Perfow Entrevista Fábio Condé




Escrito por Felipe Massariol

No Brasil existem alguns blogs especializados em falar sobre perfumes. Hoje iremos falar sobre o blog O Perfumístico que tem se tornado uma referência importante para pessoas que gostam de perfumes importados.

O blog O Perfumístico é escrito pelo apaixonado por perfumes importados Fábio Condé. Ali, Fábio reúne dicas de perfumes importados, recomendações, vídeos sobre determinadas fragrâncias, lançamentos e o mais importante: interage com seus usuários respondendo as dúvidas deles.

O Perfow querendo saber como Fábio Condé desenvolveu um olfato aguçado que o ajuda a identificar boas fragrâncias, decidiu entrevistá-lo.

Nesta entrevista você poderá conhecer melhor o Fábio, saber como começou a sua paixão por fragrâncias e descobrir dicas que o ajudarão a aprimorar seu olfato para reconhecer boas fragrâncias.

Entrevista com Fábio Condé.


Perfow – Fábio, nos conte a sua história. Quando foi o seu primeiro contato com um perfume importado e como o seu interesse pelas fragrâncias foi aumentando?

Condé - Começou quando eu tinha uns 10 anos de idade. Eu me enfiava no armário da minha mãe e usava os perfumes dela que eu gostava. Minha irmã também tinha muitos perfumes em miniatura, isso contribuiu para aumentar o meu interesse e fui gostando cada vez mais.

Perfow - Hoje você da dicas e recomendações de perfumes para outras pessoas, na sua opinião, o que ajudou você a desenvolver um olfato sensível e seletivo?

Condé - Acredito que isso vem da minha mãe, ela tem um excelente olfato e memória olfativa.

Com relação a ser seleto, isso se deu ao longo do tempo, colecionando e conhecendo muitos perfumes e seus aromas, acordes, notas e matérias primas. Isso faz com que você desenvolva e treine o seu olfato. Foi isso que aconteceu no meu caso.

Perfow - O blog O Perfumístico é uma referência para as pessoas que desejam saber sobre perfumes importados, quando e como surgiu a ideia de criar o blog?

Condé - Muitos amigos diziam “cara, cria um blog, você fica adivinhando nossos perfumes e sabe muito sobre...” e eu levava com a barriga, até que em 2009, se não me engano, recebi um email do Jeferson me convidando para criarmos um blog, onde ele cuidaria de toda parte técnica e eu entraria com o conteúdo, topei e realmente nos surpreendemos com o resultado, até porque não sou um especialista, sou apenas um apaixonado e estudioso sobre perfumes, claro que tenho um olfato um pouco mais apurado, mas como já mencionei, isso se deu com o passar do tempo.

Perfow - Muitas pessoas no Brasil estão tendo seus primeiros contatos com as fragrâncias importadas, que dicas você daria para aqueles que desejam desenvolver um olfato mais aguçado?

Condé - Tudo é treino, exercício e estudo. Leia bastante sobre perfumes, suas propriedades, famílias olfativas, ocasiões de uso, clima. No meu blog tem muita coisa neste sentido.

Quando for experimentar perfumes numa loja, não seja influenciado por marca, por ninguém e experimente no máximo 3 perfumes e aplique na pele para sentir o aroma.
Se for muito curioso compre essências naturais das notas para se familiarizar com elas e começar a senti-las em perfumes, a partir dai conseguirá saber o que mais agrada o seu olfato.

Perfow - Para fecharmos nossa entrevista, queremos saber do seu gosto pessoal. Qual perfume mais tem agradado você atualmente e qual você acha muito ruim (não usaria)?

Condé - É muito difícil falar qual perfume tem me agradado mais, pois eu possuo 153 perfumes. Mas o meu número um na linha designer é o L`Instant Extreme de Guerlain. Já na linha exclusiva/nicho é o Memoir Man da Amouage.

Eu não gosto de perfumes muito sintéticos e alguns me enjoam não que sejam ruins, mas não me agradaram como o campeão 1 Million da Paco Rabanne, Decibel da Azzaro, Pour Homme da Kenzo, Hugo Boss Sport. São raros os perfumes que não gosto logo de cara, mas esses foram alguns. Temos que lembrar que perfume é química com a pele e muito pessoal.

Veja no site Perfow:

http://www.perfow.com.br/blog/post-entrevista-com-fabio-conde-do-blog-o-perfumistico-55/






FragranceNet.com






75 comentários:

  1. Show! Vc ajuda, interage, e é sempre muito prestativo com todos que acompanham o seu site! É sempre um barato entrar aqui, interagir e ficar por dentro das novidades! Vc e o Jéferson merecem cada vez mais sucesso!! Parabéns! Um Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi fábio, que legal a entrevista!

