Qual é o segredo do Aventus da Creed?




Por: Mat Yudov

Todas as vantagens diplomáticas vêm em nosso auxílio quando sentimos a necessidade de "anexar" uma elaborada teoria de marketing ao sucesso do mercado real de um best-seller e dar qualquer tipo de explicação do post-factum.

Creed é uma casa de perfumes com sede em Paris, conhecida pela sua história autodenominada e pela sede inextinguível de nomes. Alguns perfumes vintage (ou seja, antes da guerra), criados por Guerlain, Chanel, Caron, etc., são vendidos com certeza, estando disponível para os colecionadores e conhecedores (alguns leitores Fragrantica entre eles) em todo o mundo, enquanto é praticamente impossível encontrar uma imagem de um Creed fragrance antes dos anos 70.

Sendo presumivelmente estabelecido em 1760 como uma casa de alfaiataria, a Creed é conhecida como fabricante de perfume de nichos desde 1979. Um dos primeiros perfumes de sucesso foi Green Irish Tweed, um fougere aromático inovador e vanguardista, criado por Pierre Bourdon em 1985 - os nomes O nariz real já foi mencionado com entusiasmo. Naquele momento, Creed estava empurrando o envelope no novo gênero - Green Irish Tweed ainda é popular, mas naquela época era nova onda e, portanto, a primeira de muitas: mais tarde, em 1988, Pierre Bourdon projetou o estruturalmente Davidoff Cool Water, em 1993, o Egoiste Platinum da Chanel surgiu, e depois disso o mercado foi inundado com inúmeros aquatic fougeres com acentos metálicos. Como podemos ver, o gênero está aparentemente fazendo um retorno hoje.

Mas o verdadeiro avanço ainda estava prestes a ser feito - com o Aventus acima mencionado criado em 2010. É indiscutivelmente uma das fragrâncias mais copiadas do nosso tempo (o número de vários "takes", "dupes" e "high copy" é surpreendente), mas vamos analisar por que tornou-se tão popular.

Os perfumes comercialmente bem sucedidos muitas vezes se tornam tais, devido às somas astronômicas orçamentadas em direção a publicidade geral, ou por causa de uma certa novidade surgida de uma composição bem conhecida e elegante que foi eficientemente adaptada para atender às necessidades modernas. As paráfrases de perfumes (ou citações diretas), ou seja, combinações de cordas aromáticas que "funcionam" e trazem receitas, podem ser suficientes, e essas composições, de fato, oferecem riscos desnecessários - por exemplo, a Chanel emprega esta estratégia com sucesso: Bleu e Gabrielle incorporam a "tendência" do momento, o que, combinado com enormes orçamentos de marketing, desmama a companhia do impulso de experimentar. Novas ideias são necessárias quando se deseja avançar e deixar uma pegada na história, mas as novas idéias são sempre um jogo de tudo ou nada. O resultado final nunca pode ser previsto com certeza - mesmo com a ajuda de grupos de foco e outras pesquisas dispendiosas.



Estruturalmente, o Aventus (ver lat. - "serio", "sólido", "credível") está em algum lugar entre chypres clássico e colognes (não há nada novo sob o sol). Começa com uma poderosa explosão de citrinos de limão, laranja e lima, com lima sendo peculiar, borracha e aproximadamente terpeno. A base brutal patchouly com nuances genéticas e coriáceas proeminentes, cheia de inevitável isobutil quinolina, completa a imagem, tornando a fragrância especificamente ditatorial e feroz. A narrativa é benevolente para as alusões de Napoleão Bonaparte - com todos os cavalos, botas de Kersey e outras.

A fragrância é mais "credível"; é claro, os homens adoram perfumes de couro rigorosos, mas a maioria certamente preferiria uma composição equilibrada e bem orquestrada a algo inclinado e exageradamente masculino.

De qualquer forma, todos sabemos - e os especialistas em marketing sabem, também - que os homens podem ser convencidos de comprar qualquer coisa com uma grande etiqueta "para homens" sobre ela, especialmente derramada em garrafas angulares de vidro azul. Isso trouxe muitos dos gêneros de perfume originalmente "femininos" para as prateleiras "masculinas" (não estou aqui para repetir a máxima de Luca Turim sobre os perfumes que são desprovidos de órgãos genitais, de modo que não são especificamente "masculinos" ou "femininos"), ou seja, todos tipos de fragrâncias floridas, almíscar, pó e gourmand. Os perfumes frutíferos mantiveram o forte por muito tempo, mas agora é hora de render-se.

