Eau de DNA: Será que os genes determinam nossa preferência pelo perfume?

Um perfume que uma pessoa ama pode ser repulsivo para o outro. A diferença está nos nossos genes, sugere um novo estudo.
Cientistas pediram a pessoas que classificassem sua preferência para os aromas comumente encontradas em perfumes, e então testados para variações nos genes dos participantes. Como se vê, qual versão de um gene que alguém tinha se correlacionou com a qual cheiros que mais gostava.
"É realmente difícil para muitas pessoas a encontrar o perfume perfeito para si mesmos", disse August Hammerli, primeiro autor do estudo e pesquisador do Instituto Federal Suíço de Tecnologia, em Zurique. "Muitas pessoas juiz em termos de embalagem e marketing e não o que cheira que eles gostam. Nossa idéia era trazer a biologia para esta questão e perguntar: Será que podemos determinar que perfume uma pessoa gostaria com base no seu genótipo "?
O novo estudo foi publicado online em 06 de dezembro do International Journal of Cosmetic Science.
Que Cheira bem?
Pesquisas anteriores já haviam encontrado um conjunto de genes chamados genes do MHC (abreviação de complexo principal de histocompatibilidade) está relacionada com a atração sexual de uma pessoa por outra, baseada em su cheiro. As pessoas são mais susceptíveis de ser atraído pelo cheiro de alguém que tem diferentes genes MHC do que eles. Os biólogos evolucionistas acho que para primatas em estado selvagem, isso ajuda a garantir, que os animais estreitamente relacionados entre si, não se acasalem.
Hämmerli e seus colegas a hipótese de que os nossos genes MHC também podem ditar nossas preferências para outros cheiros. Um estudo anterior sugere que houve uma correlação, mas não o foi definitivo. Hämmerli equipe de recrutamento 116 participantes do estudo, tanto masculino e feminino - e pediu-lhes a cheirar 10 aromas diferentes, incluindo cedro, rosa, canela e musgo. Eles repetiram os testes com diferentes concentrações dos odores e em diferentes contextos.
Alguns cheiros eram claros vencedores e perdedores - a mais alta nominal era o bálsamo tolu, um perfume que vem de uma árvore sul-americana e se assemelha a de baunilha. A menor classificação foi vetiver, que se origina de uma grama na Índia e é dito ter uma "woody" ou cheiro "de terra". Mas para cada aroma, a força das preferências dos participantes variou dependendo conjunto particular de cada pessoa de genes do MHC.
"Ainda assim seria difícil criar um perfume perfeito para alguém com base nessa informação limitada," disse Hämmerli. "Mas os estudos dos cheiros e pessoas baseada nos genes, fez perceber que tem um padrão"
Hämmerli disse que os perfumes que as pessoas preferem podem ser aquelas que melhor anunciam seus próprios odores naturais do corpo para potenciais parceiros, melhorando a ligação entre MHC e atração para os outros. Mas essa teoria ainda tem de ser testada.
Comprar Perfumes para outros
"Essas descobertas se encaixam muito bem em que foi encontrado", disse Claus Wedekind, da Universidade de Laussane, na Suíça. Wedekind foi um dos primeiros cientistas a descobrir a ligação entre os genes MHC e preferências de posicionamento, com a famoso "estudo camisa suada", no qual as mulheres classificaram sua preferência para os cheiros de camisetas vestidas por homens diferentes.
"Temos primeiro a testar essa idéia no início de 1990 em humanos", disse Wedekind. "Nós descobrimos que nossas preferências pelo odor do corpo são de fato ligados a genes do sistema imunológico . Poderíamos, então, especular que as preferências de outros odores também são influenciados por esses genes. "
Porque os genes de MHC são mais frequentemente ligada a atracção das pessoas com os outros, biólogo Leslie Knapp na Universidade de Cambridge disse o novo estudo poderia ser expandido para testar se as preferências de um perfume se mantém quando os perfumes são usados por outros, em oposição a pulverizado sobre o próprio corpo.
"Neste estudo estão centrados no auto em oposição a foco em outros", disse Knapp. "Quando eles falam sobre o desejo de escolher uma fragrância, a minha ideia é porque você não está pensando sobre o que fragrâncias você estaria comprando para o seu parceiro? Se alguém gosta de uma fragrância, eles deveriam querer o seu parceiro para cheirar assim. "
Mas esta linha de pesquisa ainda tem potencial para revelar como os genes controlam MHC preferências cheiro, e por quê. "Muitas pessoas estão interessadas no presente, porque eles ainda não entendem isso, e há muito mais para aprendermos", disse Knapp. "O que é que faz as pessoas preferirem um cheiros?"
Seus genes podem determinar que perfume você prefere? Ele pode determinar a atração pelo sexo oposto?
Via: MyHealthNewsDaily
Olá para todos! Matéria muito interessante. Bem curiosa e informativa. Contudo, a matéria tem apenas um paradigma e, caminha por apenas um viés: O do físico, material. Há coisas a mais para serem estudadas, que talvez a ciência não estude, ou não queira estudar, ou ainda, não acredite. Realmente, não sei. Não sou um estudioso (amador ou profissional), nem um especialista nessa área, mas acredito que tudo isso vai além da biologia, de hormônios, de química ou de física, de questões puramente materiais. Muito do emocional e mental, e até metafísico, de nós, seres humanos, entra nisso tudo. Memórias, lembranças, sentimentos, emoções e sensações, vivenciadas e experienciadas no passado, influenciam muito na escolha de um perfume. Garanto que uma determinada essência compatível com com um determinado gene de uma suposta pessoa qualquer, em um determinado suposto perfume qualquer, pode fazer com que essa fragrância fictícia não agrade a essa pessoa fictícia, por trazer à ela lembranças ruins ou dolorosas. E vice-versa. Mas, é só a opinião de um ignorante leigo. Grande abraço a todos. Paz e Luz!
ResponderExcluirEu sou meio cético nessas coisas. Entendo mais ou menos o mesmo. O Bálsamo de Tolu foi o mais preferido por ser doce (as mulheres devem ter elevado a votação), o Vetiver foi o menos preferido por, em estado natural, não ter um cheiro que lembre nada de imediato na maioria das vezes, e os aromas que ocuparam posições intermediárias todos estão associados a coisas cotidianas, como temperos e flores, trazendo lembranças prazerosas pra uns e desprazerosas pra outros.
ExcluirLuís Carlos
Boa noite Condé, comprei um bom air CEDRO E LARANJA, me encantei com o cheiro, vieram lembranças de infância, colo de mãe, Voce conheçe algum perfume que tenham essas notas, e que prevaleça a laranja?
ResponderExcluirGrato!
Olá, Vítor! Olá, Fábio! Desculpem-me a intromissão, mas só complementando. O Fábio deu a dica perfeita: Davidoff Adventure. Ele é basicamente laranja e cedro. Adoro o perfume. Passa justamente isso o que tu queres, Vítor: Nostalgia. Boa nostalgia. Perfume sereno, honesto, não espalhafatoso; ou seja, não possui um grande rastro e é de fixação mediana-boa. Mas, a meu ver, vale a pena tê-lo. Além disso, o custo x benefício é ótimo. Grande abraço aos dois. Paz e Luz!
ExcluirMuito obrigado Marcos! Talvez minha próxima aquisição.
ExcluirDavidoff Adventure, Terre D´Hermés, Bylos in Black, Boss Orange, Moschino Friends. Abraços
ResponderExcluir