Etrevista com Yosh Han - U.S. top perfumer




Nota: Tradução automática


O ideograma chinês para Yosh significa "perfume". Abençoado com essa determinação desde o nascimento, Yosh Han finalmente fez sua paixão sua profissão. Após a educação do perfumista antiga e tradicional, com foco na identificação e combinação de essências sensuais, ela desenvolveu sua própria maneira moderna para criar composições de fragrâncias sedutoras os sentidos, cativando a mente ea alma encantadora.

Yosh Han encontrou muitas inspirações para seu trabalho na natureza, arte, pessoas, conversas ... todas as coisas que evocam memórias e sentimentos. A coleção de fragrâncias por Yosh Han não é simplesmente uma coleção de diferentes Eaux de Parfum - é uma mistura bem equilibrada de múltiplos prazeres olfativos que são uma verdadeira experiência espiritual ...

Edle Essenzen: É certo que a sua carreira como perfumista começou em 1994, em Aspen Colorado? Ouvi dizer que você estava em pé na frente da loja um perfumista de lá e profundamente sentida no interior que você tem que entrar e concorrer a um emprego, não importa se eles estavam procurando por um empregado ou não. Parece loucura! Você pode nos contar mais sobre esse momento mágico e como essa história continua?

Yosh Han: Sim! Um daqueles "a verdade é mais estranha que a ficção" momentos. Quanto mais eu estava na loja, mais eu me senti encorajado. Quando isso acontece, acho que o Universo funciona com você. Após o Gerenciador virou-me algumas vezes, o proprietário saiu da loja e tinha um bom pressentimento sobre mim e me contratou na hora. Acabei tornando-se o Gerente Assistente de imediato e trabalhou lá por 3 anos - criando fragrâncias personalizadas para as pessoas. Foi muito divertido. Deixou uma impressão em mim porque eu tinha sido uma florista que antes que o mundo de flores abertas em um modo mais profundo. Inspiração Divina!

Edle Essenzen: Quando exatamente você percebeu que a criação de fragrâncias seria sua profissão? Em 1994, ou mesmo antes?

Yosh Han: Quando eu trabalhava na loja de perfume em Aspen, eu sonhava em ter uma empresa de perfume do meu próprio - com base no humor e personalidades. Eu era jovem e tinha vontade de viajar por isso eu coloquei os sonhos de lado e se mudou para a Holanda e viajou por toda a Europa por um tempo. Em 2002, eu recebi uma oferta para trabalhar em San Francisco para uma editora e loja de pirata ...

Edle Essenzen: ... para uma loja de pirata? Como isso aconteceu? Você tem um coração para os piratas? E o que os piratas realmente a ver com fragrâncias?

Yosh Han: Em 2002, meu amigo me convidou para trabalhar em San Francisco para uma editora sem fins lucrativos e centro literário para alunos com idades 8-18. A frente do centro era uma loja pirata . Eu dirigi o varejo e eventos. Nós fomos para a cena antes de todos os filmes de Johnny Depp - que nos ajudou com as vendas ... Não tenho idéia de quantas manchas oculares vendemos - dezenas de milhares. Eu decidi que seria engraçado fazer perfumes piratas porque, obviamente, os piratas são pessoas fedido! (Buccaneer, Swashbuckler, Cavalier, Buxom Menina, e Valhalla. Eles estão, infelizmente, já esgotado). De lá, eu tenho muitas comissões para perfumes privados e artístico e que reacendeu a minha paixão por perfumes. Eu tive um lançamento suave dos meus próprios perfumes e tem um monte de perguntas da imprensa e lojas imediatamente. Quando isso aconteceu, parecia que o Universo estava dirigindo-me para uma nova carreira. Logo tinha negócios suficiente para encerrar meus dias de pirata e de relançar a minha marca com nova embalagem. A Loja pirata mesmo tem uma loja da irmã chamada Time Travel Mart ...

Edle Essenzen: ... não soa menos aventureira do que a loja pirata (risos) ...

Yosh Han: ... eu criei uma Linha do Tempo de fragrâncias para eles há alguns anos atrás. Ambos os projectos artísticos beneficiar um programa infantil literária fundada pelo autor Dave Eggers .

Yosh Han - Timeline of scents

Edle Essenzen: Você nasceu em Taiwan e morou no Japão por alguns anos antes de sua família se mudou para a Califórnia. Quais são as suas memórias de sua migração para os EUA?

