Que cor tem esse cheiro?


Tradução automática:

Por: John Biebel

Eu sempre olhei para a garrafa de perfume ou eau de toilette e encontrei-me fascinado pela cor do interior do líquido. Outras vezes, eu olhava para a cor do vidro, que mantém, assistir fluxo de luz através, ou perguntando sobre o interior de uma garrafa opaca misterioso.
Perfumistas sempre reconheceram que existe uma relação entre os perfumes que eles criam e a cor real do líquido. Mas o que nós, como usuários de perfume, tirar dessa relação de cheiro e perfume? Não trazemos associações culturais a ela, ou vamos combinar ingredientes com a aparência? Ou perfumistas quer dar-nos uma experiência que vai além de nossas expectativas de associação da cor? Para entender isso, devemos primeiro olhar para a própria natureza da cor e como nós a percebemos.

Meu primeiro curso sobre o primeiro dia de faculdade de arte era teoria da cor. Muitos de nós supor que este seria um assunto fácil, justapondo diferentes tintas coloridas em papel e fazer comparações. Nós não poderia ter sido mais errado. Foi sem dúvida o curso mais difícil de meu ano de calouro. Eu deveria ter visto o primeiro sinal ameaçador. Nosso professor perguntou a classe uma pergunta diabolicamente simples:

"Será que todos nós percebemos cor da mesma maneira?" Ele pediu que os que acreditavam que a resposta era "sim" para levantar as mãos. Alguns, mãos hesitantes subiu. Então ele perguntou quem disse "não" para elevar os seus, e uma quantidade muito maior subiu. Ele sorriu presunçosamente, como se não tivesse só provou um ponto segredo dele, mas também lhe deu muita munição.

"A resposta correta", disse ele, "é que todos nós perceber a cor da mesma maneira."

Aqueles de nós que tinha respondido incorretamente olhou ao redor envergonhada e desanimada. Como isso é possível? Como é possível todas as pessoas percebem as cores da mesma maneira? Ora, a própria idéia era ridícula! Não temos diferentes cores amado e odiado, favoritos entre diferentes cores e diferentes associações embrulhado nas sombras e tons de cor de todo o espectro?

Ele provou seu ponto de vista com um teste um teste tão fácil e consistentemente correta, que foram rapidamente convencido. E é um teste que eu ainda ocasionalmente, talvez para me lembrar de que cor é, de fato, universal. Qualquer um pode fazê-lo: De onde você está sentado, olhe ao seu redor para algo no quarto que é azul brilhante. Pode ser qualquer coisa - um abajur, um canto de uma pintura, um pedaço de papel.

Olhar para o objeto azul brilhante por aproximadamente 20 segundos. Mantenha seus olhos focados lá, enquanto você pode, e, em seguida, quando o tempo é para cima, mudar rapidamente os olhos para uma parede em branco (de preferência uma parede branca.) Você verá a mesma forma que você está olhando, mas agora será laranja. Isso funciona com qualquer cor e seu oposto no disco de cores: Se você olhar para vermelho, você verá verde, se você olhar para amarelo, você verá violeta, etc Com a exceção ocasional de homens que sofrem de daltonismo, todos opticamente percebe a cor exatamente o mesmo de seus olhos vai fazer este ajuste de uma cor para o seu oposto quando você olhou para aquela cor por muito tempo.

Sabendo que a cor é percebida a mesma ótica e universalmente significa que temos o básico de uma linguagem com a qual se comunicar. Perfumes e suas identidades são, também, intimamente ligada com a sua cor, se naturalmente derivado de seus ingredientes ou as coloridas pelo perfumista para completar o perfume. Alguns perfumes icônicos que, talvez, não ser percebido da mesma forma, se a sua cor característica foram alteradas.




Será Joy de Jean Patou ser o mesmo, se não fosse tão brilhante, jangly amarelo-ouro? Será Mitsouko da Guerlain capturar os sentidos tão facilmente se fosse outra coisa do que a sombra fascinante da silenciado, chartreuse delicado? E em perfumes contemporâneos, seria de âmbar Prada Pour Homme seduzir-nos tão sedutoramente, se a sua açafrão em pó e resinas foram tingido de qualquer cor que não seja legal, violeta real?