    Eu tb tenho uma pergunta importante. Vc diz que tudo começou quando tinha 10 anos e de forma inusitada.

    Acredito que naquela época não era comum meninos se interessarem por perfumes impunemente. Você sabe que ainda rola muito preconceito, mesmo que as mídias tenham colaborado para mudança de postura de nossa sociedade machista, mas estamos falando de Brasil como um todo e não apenas das capitais.

    E essa é a questão, rolou preconceito? Em algum momento você sentiu isso, da parte da família, amigos e como foi o enfrentamento?

    Super abraço,

    Raphael :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum preconceito amigo, as pessoas estranham, ''Aquele maluco bad boy tatuado especialista em perfumes?'' hahaha mas quando conversam comigo veem o que é, minha mãe começou a me dar perfumes masculinos de presente e por aí foi, mas sempre curti alguns femininos dela hehehe

      Excluir
  3. Quando vai sair seu perfume?Estou ansioso,tenho certeza quer vai ter vetiver kkkkkkkkkkk
    Parabéns pelo blog!
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha isso é para o futuro não tão distante espero, mas terá hahaha

      Excluir
  4. Parabéns,muito legal!! O olfato é realmente como você disse: treinar bastante,ou seja,cheirar,cheirar e cheirar,rsrs! Abs!
    Jonas Belo.

    ResponderExcluir
  5. Condé bom dia!
    Cada vez mais nós conhecemos o nosso mestre perfumistico. Que tal agora você conhecer um pouco mais os seus fiéis seguidores? Uma sugestão, abra um post para que cada um coloque seu perfume assinatura, a fragrância que mais gosta e qual a situação de uso ( formal, casual, esportista, baladeiro, etc)
    Pense sobre isso!! Vejo que você tem uma figurinhas carimbadas aqui que adoram tricsr figurinhas...
    ABS João Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu João, vou levar isso para o Jeferson! AbS

      Excluir
    2. Assino embaixo a sugestão! Uma dica, cada um colocar seu Top 5 também!

      Excluir
  6. Curti a entrevista. Parabéns pelo sucesso! ;)

    ResponderExcluir
  7. Po, ainda bem que comecei a usar o Kenzo pour Homme (um dos meus preferidos) antes de conhecer teu blog.. rsrs
    Porque quase todos os outros foram indicações suas ou depois de ler resenhas aqui e todos me agradaram.

    ps: Conhece o Kenzo Jungle? Comprei no escuro..

    Abraço e sucesso!

    Alexandre

    ResponderExcluir
  8. Tom Ford são perfumes de nicho??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles tem a linha mais acessível e a private blend que seria nicho, são no geral

      Excluir
  9. O que acha do DG The One Sport?

    ResponderExcluir
  10. condé, qdo é q vai rolar um vídeo do seu TOP 153?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mostrar minha coleção você diz ne

      Excluir
  11. Condé, parabéns pela fama e reconhecimento no mundo da perfumaria... Pode anotar, em 3 anos você estará num ateliê com Jean Claude Ellena criando o "Vetiver Rio EDP D´Condé". hehehe
    Irmão, dúvida rápida, Charriol são perfumes de nicho ou design?

    Abraço!

    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK será?
      São designers, joalheria suiça, mas com grande qualidade, seria como a Viktor & Rolf, Thierry Mugler, se posicionam como semi nicho

      Excluir
  12. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Eu acho que sim, sua fama ta se alastrando mais rápido que a morte da Dercy Gonçalves.
    Beleza, com saber... acabei de pegar com nosso amigo Igor Cuccino um Charriol Royal White, nao conhecia, mas achei muitoooooooo bom!!! No Fragrantica o comparam com o Potion Royal Black. To me amarrando muitooo mesmo na evolução. E pra variar, Igor e seus perfumes exóticos me trouxe um Nikos Sculture Morning Feel, perfume bom pra quem ta sempre procurando aroma de melancia.
    Ja ja posto la no face (Perfumania) um CDD deles 2.

