ação de feromônios, uma mínima quantidade pode causar excitação a quilômetros de distância. Certas espécies de mariposa, por exemplo, conseguem captar o cheiro dos feromônios a aproximadamente 20 km de distância; abelhas podem sentir o odor dos feromônios a cerca de 16 km. Mamíferos também são capazes de se comunicar através de feromônios, como as coelhas fêmeas, que secretam no leite uma dose de feromônios para que sua prole reconheça as tetas e possam amamentar.

Neurocientistas defendem que seres humanos também se têm seu comportamento influenciado pela presença de feromônios, o interesse de um homem por uma determinada mulher em meio a muitas outras, a alteração do ciclo menstrual de mulheres quando convivem por muito tempo (forma de competição de fêmeas pelo macho, uma vez que, durante algumas etapas do ciclo menstrual, a mulher desperta no homem maior interesse) são exemplos de comportamentos influenciados por feromônios.

Ganham cada vez mais espaço as pesquisas relacionadas à utilização de feromônios na agricultura como forma de controle de infestações de insetos em lavouras. Essas substâncias são usadas na maioria das vezes como armadilha, sendo assim, são liberadas determinadas quantidades de feromônios, o inseto é atraído e então exterminado por outros meios, seja químico, biológico ou mesmo físico. O uso de feromônios como mais um aliado do ser humano no combate de insetos se faz muito importante nos dias de hoje, uma vez que os insetos são os seres vivos que mais competem conosco em termos de alimentação, sem contar o fato de serem os vetores de sérias doenças epidemiológicas como dengue, febre amarela, malária.

Feromônios nos humanos.

Embora vários animais e insetos usem feromônios para comunicarem entre si sobre coisas importantes como comida, território e sexo, a idéia de que os humanos podem ser influenciados similarmente gerou controversas entre cientistas. Mas agora, pesquisadores na Universidade de Chicago afirmam que eles têm a primeira prova de que os humanos produzem e reagem aos feromônios.

Em descobertas publicadas no jornal Nature, pesquisadores dizem que descobriram que a ovulação feminina pode ser regulada – pode ser prolongada ou diminuída – através do uso de feromônios.

"Os feromônios regulam o momento da ovulação. Existem dois feromônios – um que faz a ovulação se tornar mais provável e outro que á inibe e a torna menos provável," disse Martha McClintock da Universidade de Chicago.

Poderia haver importantes implicações praticas desta descoberta. Pelo fato de que os feromônios influenciam a liberação de ovos, pesquisadores dizem que eles podem providenciar uma forma mais natural de impedir a gravidez ou tratar a infertilidade.


Entretanto, pesquisadores dizem que mais estudos precisam ser feitos para descobrir se existem outros tipos de feromônios e se eles são tão potentes em humanos assim como eles são em outras espécies. Um grande mistério sobre os feromônios é se eles são ou não detectáveis pelo senso de cheiro ou olfato humano, como podem os humanos serem influenciados por eles?

A resposta, alguns pesquisadores acreditam que feromônios são detectados pelas mesmas células nervosas encontradas no nariz usadas para detectar odor ou talvez por outra estrutura no nariz chamado de órgão vomeronasal.

Feromônios - Participantes em sua vida sexual Sexualidade Saudável, WebMD National News Center

Você nunca ouviu falar sobre os feromônios? Bem, está na hora de aprender sobre a parte que eles atuam e agem em sua vida sexual, porque pode ser substancial. O conceito de um feromônio humano, ou aroma sexual da atração, tem sido debatido e pesquisado por já por muitos anos.

Na maioria dos animais, a relação entre feromônios e copular é bem direta e clara. Ouriços do mar, por exemplo, eles liberam feromônios para a água ao redor, enviando uma mensagem química que aciona outros ouriços do mar na colônia para liberarem suas células sexuais simultaneamente.

Feromônios humanos, por outro lado, são altamente individualizados, e nem sempre são notados. Em 1986 o Dr. Winifred Cutler, um biólogo e Endocrinologista de Comportamento, co-descobriu que quando qualquer suor predominante das axilas é removido, o que resta são materiais sem odor contendo os feromônios.

Os estudos originais do Dr. Cutler nos anos 70 mostraram que as mulheres que tinham relação sexual regularmente com homens, têm ciclos menstruais mais regulares do que mulheres que fazem sexo esporadicamente. O sexo regular atrasa o declínio de estrogênios deixando as mulheres mais férteis. Isso levou o time de pesquisa a procurar o que o homem estava providenciando na equação. Em 1986 eles descobriram que era feromônios.