Yosh Han: Eu lembro do meu primeiro Halloween no jardim de infância em Los Angeles. O professor era sementes de abóbora assadas. Lembro-me que o cheiro que eu aprendi mais tarde foi manteiga. Eu não posso resistir a manteiga agora e abóboras me faz sentir nostálgico.

Edle Essenzen: Agora você está vivendo em San Francisco. Acho que ninguém pode pensar em San Francisco sem se lembrar de música Scott McKenzie com a renomada linha "Se você está indo para San Francisco, não se esqueça de usar algumas flores no seu cabelo" ... Como é que aconteceu que você resolvida para baixo em San Francisco, há uma razão especial que você está vivendo apenas lá? Talvez a reverberação do espírito da era do "flower power"?

Yosh Han: San Francisco é uma cidade romântica para ter certeza. Mas ele tem uma certa energia que não só é compreendida quando você se mudar para lá. É uma cidade habitável verdadeiramente com a criatividade artística e espírito empreendedor. Há uma atmosfera incrível de colaboração e apoio - um terreno fértil para idéias e projetos para vir vivo. Em qualquer outro lugar, é um tipo de cada pessoa para si. San Francisco é competitivo, mas as pessoas realmente querem que você tenha sucesso. Energeticamente, é um ótimo lugar para mim. Também não há escassez de produtos excelente e incrível natureza ao alcance de cultura urbana. A desvantagem? Fog e um pouco esnobismo intelectual.
Skyline of San Francisco

Skyline de San Francisco: "É uma cidade habitável verdadeiramente com a criatividade artística eo espírito empreendedor Há uma atmosfera incrível de colaboração e apoio - um terreno fértil para idéias e projetos para vir vivo.".

Edle Essenzen: Além de sua coleção de perfumes "Evanescent" , você está bem conhecida por criar perfumes assinatura - especiais sob medida fragrâncias. Como é que este trabalho, por exemplo, como você descobrir que tipo de perfume é ideal adequado para uma pessoa?

Yosh Han: Meu processo é intuitivo. As pessoas vêm para o estúdio - que cheiram muitos ingredientes diferentes. Peço-lhes para colocá-lo em 4 categorias: amor, como, fator X e negativa (não gosto). Quando uma pessoa cheira alguma coisa, é claro, quando há uma reação positiva ou negativa. É difícil ficar com cheiro. O fator X - isso acontece quando uma pessoa cheira alguma coisa e ela efetua-los visceralmente ao invés de racionalmente. Eles podem normalmente odeio alcaçuz, mas quando eles sentem o cheiro de erva-doce ou anis, seu corpo pode ter uma resposta positiva.

Você vê, cada pessoa tem um perfil de odor único - como uma impressão do polegar. O fator X é o mesmo - uma parte peculiar de sua personalidade. Trabalhamos com o amor que categoria e os fatores X. Então, compor e editar em conjunto, utilizando a técnica de Vela reverssa aniversário. É muito simples - que tudo se alinham de acordo com notas médias, topo e base. Em seguida, expire e então inspire as essências. O oposto de soprar as velas em um bolo de aniversário ... não, não é um termo técnico. Eu inventei. Editamos até chegarmos o fator WOW. Voila!

Quando trabalhamos com o fator de AMOR e X, já está energeticamente em sintonia com o criador do perfume (o cliente, não a mim). Podemos ter 3 pessoas na sala e colocar o perfume em cada pessoa, sempre cheira melhor sobre a pessoa que decidiu as essências. Muitos clientes amam o processo muito mais, eles voltam para outras criações.

Edle Essenzen: Parece haver um número considerável de escritores e autores, entre seus clientes e clientes ... você acha que existe uma ligação especial entre as artes como a literatura ou a poesia ea arte de fazer perfumes?

Yosh Han: Eu acho que para as pessoas que são criativas - que procuram esse tipo de energia ou que são usados ​​para que assim eles só querem explorar esse processo em outros meios de comunicação se é pintura ou cozinhar. Ultimamente, tem havido uma tendência de alimentos, por isso tenho muitos clientes culinárias agora. Suas criações são deliciosos!

Edle Essenzen: Sua mãe era um mestre treinado Ikebana, seu pai um fitoterapeuta e acupunturista. De que forma é que este fundo familiar influenciou a sua escolha de se tornar um perfumista?

Yosh Han: Há uma citação engraçada mis-sobre isso. Meu pai não é um fitoterapeuta ou um acupunturista, mas eu sei que foi na impressão uma vez antes e continua a ser re-impresso. Ele é um empresário também. Como uma família, nós visitamos herbalistas e médicos acupunturistas em vez de para os nossos males e curas. O mundo das flores, ervas, arte e começar seu próprio negócio - que tipo de educação definitivamente teve um impacto em mim. Eu não queria ser encaixotado em cerca de uma carreira profissional em um assunto que não me interessa.