O traço mais distintivo do Aventus, que agradou tanto a todos, foi aquele acordo cintilante de maçã e abacaxi, com excesso de peso para a pesada estrutura coriácea de chypre. Este componente é construído de éteres complexos, "frutados" e damascone, conhecida como uma microface de rosa com um perfil doce e frutado: este ingrediente é famoso após o sucesso da rosa canônica em Nahema por Guerlain e após a sobredosagem em Dior Poison . Damascone é notável por uma sutil nuance de tabaco, tornando-se um adesivo perfeito para o interlúdio frutado e a base brutal. As notas de coração são adicionalmente "condicionadas" com uma boa dose de flores brancas, hedione e lírio-de-vale em particular.

Uma tomada tão inovadora sobre uma nota real de abacaxi (substituindo os "abacaxis enlatados" dos anos 90) adicionou o giro inesperado e funcionou. Muitas marcas optaram por esse truque, tornando o abacaxi uma tendência enciclopédica e fresca.

Tudo é justo em tentativas de tornar a fragrância mais difusa e transparente: o Aventus pode se vangloriar de musk com corpo cheio, combinado com uma dose notável Molecula Iso E Super e ambroxano lendários. No entanto, essas notas não ficam fora do lugar - não é um cinco para obter dez. A fórmula é minimalista, cada ingrediente é estritamente funcional e a composição é equilibrada com precisão cirúrgica perfeita, tornando inimitável o efeito de Aventus.

Voltar ao tópico: Uma fragrância sob medida bem executada pode ser um sucesso comercial sem publicidade dispendiosa e regalia não fundamentada. O Aventus é o perfume Creed mais popular e fantasticamente lucrativo até à data. Erwin Creed, um dos proprietários da marca, mencionou isso como um pré-requisito indispensável para que eles possam abrir uma loja de Nova York na Madison Ave.




FragranceNet.com







41 comentários:

  1. Engraçado, eu tenho o AB Silver que é o melhor clone do Aventus, como muitos dizem aí a fora, e não vi nada de espetacular.. Cheiro bem comum que sinto bastante por aí.. Aí eu tive a oportunidade de conhecer o verdadeiro Aventus, e pra minha surpresa - e decepção, o AB Silver é realmente idêntico!!! Não vejo motivo pra tanto auê em cima do Aventus... Já me perguntaram se eu estava usando o Bleu, me perguntaram se era o Tharros da Korres (Avon), até mesmo acharam que eu estava usando o CK Escape... Realmente, todos esses são idênticos ao Aventus! Apenas a questão socio-econômica os separa, enquanto o poderoso custa mais de 1mil o maravilhoso da Avon/Korres se encontra por 39 reais no ML 100ml. Acreditem, o efeito é o mesmo! Todos gostam de supervalorizar o que é muito caro... Se a Apple lançar um iPerfume por 3mil, todos da modinha vão dizer que é a melhor fragrância do mundo, vai virar o cheiro modinha, mesmo exalando o cheiro do interior da caixa de um iphone... Acreditem vão dizer que o novo hype moderno metálico...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dizer q Aventus = Escape = AB Silver = Bleu . . .

      SEU COMENTÁRIO NEM MERECE RESPEITO !!

      troca de nariz!

      Excluir
    2. AB Silver? Q perfume é esse?

      Excluir
  2. Fábio, tenho um casamento para ir, temperatura em torno de 25 ou 26 graus a noite, gostaria de usar o Amber Oud da Kilian , vc acha que fica bem, irei vestido de calça jeans e blazer? Entre decants e frascos tenho os seguintes:
    Tuscan
    Tobacco
    LIDGE
    Iris Ganache
    Amber Oud
    Coromandel
    Farhenheit Le Parfum
    Poderia colocar em ordem dos quais vc escolheria para essa situação descrita acima
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim o AMber Oud cai bem sim amigo, ou LIDGE ou Tuscan

      Excluir
    2. LINGDE já foi... tive um e desapeguei, nova formula é fraca, mataram o perfume.
      A antiga é bacana, mas tb não é jovial...

      Excluir
  3. Fabio, blz?
    Eu tenho o VPH e meu AHS acabou hoje. Tendo em vista a similaridade de ambos, você me recomenda comprar outro AHS ou tentar o Allure Sporte Eau extreme? Valeu amigo

    ResponderExcluir
  4. Opa! Bom dia Fábio,

    Entre Un Jardin Sur Le Toit hermè e Bergamoto di Calabria acqua di parma qual é mais perfume? Pensando dia a dia, verão e trabalho? De ja agradeço!!