    Valeu irmão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igor com seus fora do radar :) são ótimos, opa anotado! Abraços

      Excluir
  13. grande condé, bacana o reconhecimento por parte da perfow em fazer a entrevista, mais do q merecido, vc é o cara e ajuda muita gente com td certeza
    abs

    ResponderExcluir
  14. Grande Fábio Condé! Realmente, manja muito em perfumes!
    Abraço, Rodrigo.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns Condé pelo merecido reconhecimento de todos os apaixonados por perfumes.Sempre prestativo e atencioso, nos orientando e ajudando nas melhores escolhas.
    Obrigado por dividir seus conhecimentos conosco.
    Abraço,
    Carlos Alberto

    ResponderExcluir
  16. Grande mestre Condé. Um dia ainda espero ter metade do teu conhecimento sobre perfumes. Uma dica por favor mestre: L,instant, Terre ou Dior h intense p eu usar quando for dá aula no dia dia???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Helber, Terre sem duvida. Abraços

      Excluir
    2. eu usaria um desses para ir à aula somente se eu estudasse em HARVARD ou OXFORD !!
      são TOPs D+ pra usar como casual !!

      Excluir
    3. Se for analisar, dar aula não é algo tão casual :)

      Excluir
    4. eu já fui monitor de mat. e dava monitoria com polo blue e achava uma boa
      sim, usava o polo e o joop nightflight p/ assistir aula tb, acha boas opções tb p/ o amigo conhecer fabio?
      vlw

      Excluir
    5. Independente da instituição que o educador vá lecionar "pimpolho" seja ela Harvard , Oxford, MIT, o educador além de ter conteúdo é didático deve cuidar também de sua imagem. Talvez vc fale isso pq não tem noção do que é ser um BOM educador. Quanto ao amigo que indicou o Polo Blue entre outros valew pela dica irmão, mas o probleminha é q já tenho esses. Abraços mestre Condé!!!

      Excluir
  17. Como iniciante total nesse ramo da perfumaria, gostaria de deixar meu humilde parabéns pelo trabalho. O site está me ajudando cada dia mais. Muito obrigado pelo espaço man. Uma dúvida... Na vdd algumas! Estou para adquirir alguns novos perfumes e gostaria de saber quais eu poderia usar somente dia, somente noite, noite e dia sem medo, rs e quais seriam mais elogiados pelo publico feminino. Pure leather, pure havane, solo, he wood, encre e lalique white. Encomendei os decants dos mesmos para não comprar no escuro.
    Obrigado Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa obrigado Jonatas!
      Lalique White diurno, Solo dia e noite e Pure Havane noite abraços

      Excluir
  18. qdo a gente tem q dar aquela cheirada no spray borrifador antes de dormir à noite, isso significa q estamos viciados? se sim, qual estágio? ๏̯͡๏﴿

    ┌( ಠ_ಠ)┘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKK estágio de não conseguir parar de comprar

      Excluir
  19. Condé já tenho o l instant normal, acho sensacional e minha noiva adora rs. O ideal é uma aquisição no mesmo padrão??

    ResponderExcluir
  20. Olá Fábio Condé! Pode me dizer se os perfumes da legend parfum são originais mesmo? Abs e parabéns pela entrevista. bruno 13

    ResponderExcluir
  21. Condé, só estou passando pra falar que eu peguei o Acqua e Zucchero de Profumum.
    É realmente o melhor perfume que já senti. Ele conseguiu ultrapassar o 1 Million e o AHS em elogios.
    Um pouquinho feminino, mas bem pouquinho. É meio uma evolução do Rochas pra mim.
    E no finalzão dele me lembra o Le Male e 1 Million.
    Ou seja, no meu nariz, é 1M mais Le Male mais Rochas (esse ultimo é bem parecido).
    Não sei se você o pegou, mas estou passando pra falar que hoje é meu perfume favorito de quase 600 que senti.
    Que casa maravilhosa.. abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, anotado meu querido, a casa é sim, Profumum Roma, amei o Eccelso parece ter muitos excelentes perfumes. mas o Acqua é o Viva?

      Excluir
  22. Não não Fábio, é o Acqua e Zucchero mesmo o nome. Aquele que é o rei dos elogios do mrzayas81 e tá no top 5 da Natky2.. aquele que o Eric fala que tem cheiro de algodão doce.
    Eu não achei muito.. eu acho que é quase igual o Rochas só que levemente feminino. Você cheira e o cheiro fica no seu nariz.. é demais. Não sou muito bom de resenhas, mas pra mim no começo é muita flor de laranjeira que não gosto muito, depois ele fica totalmente Rochas e quando tá saindo da pele ele fica meio Le Male, meio 1M. Idade + 20, Projeção 10, fixação 10 (das 14hrs as 6h manhã), versatilidade 8 (é pro frio, mas tem flor de laranjeira que daria pra usar na primavera), aroma 11. kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza! Ja estava no ''i want'' para experimentar no fragrantica kkk

      Excluir
  23. A pessoa que me vendeu uma amostrinha é o Antonio Werneck, não sei se o conhecer mas ele tem milhões de amostrinhas de nicho de casas menos conhecidas inclusive como Vero Profumo, Slumberhouse, etc. Ele tem acho que 8 da Profumum Roma, e de várias outras casas (Xerjoff, Amouage, Tom Ford, Creed, e assim vai). Eu pedi pra ele anunciar aqui.

