Perfume, para que usar?






O objetivo não é ensinar a fabricar perfume e sim relacioná-lo à esfera emocional do indivíduo. A influência da fragrância pode incentivar a pessoa a mudar.

Por: Mariomar Teixeira

Escrever sobre o que ama é mais complicado, pois você precisa ser coeso e sempre dá a sensação de que algo está faltando e não foi escrito. Mas vamos começar.

O objetivo deste artigo não é ensinar a fabricar perfume e sim relacioná-lo à esfera emocional do indivíduo. Dessa forma, não escreverei sobre a família olfativa das fragrâncias, mas sobre a influência de alguns perfumes nas pessoas.

Sophia Grojsman (vice-presidente da empresa International Flavors and Fragrances – IFF) é considerada a papisa na composição (a montagem de um perfume é considerado partitura) de diversos aromas famosos. Ela estudou as consequências de 80 ingredientes distintos agirem sobre as emoções humanas e o quanto o olfato se relaciona diretamente à esfera emocional do ser humano. O perfumista Alberto Morillas é considerado o papa no assunto, trabalha na Firmenich, localizada na Suíça, uma das empresas mais antiga e famosa do mundo na criação de perfume e possui opinião similar.

Existem diversas pesquisas sobre o uso de perfumes para influenciar o favorecimento das vendas de veículos, artigos de cama, mesa e banho, entre outros. Junto com as novas tecnologias eletrônicas, o “teste de cheiro” (como é denominado) está incluso na Quarta Revolução Industrial.

Assim, está comprovado que 75% dos perfumes vendidos no mercado são comprados por mulheres, para seu próprio uso, ou de seus companheiros e familiares.

Em 1998, eu estava a passos lentos pesquisando sobre essências, perfumes e a influência nas pessoas. Mas foi com a ajuda de Vera Rabelo, Esteticista, que a pesquisa ficou mais encorpada ao conseguir várias amostras de perfumes importados para estudar. A Jornalista Rosely Arantes pediu para que eu preparasse um curso sobre o tema. Várias pessoas, como amigos e clientes, contribuíram com a pesquisa ao comentar sobre as suas vivências com os perfumes que eles usavam.

Porém, o tema não se encerra com este texto. Baseado nos meus estudos sobre os mapas chineses e os elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água), paulatinamente, estou organizando fichas de perfumes por elementos. Por exemplo, pessoas com características de excesso do elemento Terra, eu sugiro perfumes que prevaleçam no elemento Água para dar mais flexibilidade. O foco dessa futura pesquisa será equilibrando os elementos com o uso de perfume.

Continue lendo...




FragranceNet.com









31 comentários:

  1. Fábio, vc não acha que os porta perfumes, esses iguais aos que vêm com suas amostras, expelem muito liquido tendo até um certo desperdício?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu acho até generoso para porta perfume, funciona bem para mim

      Excluir
  2. Fábio, veja que não estou falando dos seus em particular, falo de todos os porta perfumes no formato de batom. Acho que eles desperdiçam um pouco.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Condé, tudo blz?

    Gostaria que vc me sugerisse três perfumes para balada, os melhores em aroma, e principalmente, fixação e projeção.

    Obrigado,
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem e você? Coloca na pesquisa do blog'top balada' tem uns 10 la ;)

      Excluir
    2. Chiprão, tabaquito e vertão!

      Excluir
  4. Algum perfume para quem sua bastante ( no caso que mantenha uma boa fixação) ou contra o suor não tem jeito?

    ResponderExcluir
  5. Opa fabião boa tarde. Vc acha 1 million ou 212 vip men mais manjado? ( digo no sentido de muito gente usar)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ambos estão no mesmo patamar, 1 Million pouco mais por estar no mercado ha mais tempo

      Excluir
  6. Fahrenheit, invictus, azzaro pour homme ou 212 vip men qual indicaria como primeiro importado para um jovem de 20 anos. Obs não conheço nenhum.

    ResponderExcluir
  7. Invictus é um bom perfume em questão de aroma, projeção e elogios?

    ResponderExcluir
  8. Qual perfume recomenda para o verão tanto de dia quanto a noite com boa projeção e fixação?

    ResponderExcluir
  9. Grande Condé, tudo bom? Desculpa incomodá-lo. Eu, como muitos outros, só vem até aqui pra encher o saco. Passei por situações com novos perfumes, no começo eram péssimos em fixação e projeção, mas após uns 2 meses de uso e guardados em locais recomendados, ficaram bons. Há algo influenciável nisso? Coisas tal como por ser novo, e até já ouvi que o perfume precisa de "oxigênio". A tal reformulação pode, de certa forma, ter afetado o desempenho do perfume? Desde já agradeço e novamente peço desculpas pelo incomodo. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, pode ser impressão ou fadiga olfativa, você usando ele se acostumou e acha que o aroma não tava ali, deu um tempo e não teve mais a fadiga. Abs

      Excluir
    2. Pode ser não, É FADIGA !!

      Excluir
  10. Boa tarde Fabião tranquilo? 212 vip men vc acha que está meio ultrapassado? E ele seria um perfume que chegaria a encomodar as pessoas nesse verão? Tenho 21 anos. Tadeu .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem e vocÊ? Ultrapassado não, popular sim. A Dia até uns 23 ou noite até uns 27 graus tranquilo

      Excluir
    2. Digamos q um popular em caminho para o batimento. É perfume pra clima frio ou muito fresco

      Excluir
  11. Fabião azzaro pour homme seria no estilo malbec(ou lembra em algo o estilo) não conheço azzaro pour homme. O azzaro recebe elogios? Agradeço a ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Azzaro é mais clássico, mais maduro, não é um perfume atual não deve receber muitos elogios dependendo da suai dade e meio social

      Excluir
  12. Opa fabio tranquilo? Versace pour homme ou acqua di gio para verão e dia a dia ? Ou recomendaria outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prefiro o Versace, se eu indicar mais vai te confundir ou vai comprar decants?

      Excluir
  13. Pode me dar mais umas 3 opções aqui que anoto certinho e tento provar se possivel em lojas e os que não conseguir compro os decans. Obrigado

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.