    Cris

    ResponderExcluir
  5. Tenho curiosidade de cheirar esse Aventus, é um fenômeno.
    Só conheço o Club de Nuit (similar). Um bom perfume, realmente intrigante. Achei meio fora de mão de ocasião para usa-lo, não era nem pro trabalho, nem pra festa, era diurno, meio formal, meio pesado e forte para ser usado no calor, um tanto difícil de ter uma boa usabilidade. Mas recebi elogios, embora nunca esqueça o primeiro elogio do perfume: "nossa que perfume bom! é igual o que dei pro meu filho! o 1 million!"
    Abraço Conde,
    henrique

    ResponderExcluir
  6. Um dos melhores perfumes já criados , o resto é mimimi de quem não manja nada de fragrâncias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua opinião é apenas a sua opinião.

      Excluir
    2. Eu acho uma bosta cara. Não deveria ser Creed, deveria ser Credo.

      Excluir
  7. Fábio, conheceu algum da Nicolai Parfumeur, algum que mereça conhecer?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Oi Fábio tudo bem? Ha tempos estou pra te pedir uma ajuda rsrs ... o que tu indicaria de perfume fougere aromatico feminino pro verão? Que fosse discreto mas presente, sem agredir o olfato alheio? Que pudesse ser usado no trabalho, na realidade seria exatamente essa finalidade, queria ficar perfumada, com aquele cheiro de limpeza e com classe, sabe que quem chegar perto vai dizer: nossa que cheiro bom e chique rsrs ... te agradeço imensamente! Um forte abraço, Mayra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Mayra, tudo e vc?
      Olha não enxergo perfume por gênero, indico a ti, Versace Pour Homme, Polo Blue e na linha nicho Millesime Imperial da Creed :)

      Excluir
    2. Oi Fábio, Muito obrigado pelas indicações! Vou procurar conhecê-los, obrigada! Abraço forte

      Excluir
  9. Opa, boa noite mestre, como vai?
    Eu tenho uma formatura semana q vem e queria saber qual dos meus perfumes é mais apropriado ir nesse evento.
    Issey
    Invictus
    VPH
    The One
    Essencial elixir
    Escolhendo um desses, quantas borrifadas mais ou menos??
    Vlw irmao, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo tudo e vc?
      Depende do clima né irmão, se tiver quente eu iria de Issey, essencial Elixir?

      Excluir
    2. De noite provavelmente estará com 23 graus, por aí...

      Excluir
    3. Não conheci o Essencial, se for assim The One, mas não será notado só chegando peerto de ti

      Excluir
  10. Olá Condé! Não gostei nada do He Wood Rocky Montain, mas estou querendo comprar um decant e testar o Encre Noire... Fico receoso pq este também é bem carregado no detiver pelo que dizem... Dito isto, os dois são parecidos? O Encre lembra em alguma coisa o Rocky Montain? Abraço

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho o Silver Mountain water e não vejo ninguém falando. Gosto muito dele e sua performance é espetacular... você acha o que dele ? Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um Azzaro Chrome melhorado, aroma de perfume designer em um preço de nicho. Abs

      Excluir
  12. poW meW, chega o natal 🎅🏻, mas não chega o verão no RJ. Só chuva e frio. Vem ni mim verãozão, vem ni mim q eu quero te usar.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Fabio Condé!
    Qual desses você me aconselharia a comprar:
    The one 100 ml por R$225,00
    Dior Sauvage 100 ml R$270,00
    Mont Blanc individuel 75 ml por R$136,00

    Levar em conta o custo benefício, elogios pela mulherada, fixação. Moro em um lugar quente (30º na sombra), quero o mais versátil, tanto pra um encontro a dois, como pra um barzinho com a galera. Fora esses acima, me indica um perfume charmoso, elegante, que quando a mulher cheira no pescoço acha muuuuiiito gostoso kkk.

    Valeu mano. Obrigadão

    ResponderExcluir
  14. Finalmente tive coragem de comprar o Aventus. Só que estou triste. Já recebi vários elogios, e fiquei feliz por isso, mas,eu mesmo, não sinto tanto o perfume. Talvez a fadiga olfativa, talvez seja assim mesmo. Afinal, eu comprei para mim, não para os outros.
    Rindo de mim mesmo.

    ResponderExcluir
  15. A propósito, quantas borrifadas no Aventus e no Grey Vetiver ?

    ResponderExcluir
  16. Eu fiquei na dúvida, pois o Aventus é edp. Obrigado. Eu resolvi não contar para ninguém o nome do perfume. Estão perguntando direito, e eu só sonegando a informação.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.