Yosh Han - Flakons

Edle Essenzen:. O ideograma chinês para Yosh significa "perfumado" Então você acredita que era o seu destino de nascimento para se tornar um perfumista? Que seu nome influenciou sua escolha de carreira? Será que talvez o senhor tenha se tornar um músico, por exemplo, se o seu nome significava "música" em chinês? Ou isso é pura coincidência?

Yosh Han: Eu fui a uma festa não muito tempo atrás e descobriu que cerca de 50% das pessoas tornar-se seu nome. Eu acho que é por isso que muitas pessoas têm o nome de Santos -, porque eles querem que seus filhos tenham esses atributos. Eu não acho que poderia ter se tornado um músico profissional, embora eu tocava piano como um jovem. Talvez a formação influenciou a minha maneira de pensar sobre o perfume - notas, acordes e composições. É muito semelhante!

Edle Essenzen: Você realmente acredita em coincidência, ou você acha que sim, no final, tudo é predeterminado em nossas vidas?

Yosh Han: Um pouco dos dois, na verdade. Toda experiência e intercâmbio entre duas pessoas é uma oportunidade para criar ou destruir carma, mas nem todos têm a consciência nesses momentos a fazê-lo e, em seguida, o momento passa. Então, é tipo como predeterminado que você conhecer alguém e talvez seja dois navios que passam durante a noite. Quando não há acordo espiritual (karma) para mudar, então ele se sente mais coincidência. Alguém disse que nós não fazemos amigos, mas nós os reconhecemos como almas gêmeas.

Edle Essenzen: Como os europeus, que são geralmente muito focada em perfumes da Europa - a maioria dos perfumes que nós sabemos e desgaste são de países como França, Itália, Alemanha ... às vezes da Arábia, também. Mas só raramente entramos em contato com perfumes da Ásia, para não mencionar a Austrália ou América do Sul. Assim é a Europa realmente o centro do universo fragrância, ou vamos apenas pensar assim?

Yosh Han: Vamos dizer que a Europa tem uma história de perfume moderno e só estamos experimentando agora um tipo diferente de tendência no mundo das fragrâncias - especialmente no nicho. Não vamos esquecer que todos os aromas e enriquecidos attars da Índia eo incenso da China e do Japão. É um mundo perfumado sem fronteiras. Quando você chega na China ou na Índia, especialmente - o aroma geográfica marca é indelével. Mas vamos também concorda que a perfumaria moderna tem uma forte influência europeia, na medida em fabricação e produção globalmente marcado fragrances.That comercial pode ser influência mais econômica, porque os materiais vêm de todo o mundo fora da Europa. Mas em termos de usuários de fragrâncias - Eu acho que há amantes do perfume loucos de todo o mundo. É incrível!

Edle Essenzen: Você nasceu em Taiwan e morou no Japão como uma criança pequena, você viajou através da Europa, você está vivendo nos Estados Unidos: pode-se dizer que você já viu o mundo! Você acha que existe uma diferença notável entre perfumes típicos e preferências de fragrâncias na Ásia, América e na Europa? Será que eles geralmente preferem outros tipos de aromas em Taiwan do que na Europa ou nos EUA, por exemplo? Ou são fragrâncias uma "linguagem universal", como a música?

Yosh Han: Eu cresci nos Estados Unidos desde que eu tinha 4 anos e realmente só viveu no Japão por um ano na Universidade, então eu realmente viveu na Europa por mais tempo do que a Ásia! De qualquer forma - eu acho que a partir da experiência profissional com clientes e pesquisa de mercado que existem enormes diferenças globais. Eu inventei um mundo chamado Aromascape - para definir paisagem interior de uma pessoa de aromas. Eu tenho uma paleta de fusão global - minha cultura étnica define meu mundo aromático - as especiarias e as ervas e ainda assim eu acho que eu sou tão limpo como o americano obcecado seguinte (embora eu acho que tem mais a ver com a minha lua de Virgem).