Sincronização menstrual

Tem mais sobre o assunto de como feromônios afetam o ciclo menstrual das mulheres. Pense no passado, quando você estava fazendo faculdade, ou enquanto crescia com suas irmãs. A maioria das mulheres que vivem com ou perto de outras mulheres ajustam o tempo do seu ciclo menstrual entre si. Um estudo recente na Universidade de Chicago pela Martha McClintock expôs um grupo de mulheres a uma baforada de perspiração de outras mulheres. Isso causou os ciclos menstruais delas a avançarem ou ficarem mais lentos dependendo do tempo do mês que o suor foi coletado – antes, durante ou após a ovulação. Esta foi a primeira prova de que as pessoas produzem e respondem aos feromônios.


Implicações para fertilidade e depressão

Apesar da abertura em nosso conhecimento, estes estudos notáveis sobre os feromônios e ciclos menstruais trouxe a luz a idéia de que feromônios podem ser usados como tratamento de fertilidade para casais que desejam conceber, ou como um anticonceptivo para aqueles que não querem. E casais que estão tendo problemas sexuais podem usar feromônios juntamente com terapias tradicionais para realçar o desejo. É também possível, dizem alguns pesquisadores, que os feromônios podem ser um estimulante de humor e disposição, aliviando a depressão e o estresse. E a maior hipótese até agora é de que o tratamento de feromônios pode controlar a atividade da próstata em homens para reduzir o risco do câncer.


Sutil, mais uma forte influência

Se você está à procura do homem dos seus sonhos, feromônios não suspeitados no aroma do seu corpo estão provavelmente atuando um grande e inteligente papel na atração do sexo oposto. De acordo com um artigo no "Psychology Today," como os cheiros do nosso corpo são percebidos e aceitos como agradáveis e sexy para outra pessoa, esse é um processo bem seletivo. Nós geralmente temos um cheiro bom para uma pessoa cuja imunidade genética para doenças é diferente das nossas. Isso pode te beneficiar ao longo dos anos, na formação de crianças mais fortes e mais saudáveis.

74% das pessoas que testaram um feromônios comercial chamado de Athena, desenvolvido pelo Dr. Cutler, experimentaram um aumento de abraços, beijos e relações sexuais. Talvez o melhor conselho para aqueles que estão procurando um parceiro ou procurando levar o seu relacionamento a um outro nível é de dar uma boa cheirada!


Lésbica reage como homem a feromônios femininos da Folha de S.Paulo


Lésbicas são mais versáteis que homossexuais masculinos quando se trata de reconhecer o cheiros de parceiros --ou melhor, com os supostos feromônios presentes neles, os hormônios da atração sexual que existem nos animais mas cuja importância para o ser humano ainda é debatida.

A mesma equipe da Suécia que divulgou no ano passado que o suor masculino excita o cérebro dos homens homossexuais do mesmo modo que o de mulheres heterossexuais anuncia agora que lésbicas também ficam excitadas com ele --mas também com a urina de mulheres.

Mais especificamente, foram testadas substâncias candidatas a feromônio. Uma deriva do hormônio sexual masculino testosterona e é conhecida pela sigla AND e a outra, a EST, está relacionada ao feminino estrógeno.

O possível feromônio EST é mais fácil de localizar na urina de mulheres, assim como seu colega AND é mais facilmente detectável no suor masculino.

Os autores do estudo são os mesmos da pesquisa do ano passado, Ivanka Savic, Hans Berglund e Per Lindström, do Instituto e da Universidade Karolinska, de Estocolmo. O novo artigo também foi publicado na revista da academia de ciências dos EUA, a PNAS.

A descoberta básica do trio é que uma região do cérebro, o hipotálamo, fica ativa --acendendo luzinhas em imagens do órgão-- quando homens cheiram o EST e mulheres cheiram o AND.

Foram examinados os cérebros de doze mulheres lésbicas, surpreendendo os cientistas com sua excitação pelas duas substâncias.

"Em contraste com as mulheres heterossexuais, as mulheres lésbicas processaram os estímulos de AND pelas redes olfativas e não pelo hipotálamo anterior. Mais ainda, ao cheirar EST, elas parcialmente compartilharam a ativação do hipotálamo anterior com homens heterossexuais", escrevem os autores no artigo.

Estudos de DNA indicaram que seres humanos têm genes semelhantes aos que foram ligados a feromônios em animais, mas há dúvida sobre sua funcionalidade.

A identificação dos feromônios pelo organismo se dá principalmente em um órgão chamado vomeronasal, situado na cavidade nasal mas distinto do sistema olfatório principal. Mas há dados que mostram que tanto o órgão olfatório como o vomeronasal podem detectar feromônios.
O órgão vomeronasal concentra os "receptores" para feromônios, produzidos por genes como os da família V1R.