Objetos históricos nos lembra o quão poderoso cor sempre foi. Nas artes antigas da vinificação e configuração jóia, como exemplos, os objetos de desejo e ornamento são realizadas em consideração especial por sua cor. É preciso apenas olhar para luz do sol entrando através da vermelhidão rubi de um copo de vinho para apreciar a profundidade de cor, ou peer para o frio, shimmer silenciosa de uma esmeralda antiga em uma coroa Medieval saber que nós somos, todos nós, elaborado para a linguagem que fala de cor. Mas como é que esta especificamente relacionados com perfume?
   

Sabemos que os óleos essenciais têm cores próprias. Para muitos, estes óleos são muitas vezes levemente colorido, a simples sugestão de verde amarelo ou amarelo-pálido. Óleo de rosas, por exemplo, pode, ocasionalmente, levar um pouco de cor das flores do qual ele é derivado, mas é geralmente delicadamente colorido.


Alguns óleos essenciais têm muito pouca ou nenhuma cor, como o pinho ou cedro. Outros são corajosamente coloridas, como o laranja rosado de grapefruit. Outros ainda, como resinas e extratos de madeiras e raízes, tem profundo, cor marrom, como marrom escuro preto-ish de vetiver.

De um modo geral, quando os óleos essenciais são misturados, a sua cor natural pode ficar muito leve e clara, ou a sua qualidade dourada pálida é ampliada, resultando em diferentes tons de "mel" que nos desenhar tão profundamente.

O mesmo é verdadeiro tanto de elementos feitos pelo homem em perfumes, embora estes componentes são mais susceptíveis de ser incolor. Com o aumento dos componentes de cheiro feitas pelo homem, a necessidade de adicionar corante para perfumes tornou-se mais importante, pois as cores naturais de óleos essenciais não estavam presentes, ou presentes em quantidades muito escassos.

Em geral, muitos perfumes que contêm uma mistura de elementos naturais e artificiais cairá no reino cor de ouro pálido e outras cores orgânicas ou "neutras". No entanto, os corantes têm sido feitas por seres humanos há milênios, incluindo o belo e profundo Madder Rose como extraído originalmente de Rubia tinctorum, ou o ouro laranja complexo do açafrão açafrão, Crocus sativus. A noção de adição de corantes para têxteis, cosméticos, cabelo e perfume existe desde que perfume tem em si, de modo que o impulso para colorir o cheiro é uma extensão natural da curiosidade inventiva humana.

Mas o que nós sentimos sobre essas cores? Cor percepção algo que é ensinado é? Houve uma quantidade surpreendente de estudo sobre cor e como ele funciona em nossas vidas. Jose Luis Caivano, em seu papel 1998 "Cor e Semiótica: A Two Way Street" fala sobre a importância da cor como um sinal, um significante: "... As associações despertadas por cores, como as de se relacionar verde com inveja, vermelho com paixão, preto com a morte, amarelo com covardia, azul com lealdade, são muito bem conhecidos. É claro que essas associações dependem totalmente do contexto social e cultural, mas isso não invalida o fato de que as cores estão efetivamente funcionando como sinais, que há processos em que as cores significam coisas diferentes. "(Grifo meu).

Assim, quando chegar para a garrafa de verde escuro Polo , ou jade verde Éden , estamos reagindo, ou projetando?

Há um outro exemplo fascinante de como a cor evoca outros sentidos. O filósofo Charles Sanders Peirce contou uma anedota sobre um cego que estava tentando entender cor. Ele, aparentemente, tinha recebido uma descrição verbal da cor escarlate, e, tentando compreendê-lo em outro sentido, ele disse que ele iria soar como o clangor de uma trombeta.
Não é nenhum exagero, então nos perguntar "O que é esse cheiro se parece?"

Fonte: Twin-Perceptions-Color-and-Scent-Part-One-The-Scarlet-Trumpet-4423.html






FragranceNet.com






3 comentários:

  1. Sinceramente ....li e não entendi quase nada !!!

    ResponderExcluir
  2. Pecou em não falar de Lady Ga Ga Fame, que vendeu 6 milhões de unidades no seu lançamento e está prestes a bater todos os recordes do setor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade 6 milhoes de pessoas de mau gosto,faze um comentario desses é de chora!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.