Quanto preferência geográfica - é certamente verdade que os europeus têm um fascínio para os odores sombrios robustas, enquanto a contrapartida asiático prefere aromas frutados leves. Apesar de rumores de que os povos asiáticos geralmente não usam perfume, eles são sérios sobre aromas de seus carros! É selvagem! Os americanos tendem a ser limpo obcecado - estão liderando um movimento anti-perfume. Ack! Não vamos esquecer os nossos amigos latino, árabe e russo, que AMO perfume e usá-lo com orgulho. Esta é uma espécie de marketing interessante ou questão psicológica, porque eu acho que como a cor ou a música, perfumes significar coisas diferentes em culturas diferentes.
China - India

Pôr do sol em Yangshuo, China - especiarias no Mercado Mapusa em Goa, na Índia: "Quando você chega na China ou na Índia - especialmente o aroma cunho geográfico é indelével É um mundo perfumado sem fronteiras." ...

Edle Essenzen: Você parece não só criar novas fragrâncias, mas você também inventou uma nova palavra: "transaromation". Você pode nos contar mais sobre isso? Tem algo a ver com aromaterapia ou aromacológica?

Yosh Han: Aromaterapia é os benefícios terapêuticos de cura e de aromas naturais, enquanto aromacológica tem a ver com o aspecto psicológico de aromas - que foi originalmente cunhado pela The Fragrance Foundation . Transaromation tem mais a ver com ser transportado pelo cheiro - mais como um déjà vu - como quando você anda por vinhas de jasmim - você se sente como se estivesse em outro lugar. Eu conheci muitos homens que me disseram que eles perseguiram as mulheres andando na rua, porque jurava que era o cheiro de um antigo amante. Eles estão sendo transportados através do tempo e as emoções. A fragrância é tão potente.

Edle Essenzen: É notório que cada nome de suas fragrâncias contém três números, descrever a família de fragrâncias, o chakra eo caráter numerológico do scent. Bem, soa um pouco ... esotérica! Extraordinária, em qualquer caso. É que "a magia dos números" uma expressão de sua filosofia pessoal ou crença espiritual?

Yosh Han: É um sistema - com certeza. Cada perfume tem uma frequência de 3 dígito numérico, bem como um nome literal. O primeiro número representa a família de fragrâncias, o segundo número refere-se aos chakras eo terceiro número é obtido através da numerologia. Geralmente, não importa, porque a fragrância eles escolhem geralmente tem algo a ver com o seu número de sorte ou qualquer chakra que está trabalhando. É geralmente kismet. Recentemente, eu estive lendo auras e combinar sua energia / personalidade a um perfume apropriado.

Edle Essenzen: No universo de Walt Disney Pato, existe a chamada Number One Dime - a primeira moeda que Tio Patinhas já ganhou. Essa moeda é muito precioso para Tio Patinhas, e ele realmente adora ele como um talismã e mantém como um tesouro. Agora eu ouvimos algo sobre você que me lembrou um pouco dessa lenda Duckburg: Diz-se que uma vez você comprou o seu primeiro frasco de perfume no Havaí - e que esta garrafa foi hoje exibido em sua entrada. É que o frasco de perfume, talvez algo como seu pessoal "Dime Number One"?

Yosh Han: Isso é muito engraçado. Alguém poderia pensar que desde que eu sou um pouco supersticioso que eu teria uma moeda de dez centavos Number One, mas eu ainda não. Vou pensar abou-lo!

Edle Essenzen: Você finalmente nos dizer algo sobre seus planos futuros?

Yosh Han: Você pode esperar um duo no final de 2011 e início de 2012. Eu também estou trabalhando em uma colaboração com um designer de moda sportswear emergente para lançar na próxima primavera ainda que não será sob a minha marca. Espero começar a ensinar oficinas de perfumaria vibracionais na Europa no próximo ano também.

Edle Essenzen: Yosh Han, muito obrigado por esta entrevista. Com os melhores cumprimentos da Alemanha para a área da baía!

Yosh Han: Bem, eu estou em Berlim direito segundo este modo da Alemanha para a Alemanha! Estou deixando para amanhã NY - assim ciao ciao! Obrigado pela entrevista em profundidade muito. Eu realmente aprecio isso.

Yosh


A entrevista com Yosh Han foi conduzida por Erik Vogel em novembro de 2010. Para ler a versão origina, só klick aqui



Um comentário:

  1. Que post legal...ser um "nose" realmente não é fácil, é uma arte, muita dedicação, mas deve ser muito gratificante. Achei interessante a parte do "transaromation", isso aconteceu comigo quando usei o Polo Blue, isso não desmerece nenhum aroma, muito pelo contrário, é a capacidade que o perfume tem em nos proporcionar um "déjà vu" de emoções, uma viagem aromática, inexplicável...
    Esse post me surpreendeu, parabéns.

    Luciano Peres

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.