    ResponderExcluir
  24. Oloco Fabio,quanta seduçao na foto kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Qual perfume estava usando nesta entrevista?
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk foi em um seminário, Tuscan Leather

      Excluir
  25. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!! O ar condicionado da sala devia está no máximo né!? E a entrevistadora, sentiu a projeção? kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava frio e ar ligado, era um salão com muitas pessoas. O Tuscan não é tão forte

      Excluir
  26. Conheço esse Antonio. Ele de fato tem muito decant de nicho para vender. É uma coisa impressionante. Mas tem alguns designers também, inclusive ele tem decant do Emporio Armani He Lui pra vender, Fábio. Se não me engano o de 2,5 ml está custando 12 reais e o de 5ml, 25 reais. Tem bastante gente pedindo resenha desse aqui... :) e pra quem precisa de grandes variedades de decants designers, tem o Ronaldo Silva...

    ResponderExcluir
  27. Fabio,me desculpe a pergunta mas,oq é perfume designer e nicho?
    Eu procurei no google,mas voce explica melhor rsrsrs
    Abs

    ResponderExcluir
  28. no rio sul tem sephora amigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que adianta, na Sephora não se encontra perfumes novos, as novidaddes que aparecem no mercado vc só encontra para comprar na net, na Sephora vc só encontra perfumes do tempo do onça, que saudades da época da Sack's

      Excluir
  29. pensei que era so comigo. eu chego a passar mal e me da ansia ao sentir o cheiro do 1 million. comprei no escuro uma vez e tive que vender urgente.

    ResponderExcluir
  30. Olá, Fábio. Conheci seu trabalho a poucos dias e vou te contar: tu vai me fazer gastar pra caramba! Rsrs
    Tuas dicas são EXCELENTES, e o melhor: você está sempre pronto à ajudar a nós, meros "mortais" na arte da perfumaria. Tenho namorado o Farenheit há algum tempo, será com certeza minha próxima aquisição. Como você mesmo diz, é uma obra-prima! Será apenas meu segundo perfume e quero ter no mínimo 5 até o fim do ano. Possuo o Azzaro ph (e o farenheit muito em breve). Hoje fui a uma loja e experimentei o polo blue e o chic for men, são divinos. Aconselharia a compra dos dois? Obrigado cara, parabéns e cada vez mais sucesso no seu trabalho. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo :)
      Aconselho sem dúvida alguma, são ótimos! Abraços

      Excluir
  31. Fábio, qual perfume você recomendaria para mim. Eu tenho gostado bastante de perfumes como L.12.12 Blanc da Lacoste e Ck One de Calvin, também do The one masculino D&G.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Blance e o CK seguem uma linha casual e para o dia, o The One é mais noturno, o que procura?

      Excluir
    2. blance? vc quis dizer blanche ou blanc?

      Excluir
  32. irmão, como imagino q vc esteja com os preparativos a todo vapor da sua marca pessoal, estou passando aqui pra deixar uma dica. como vi vc comentar em algum lugar q iria disponibilizar tb decants da linha em forma de kit pra conhecermos a linha, penso q seria um diferencial os frascos desses decants serem de luxo tb. Talvez vc ja tenha pensando até em algo melhor, mas deixo aqui minha recomendação desses porta perfumes de luxo no link abaixo. Em atacado vc acha até mais barato por volta de 2,50 - 3,00. ainda q vc repassasse o pequeno custo para o consumidor, mas daria uma impressão visual da marca sensacional. Sem falar q vc poderia de alguma forma colar a logo da marca em cada flacon desse.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-792881063-porta-perfume-vaporizador-spray-pq-brinde-presente-_JM

    comprei 4 recentemente, recebi esses dias, tem excelente qualidade no borrifador, passa impressão de coisa boa mesmo. Tem de 5ml e 10ml. O vidrinho vai dentro de rosquear normal.
    Comparando até com os kits de decants de outros amigos seus q tb tem a própria marca, como o Fabiano, esses ai dão um banho na qualidade. rs
    Fica a dica. E desejo muito sucesso ao seu projeto. Abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala amigo, já tinha pensado e esse er o que eu comprava la na Saara no Rio, cada um a 1,30, é bom mesmo, obrigado! Abração

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...