Um estudo por cientistas dos EUA e China identificou 187 genes V1R funcionais no camundongo, 102 no rato, 49 no gambá, 32 na vaca, 8 no cachorro --e apenas quatro no ser humano.

Para a maioria dos pesquisadores, a comunicação visual substituiu a comunicação por feromônio quando se trata da atração sexual humana. O novo estudo indica que existiria ainda um papel para o sistema olfatório na atração sexual, e que a homossexualidade poderia ter alguma base biológica.

Veja também: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u14600.shtml


Agora a pergunta final: Perfume com feromônios para atrair parceiro funciona mesmo?

Revista Galileu - RE: Poupe seu dinheiro. Em 2005, a revista Science listou, entre as 100 maiores questões científicas jamais respondidas, a existência ou não de feromônios em humanos. Teoricamente, os feromônios seriam agentes químicos secretados por um sem-número de animais, de insetos a mamíferos, responsáveis por despertarem o comportamento sexual. “Mas os cientistas até hoje não chegaram a um consenso sobre o que define um feromônio, e as várias tentativas feitas pelos químicos de identificar que substâncias compõem estes agentes falharam”, diz Richard L. Doty, autor do livro The Great Pheromone Myth (O Grande Mito do Feromônio, sem edição no Brasil), e diretor do Centro de Paladar e Olfato da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI135027-17799,00-PERFUME+COM+FEROMONIOS+PARA+ATRAIR+PARCEIRO+FUNCIONA+MESMO.html

Athena Institute - RE: Atualmente existe um tipo de ferormônio comercial, que por sua vez é chamado de Athena, foi desenvolvido pelo Dr. Cutler. 74% das pessoas que testaram estes feromônios, notaram um aumento significativo de abraços, beijos e até mesmo relações sexuais. Se você está procurando um parceiro

http://www.athenainstitute.com/index.html




9 comentários:

  1. SEI LÁ VIU!!! ACHO QUE O QUE FUNCIONA MESMO É UM BOM PAPO, UM PERFUME LEGAL CHAMA MUITO ATENÇAO , MAS ACHO QUE ALGO COM ESSA SUBSTÂNCIA NAO VAI FAZER MILAGRE NÃO, PELO MENOS É MEU RACIOCÍNIO.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana a matéria!!

    Fábio,se não me engano,a Armani uma vez lançou um perfume que dizia atrair as mulheres(Acho que o Armanimania)como sabemos que isso seria MUITO dificil de se conseguir,desistiram e nunca mais ouvi falar nisso.Daqui a pouco vão inventar um perfume que hipnotise as mulheres,e que as façam achar um homem feio,ficar bonito. kkkkkkkkk
    Abraço Ivo Segantini

    ResponderExcluir
  3. Já tive o Mania, longe de ser afrodisíaco kkkk

    ResponderExcluir
  4. O DIA EM QUE FIZEREM UM PERFUME AFRODIZIACO REALMENTE EFICAZ VAI VENDER MAIS QUE AGUA MINERAL KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  5. deixa eu fala, sou homossexual e comprei essa tal de colonia com ferormônio num sexy shop por 80,00 R$ mas não pelo poder de atração (tipo só um pouco)e sim pelo aroma que era maravilhoso; bom hoje foi meu primeiro dia de uso e esta sendo o dia do meu aniversario (obviamente o numero de abraços e beijos aumenta, lógico!) mais pude perceber que os meninos (héteros de respeito)depois de me cumprimentar arrumavam qualquer desculpa pra ficar perto de mim mesmo aqueles que não tenho muito contato e troco poucas palavras. as meninas também estavam se aproximando mais não era aquela coisa : meu deus estou pegando geral; mais senti uma pequena diferença nos meus relacionamentos, ai não sei... pensem o que quiserem mais comigo funcionou (discretamente mais funcionou.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, que colônia é essa Anônimo, que vc comprou num sex shop?

      Excluir
  6. O rapaz acima disse que a colonia de 80 reais atraiu homens, escreveu no final do texto que atraiu meninas tambem. O problema e que o feromonio que causa atração em homens e mulheres nao e o mesmo... existe o feromonio masculino e o feminino. Se funciona ou nao em humanos, isso eu nao sei...

    ResponderExcluir
  7. Eu comprei esse, gostei bastante e acredito ter funcionado, unico problerma é que vem pouco, 30ml só
    perfumeattraction.com

    ResponderExcluir
  8. Tá escrito "ovos", mas acredito que a palavra que queriam utilizar era "ovulos,"

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.